CÂmara de Ipatinga 728x90

13 de janeiro, de 2025 | 16:59

Defesa Civil Nacional é mobilizada para apoiar Ipatinga e Santana do Paraíso

Enviado por leitor
MIDR esclareceu o prefeito de Ipatinga da necessidade de reconhecimento federal de situação de emergência para liberação de recursos para socorroMIDR esclareceu o prefeito de Ipatinga da necessidade de reconhecimento federal de situação de emergência para liberação de recursos para socorro

Diante da forte chuva que atinge alguns estados brasileiros, especialmente Minas Gerais, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que permanece mobilizado para ajudar a população atingida, com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional operando em nível laranja (alerta) e em contato diário com agências de monitoramento e defesas civis estaduais e municipais.

Uma forte chuva atingiu os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso na madrugada desse domingo (12), causando deslizamentos de terra e alagamentos em vários pontos das duas cidades. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, até o momento, foram registradas dez mortes em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso.

“Na manhã de hoje, conversei com o prefeito de Ipatinga. A situação na cidade se agravou e, infelizmente, houve o registro de óbitos. Manifesto nossa solidariedade ao povo ipatinguense e de todas as cidades atingidas. Seguimos com o trabalho conjunto do governo federal, estados e municípios para a devida assistência à população, como temos feito em cada situação de emergência vivida em nosso País”, afirmou o ministro Waldez Góes, ressaltando que já conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Diante do cenário, nesta segunda-feira (13), técnicos da Defesa Civil Nacional se reuniram com a equipe da Defesa Civil de Ipatinga. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, também participou do encontro. A reunião virtual teve como objetivo orientar o município sobre a solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência e, consequentemente, liberação de recursos para socorro, assistência humanitária e restabelecimento. “Foi uma reunião de orientação. Explicamos sobre a necessidade do reconhecimento federal para que possamos começar a ajudar nas ações emergenciais, como limpeza de vias publicas, por exemplo”, disse o secretário.

Para informar a população dos riscos, a Defesa Civil Nacional enviou alertas para as cidades de Caratinga, Inhapim, Congonhas, Dom Joaquim, Ipatinga, Governador Valadares, Viçosa, São Francisco, Januária, São Pedro do Suaçuí, Frei Inocêncio, Mariana e Água Boa. (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional)

Já publicado:
-Identificadas as dez vítimas de deslizamentos de terra em Ipatinga
-Governador visita áreas atingidas pela enchente no Vale do Aço
-Em visita de Zema a Santana do Paraíso, prefeito pede recursos para ajudar atingidos pelo temporal
-Temporal em Fabriciano resulta em ponte interditada, vias bloqueadas, deslizamentos de terra e quedas de muros
-Cratera aumenta de tamanho e já ocupa metade de uma pista na BR-458 em Iapu
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.