20 de outubro, de 2024 | 09:25

Idoso é vítima de estelionatário dentro de agência bancária e perde R$ 13 mil

Um homem de 65 anos foi vítima de um golpe que tem sido aplicado dentro de agências bancárias. Um marginal tem ficado de "tocaia" na área de caixas eletrônicos, aguardando que idosos cheguem para fazer operações no autoatendimento. Seguidas ocorrências têm sido registradas e a mais recente foi na tarde deste sábado (19), conforme relata P.S.
Arquivo DA
Caso ocorreu na agência da Caixa na avenida Carlos Chagas no bairro Cidade NobreCaso ocorreu na agência da Caixa na avenida Carlos Chagas no bairro Cidade Nobre


O idoso informou que foi à agência da Caixa Econômica Federal, localizada na avenida Carlos Chagas, bairro Cidade Nobre, onde utilizou o caixa eletrônico para a retirada do extrato bancário de sua conta. Antes de sair do banco, um homem de altura mediana, com aparência de 45 anos, bem vestido, o alertou que o caixa eletrônico que o idoso tinha utilizado estaria emitindo novos comprovantes com o extrato da conta.

A vítima confirmou que o caixa de autoatendimento estava imprimindo mais cópias de seu extrato e logo o homem prontificou-se em "ajudar" a cadastrar a digital do cliente bancário, para ter a leitura biométrica e resolver o problema do caixa.

Desta forma, o suposto benfeitor pediu que inserisse o cartão e digitasse a senha. Apesar disso, o procedimento de cadastro da digital não foi concluído com sucesso.

O homem então saiu da agência apressadamente. O idoso ficou para trás e, ao remover o seu cartão do caixa eletrônico foi tomado pela surpresa ao descobrir que o cartão tinha sido trocado por outro, sem que ele percebesse a manobra do golpista.

Desconfiado, P.S. pediu ajuda a familiares, que acionaram a central de atendimento da caixa. O atendente logo informou que o saldo da caderneta de poupança estava zerado, pois fora feita um saque de R$ 13 mil.

Acredita-se que o homem que ofereceu ajuda decorou a senha, pegou o cartão verdadeiro, e minutos depois transferiu todo o saldo que encontrou na conta da vítima.

P.S. foi orientado a registrar um boletim de ocorrência policial e na segunda-feira procurar a agência para adoção de medidas cabíveis. Toda a área dos caixas eletrônicos é monitorada por câmeras e ação do estelionatário foi gravada.

Casos se repetem
Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, no dia 14 de outubro outro idoso foi vítima deste tipo de golpe, na agencia da Caixa, no Centro de Coronel Fabriciano e perdeu R$ 10 mil.

A principal orientação da polícia e da Caixa é que as pessoas jamais aceite "ajuda" de estranhos dentro a área de caixas eletrônicos. Nunca informem senhas por telefone e ao digitar a senha no teclado, tenha certeza que nenhuma pessoa está observando.


Fique atento com a onda de golpes:
-Idosa perde cerca de R$ 4 mil em golpe via WhatsApp
-Jovem perde R$ 4 mil ao tentar comprar motocicleta que viu anunciada no Facebook
-Criminosos clonam números de telefone e aplicam diversos golpes
-Mulher é vítima de golpe via WhatsApp e perde mais de R$ 7.500
-Vítima do ''golpe dos nudes'' perde R$ 3 mil
-Golpistas insistem em usar nome dos Correios para aplicar golpes
-Clientes alegam ser vítimas de golpe de proprietária de buffet em Coronel Fabriciano
-Golpe de estelionato envolve compra de motocicleta em Ipatinga
-Homem cai em golpe ao tentar comprar VW Gol e perde R$ 32 Mil
-Homem que aplicava o golpe do carro de leilão é preso novamente em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

21 de outubro, 2024 | 10:53

“Meu pai foi vitima ano passado. Fato aconteceu no BB do Canaã, mas conseguimos recuperar o dinheiro. Oriento a família a entrar no site Consumidor.gov.br e registar a reclamação e inserir o boletim de ocorrência na reclamação. No caso do meu pai o atendimento/resposta dada pelo banco foi rápida e satisfatória.”

Justiceiro

21 de outubro, 2024 | 09:35

“Todo dia sai de casa um malandro e uma vítima, na grande maioria das vezes o malandro logra êxito e volta para casa com o seu dia ganho. Por este motivo, que quando o malandro se dá mal, que não foi o caso desta reportagem, a gente comemora tanto.
Entendo que o banco tem que ser responsabilizado, por permitir que golpistas ajam no seu quintal.”

Carlos

20 de outubro, 2024 | 16:45

“Rapidinho o idoso recupera o dinheiro,pois é aposentado.”

Valdecir

20 de outubro, 2024 | 16:38

“A bandidagem está nadando de braçada com tanta gente disposta a dar dinheiro para eles.”

Envie seu Comentário