25 de janeiro, de 2020 | 19:30

Cerca de 30 famílias estão desabrigadas em Coronel Fabriciano

Moradores tiveram que deixar suas casas por orientação da Defesa Civil

Divulgação
No início da tarde, várias famílias foram retiradas da PrainhaNo início da tarde, várias famílias foram retiradas da Prainha

Por causa da forte chuva que cai no Vale do Aço nos últimos dias, cerca de 30 famílias tiveram de deixar suas casas, em Coronel Fabriciano, por orientação da Defesa Civil e estão abrigadas na Escola Municipal Boa Vista, no bairro Santa Helena. Outras famílias foram encaminhadas para casa de familiares, por opção das mesmas. A informação é do governo municipal.

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, instaurou neste sábado um Comitê de Crise para ampliar as ações em andamento e garantir assistência integral da população. O Plano de Contingência também já foi acionado na cidade. Em 48 horas, choveu mais de 100 mm, segundo dados dos institutos de meteorologia. A previsão para domingo é de precipitação pluviométrica de mais 60 mm.

O governo informa que não há registro de vítimas. Os pontos de alagamento são os bairros: JK, Surinã, Santo Antônio, Manoel Maia, Floresta, Frederico Ozanan, Judith Bhering, Manoel Domingos (Prainha) e Santa Terezinha. Os moradores do Mangueiras e Amaro Lanari também estão sob alerta para o risco de inundação. Já as ocorrências de deslizamentos foram registradas no Santo Antônio, Manoel Maia, Manoel Domingos, São Cristóvão, Judith Bhering, Santa Cruz, Caladinho de Cima e Morada do Vale.

Hospital
O Hospital Dr. José Maria Morais também está em alerta e pronto para entrar em ação caso necessário. Foi montado um plano de ação que prevê o socorro imediato a vítimas de catástrofes, mesmo não sendo este o perfil do hospital. Uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos está de plantão. Um quarto foi reservado, assim como um leito de UTI. Funcionários que se disponibilizaram, integram uma lista para convocação imediata. Foram separados materiais e equipamentos, informa o governo.

Riscos
A Usina de Sá Carvalho emitiu um alerta na tarde de sábado sobre a abertura das comportas devido ao grande volume de água em decorrência da chuva. A tendência é que isso eleve ainda mais o nível do rio Piracicaba nas próximas horas, com risco de inundação, podendo afetar os córregos afluentes. Já a Copasa informou que houve paralisação no sistema de captação de água no bairro Amaro Lanari (Coronel Fabriciano) e outras cidades do Vale do Aço, comprometendo o abastecimento de água. Técnicos da companhia trabalham para regularizar a situação e normalizar o fornecimento.

Serviço
Em caso de emergência, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil Municipal, que atende pelo 199 (plantão) e pelo telefone 3846-7702; Polícia Militar, 190 e Corpo de Bombeiros, 193.

Doação
O governo de Coronel Fabriciano informou que está arrecadando donativos para serem destinados aos cidadãos desabrigados. A entrega de cobertor, itens de higiene e roupas de cama deve ser feita na Escola Municipal Boa Vista, rua Efrem Macedo, 259, bairro Santa Helena (próximo ao Clube Casa de Campo)

Mais:
Famílias são evacuadas de área de risco na Prainha
Abastecimento de água na região fica prejudicado por causa da chuva
Famílias do Santa Rita são retiradas de suas casas
Comportas abertas na UH de Sá Carvalho
Cheia leva acesso ao Vale Verde, em Ipaba
Chuva intensa deixa dezenas de famílias desabrigadas em Timóteo
Moradores são orientados a deixar casas em Santana do Paraíso
Chuva intensa deixa Bom Jesus do Galho debaixo d’água
Avenida em Coronel Fabriciano está interditada
Em Coronel Fabriciano, Prainha segue debaixo d'água
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bolsonaro

25 de janeiro, 2020 | 19:54

“Gesto muito lindo da Srta. Vânia....”

Vania Ferreira Granato

25 de janeiro, 2020 | 19:41

“Hospital José Maria se precisar de enfermeira estarei a disposição .Sou enfermeira Urgência e Emergência .Meu
telefone 31985955080.Sou voluntária.”

Envie seu Comentário