16 de março, de 2016 | 18:00

Obras da Ufop em Ipatinga só em 2017

Inicialmente, a estimativa era de que unidade no município iniciasse as suas atividades em 2016


IPATINGA – A inauguração da unidade da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em Ipatinga deve demorar. De acordo com informações da assessoria de Comunicação da instituição, o projeto básico foi concluído recentemente pela Escola de Medicina e a previsão de início das obras é para 2017. Inicialmente, a estimativa era de que unidade no município iniciasse as suas atividades em 2016.

A assessoria de Comunicação destaca que, agora, inicia-se a etapa de contratação e realização do projeto executivo, que deve durar aproximadamente quatro meses. Logo após, vem o processo licitatório da obra, com duração prevista de três meses. Ainda conforme a assessoria, após essa etapa, será iniciada a construção das instalações e a aquisição de equipamentos. O início das obras somente ocorrerá no ano que vem.

“A contratação de professores já está autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). Aguardamos a liberação das vagas para iniciar a realização dos concursos (previsão também em 2017)”, concluiu a nota. Conforme divulgado no início das discussões sobre a instalação da unidade, será ofertado o curso de Medicina, com previsão de duas turmas de 30 alunos por ano. O projeto global prevê o funcionamento de 12 turmas de Medicina, e também outros cursos da área de Saúde.

Os recursos para a construção do campus já estão assegurados pela Ufop, por meio de autorização concedida pelo MEC.O campus da universidade será instalado no bairro Cidade Nobre, em terreno doado pelo município na área da antiga Suplan. A área possui 34,8 mil metros quadrados e está avaliada em R$ 17,7 milhões. De acordo com o projeto, a doação se faz nos termos da Lei Orgânica Municipal, com cláusula de reversão do imóvel ao município, caso o campus não seja construído em 10 anos. Por se tratar de justificado interesse público, bem como ser a Donatária fundação integrante da Administração Pública federal, dispensa-se a licitação, sendo necessária para tal fim apenas Lei autorizativa específica.


Já foi publicado:

Ufop em Ipatinga sai mesmo? - 26/05/2015

Curso de Medicina da UFOP começa em 2016 - 23/05/2015

Ipatinga aguarda implantação do campus da UFOP - 14/05/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário