18 de março, de 2025 | 17:44

Aulas da UFOP em Ipatinga devem começar em 2026 em campus provisório

Divulgação
Autoridades que participaram do encontro no começo da semana Autoridades que participaram do encontro no começo da semana
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deve iniciar as atividades em Ipatinga antes mesmo de ter o campus construído na área cedida pelo município, no bairro Cidade Nobre. Conforme publicado pelo prefeito Gustavo Nunes (PL), em seu perfil no Instagram, há um compromisso do governo municipal “de total apoio à instalação da universidade em Ipatinga, com o objetivo de já iniciar alguns dos cursos em 2026, em uma área provisória, até que a construção do campus seja finalizada”.

Este acordo prévio foi firmado durante reunião na prefeitura, promovida na tarde de segunda-feira (17), e que contou com a presença do professor Luciano Campos, reitor da UFOP, secretários municipais e parlamentares das três esferas. “O dia de hoje marca um grande momento para Ipatinga e todo o Vale do Aço. Durante encontro com o reitor da UFOP, professor Luciano Campos, firmamos o compromisso de total apoio à instalação da universidade em Ipatinga, com o objetivo de já iniciar alguns dos cursos em 2026, em uma área provisória, até que a construção do campus seja finalizada”, afirmou o prefeito.

Gustavo acrescentou que, por mais que no âmbito político existam divergências, “aqui nós não estamos falando de política, nós estamos falando do crescimento e do desenvolvimento do município de Ipatinga e que paralelo a isso, nós temos também o crescimento da UFOP. Aquilo que for pertinente ao município, aquilo que estiver ao nosso alcance, o senhor [Luciano Campos] tem a liberdade de nos procurar, que nós teremos o maior prazer do mundo em atender as solicitações. E nós estamos prestes a realizar esse sonho, que não é do prefeito, não é do vereador, é da cidade, porque há muitos anos se fala sobre isso aqui”, detalhou Gustavo, durante a reunião.

Medicina
Um dos cursos já aprovados para o novo campus é o de Medicina, com aproximadamente 90 vagas anuais. Atualmente, o modelo de expansão do MEC prevê quatro cursos de graduação. Os cursos já aprovados para oferta além de Medicina são Ciências Biológicas, Fisioterapia e Enfermagem, conforme as Resoluções CUNI nº 1.542/2013 e nº 719/2005. “Outros cursos ainda serão objeto de deliberação no âmbito da autonomia didático-pedagógica da universidade”, informou o MEC em nota enviada anteriormente ao Diário do Aço.

“A informação concreta é que vai ter o campus da UFOP em Ipatinga por determinação do governo federal. Para essa obra não vai faltar dinheiro. Tem que garantir dinheiro, porque ela está dentro do PAC, e ela é um compromisso. Então podemos falar que amanhã nós vamos ter Medicina, nós vamos ter Farmácia, nós vamos ter Enfermagem. É tudo que estava faltando para o Vale do Aço e para a Ipatinga”, enfatizou o deputado Celinho do Sintrocel (PCdoB), que também esteve presente.
Ainda segundo o chefe do Executivo, esse foi apenas o primeiro passo, e novos encontros serão promovidos junto a equipe técnica da UFOP.

Recursos federais
Conforme já publicado pelo Diário do Aço, a previsão da própria UFOP é que os recursos comecem a ser repassados ainda este ano.

Eleonardo Lucas Pereira, pró-reitor de Planejamento e Administração da UFOP, afirma que existe um cronograma a ser cumprido: "os recursos serão liberados ao longo deste ano e de 2026, à medida que os projetos e as obras forem avançando. Ele pontua também que “o processo para contratação dos projetos executivos já foi iniciado".

Segundo Eleonardo, o Ministério da Educação (MEC) já formalizou a disponibilização de recursos por meio dos Termos de Execução Descentralizada (TED), financiados pelo novo PAC das Universidades.

A nova unidade da instituição de ensino será construída em uma área de 34.860,90 m², correspondente ao Lote 1 da Quadra 96, localizado na rua Graciliano Ramos, bairro Cidade Nobre. O terreno é conhecido por ter abrigado a antiga Suplan e fica próximo ao Hospital Municipal de Ipatinga.

Já publicado:
- Vence em janeiro prazo para a UFOP usar área doada para campus em Ipatinga
- UFOP prevê recurso para campus em Ipatinga este ano
- Governo federal anuncia construção de campus de universidade federal em Ipatinga
- Reitora da UFOP confirma curso de Medicina no campus de Ipatinga
- Governo ipatinguense irá prorrogar prazo de cessão de terreno para instalação da UFOP
- Obras da Ufop em Ipatinga só em 2017
- UFOP apresenta projeto da Faculdade de Medicina de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wilson Martins Ferreira

26 de março, 2025 | 18:25

“Parabéns ao presidente Lula,o Brasil voltou, faculdades publicas por todo Brasil ??????????????”

Luan

20 de março, 2025 | 18:11

“Sr Gildásio, vc que está se fazendo de desentendido.
Quando o prefeitacho diz que não se trata de política ele está desmerecendo a política publica desenvolvida pelo atual governo.
Ele em momento algum agradeceu pelo menos ao MEC por ter incluido no programa de ampliação dos campus de universidade federal a cidade de Ipatinga.
Neeeeeee e podem dizer o que quiser a diferença do governo do Presidente LULA e do Bolsonada em relação a valorização da educação é muito grande, haja visto que o prefeitacho que ai está também estava no periodo do Bolsonada”

Gildázio Garcia Vitor

20 de março, 2025 | 09:41

“Sr. Zé Doido, parabéns e obrigado pelo comentário!
Mas aprendi com Bertolt Brecht, que disse para Walter Benjamin, quando esse lhe sugeriu fugir para a União Soviética stalinista: "Sou Comunista, não idiota".
Além disso, apesar de muito falso, como todo ser humano, sou muito educado com todos e não tenho preconceitos de nenhum gênero, muito menos na política.
Quando quero descer a ripa em alguém, principalmente por razões políticas, uso, como o Sr., um pseudônimo.
Afinal, mesmo sendo "um gozador" e muito Irônico, tenho um nome a ZERAR.”

Zé Doido

19 de março, 2025 | 21:24

“Esse Gildázio é um comédia, um gozador, se de fato fosse um comunista, JAMAIS citaria esse prefake como "excelentíssimo", primeiro porque esse Baby Bozo é apenas um fantoche nas mãos de um grupo e segundo que comuna que é comuna, JAMAIS seria tão lacaio, tão submisso, tão baba ovo, é só pesquisar outras matérias onde a PMI ou o Prefake Baby Bozo é citado, ele faz cada comentário que está muito mais alinhado aos pelegos, aos neoliberais do que a um comunista verdadeiro.”

Gildázio Garcia Vitor

19 de março, 2025 | 13:16

“Sr. Luan, parabéns e obrigado pelo comentário!
Parece-me, que o Sr. não conseguiu interpretar o pequeno discurso do Excelentíssimo Prefeito, se puder, releia-o por favor.
Quanto à "venda nos olhos", acredito que não preciso retirá-la. Explicar-lhe-ei o porquê: sou esquerdopatas desde a década de 1970, filiado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), iniciei o meu 1° Curso Superior (Eng. Civil) em 1980 e sai da Faculdade em 1990 graduado em História e Geografia. Além disso, estou Professor de Geografia, Geopolítica e História desde 1° de março de 1982. Aposentado pelo estado de MG, desde 2015, continuo atuando no Instituto Educacional Mayrink Vieira, onde estou há 32 anos, no município de Ipatinga, (E. M. Deolinda Tavares Lamego) desde 20 de janeiro de 2014, e nas Educafro, onde estou Professor voluntário desde 2009..”

Souza

19 de março, 2025 | 09:50

“O prefeito deveria tomar vergonha e dar um jeito naquele elefante branco chamado de estação qualifica, um total abandono em pleno centro da cidade, nosso dinheiro indo para o ralo, na época foi gasto 50 milhões, a prefeitura com excelentes áreas abandonadas e pagando aluguel, uma vergonha.”

Verdade Nua e Crua

19 de março, 2025 | 09:25

“Tinha que ter eleição é todo ano”

Luan

19 de março, 2025 | 08:17

“GILDÁSIO como assim não tem política?
O ex presidente bolsonaro não tinha na sua pauta a valorização da educação haja visto que em 4 anos de governo não se construiu ou fez a expansão de qualquer universidade ou de instituto federal, deixe o extremismo de lado e agradeça ao governo atual por ter dado continuidade ao que se iniciou em 2013.
Só refrescando a sua memória neste intervalo ouve a queda orquestrada (GOLPE) CONTRA A PRESIDENTA Dilma e que o Michel temer também nada fez pela continuidade.
Tire a venda dos olhos e agradeça.”

Jj

19 de março, 2025 | 06:37

“Cuidado povo de Ipatinga 2026 tá aí e essa mesma Faculdade foi prometida em 2015 em Cel Fabriciano e pela entao Prefeita, que e "homônima" de certa deputada!”

Rodrigo

19 de março, 2025 | 06:31

“Meus parabéns só PRESENTE LULA que diferente de outros presidentes que passaram, não construíram nenhuma sala de aula, principalmente em Ipatinga. A população de nossa cidade e de outras que compõem o vale do aço também agradecem”

Verdade

18 de março, 2025 | 20:03

“A população já acordou, não acredita em Papinho de políticos.”

Gildázio Garcia Vitor

18 de março, 2025 | 19:00

“Excelente notícia! Parabéns à Administração Municipal, representada pelo Sr. Prefeito Gustavo Nunes, que faço minhas as suas palavras: "..., nós estamos falando do crescimento e do desenvolvimento do município de Ipatinga e que paralelo a isso, nós temos também o crescimento de UFOP", por estar empenhada com os seus Secretários na implantação deste importantíssimo Campus da nossa histórica UFOP, onde, entre outros, estudaram Antônio Ermírio de Morais, do Grupo Votorantim, e Getúlio Vargas, que não concluiu nem o colegial, por causa de uma história pouco conhecida, a de uma briga entre Vargas, ainda garoto, e um jovem da elite paulista, causando a morte deste.
* Sugestão de leitura: "Getúlio-Dos Anos de Formação à Conquista do Poder (1882-1930)", da trilogia de Lira Neto.”

Envie seu Comentário