18 de setembro, de 2024 | 16:50

Clientes alegam ser vítimas de golpe de proprietária de buffet em Coronel Fabriciano

Matheus Valadares
Na porta da empresa, em Coronel Fabriciano, foi afixado este recadoNa porta da empresa, em Coronel Fabriciano, foi afixado este recado

“Sentimento de impotência, tristeza e abandono”, assim resumiu um dos clientes da empresa Happy Day Buffet Infantil, que repentinamente anunciou o encerramento das atividades, descumprindo contratos firmados e gerando prejuízos para os contratantes dos serviços.

Essa mesma vítima, em entrevista ao Diário do Aço, informou que realizaria uma festa no dia 16 de novembro, em comemoração ao aniversário de seu filho, e que já havia transferido R$ 1.600 via Pix, como entrada. O contrato, ao qual a reportagem teve acesso, contém a assinatura da proprietária da empresa.

"Eu paguei R$ 1.600 via Pix em uma conta que parece ser da avó dela. Após o pagamento, ela desapareceu, não entrou em contato comigo para avisar que iria à falência, que não faria mais a festa, não tentaria negociar nada comigo. Ela não respondeu a nenhuma mensagem que mandei, e, até domingo (15), ela ainda estava fechando contratos. Te questiono: como uma pessoa fecha contratos no domingo se já estava falida?", questionou.
Enviada ao Diário do Aço
As vítimas alegam que, pelo fato de a empresa ter feito uma promoção dias antes de anunciar que ?fecharia as portas?, evidencia que as ações foram planejadasAs vítimas alegam que, pelo fato de a empresa ter feito uma promoção dias antes de anunciar que ?fecharia as portas?, evidencia que as ações foram planejadas

Conforme apurado pela reportagem, mais de 50 pessoas foram prejudicadas, e o prejuízo total ultrapassa R$ 70 mil.

Sem recursos
Outra vítima também relatou que havia contrato fechado para o buffet completo para o aniversário de sua filha, e pagou R$ 2.100 à vista, via Pix. Após ver o anúncio do fechamento da empresa, um cliente tentou entrar em contato com o responsável e recebeu uma "mensagem automática".

"Primeiramente, lamentamos informar profundamente que, devido a situações imprevistas e fora de nosso controle, não será possível realizar os eventos planejados para os próximos meses. Entendemos que essa notícia causa frustração e pedimos sinceras desculpas pelos transtornos gerados", diz um trecho da mensagem publicada pela empresa no Instagram.

Por outro lado, é indicado que o estabelecimento não possui recursos financeiros para ressarcir os clientes, mas que, mesmo assim, firmaria o compromisso de realizar os pagamentos posteriormente.

"Em relação aos valores já pagos, confirmamos nossa responsabilidade em proceder com os devidos reembolsos. No entanto, atualmente, a empresa não dispõe de recursos financeiros suficientes para realizar os pagamentos de imediato. Estamos comprometidos a resolver essa questão da melhor forma possível e, embora no momento não possamos realizar os reembolsos, assumimos nossas obrigações de honrar as dívidas".
Enviada ao Diário do Aço
Um dos contratos firmados entre cliente e empresaUm dos contratos firmados entre cliente e empresa

Chá revelação
Os eventos atendidos pela empresa são dos mais variados. Uma das vítimas transferiu cerca de R$ 12 mil para o buffet da festa de 15 anos de sua filha. Outras duas que entraram em contato com a redação do jornal contrataram os serviços para um chá revelação. A perda de uma delas foi de R$ 1.500, e a festa seria no dia 12 de outubro.

“Descobri a gravidez e logo que comecei a organizar [o chá revelação], já quis fechar com eles pois aparentemente era de confiança, com comida boa, e responsáveis. Ela pediu 50% de entrada e ainda mandou foto falando que se finalizasse o pagamento antes ganharia brindes do Buffet. Agora estou sem 50% de entrada, e sem buffet por estar em cima da hora, uma total falta de respeito com consumidor. Ela já estava planejando fazer isso até porque pedia para fazer o pagamento total”, relatou decepcionada.

Posicionamento da empresa
A reportagem do Diário do Aço buscou contatos com representantes da empresa para um posicionamento a respeito das acusações de estelionato, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Nesta terça-feira (17), por meio do perfil do Happy Day Buffet Infantil no Instagram, a proprietária alegou que, em nenhum momento, pensou em aplicar um golpe ou agir de má-fé com os clientes.

"Gostaria de deixar claro que jamais foi minha intenção deixar qualquer cliente na mão. Estou ciente das minhas obrigações legais e trabalhando para resolver tudo da melhor forma possível, de acordo com minha realidade financeira atual. Nunca me furtarei a responsabilidades, e estou aberto para conversar com cada um de vocês, buscando soluções que possam, dentro do possível, amenizar o impacto, informou um trecho da nota”.

A empreendedora justificou que um incêndio no ponto comercial, em agosto do ano passado, gerou grandes prejuízos e que não foi possível se recuperar financeiramente.

"O prejuízo foi imenso, quase R$ 100.000, e a dor de ver o sonho de uma vida em chamas foi algo que nunca imaginei enfrentar. O Happy Day sempre foi muito mais do que um negócio; foi o fruto de anos de dedicação e esforço, um projeto de alma e amor. Na época, realizamos uma vaquinha on-line, que nos rendeu R$ 4.000. A ajuda foi valiosa e me deu forças para continuar, mas, infelizmente, não foi suficiente para cobrir os custos necessários para reerguer o buffet. Para cumprir as demandas de nossos queridos clientes e tentar manter a empresa de pé, tomei decisões difíceis, incluindo empréstimos com juros altíssimos, o que acabou levando ao acúmulo de dívidas. As contas se tornaram insustentáveis, e, como mãe e empresária, fiz tudo o que estava ao meu alcance. Hoje, após muitas experiências e sacrifícios, sou forçada a encerrar as atividades do Happy Day Buffet. Infelizmente, não temos mais condições de realizar as festas que estão agendadas".

A reportagem do Diário do Aço esteve no endereço associado à empresa, conforme as mídias sociais do Happy Day Buffet. No entanto, de forma improvisada, foi colocado um aviso indicando a mudança do estabelecimento de local.

Nota oficial divulgada pela comerciante

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Comentários

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Tudo Passa

18 de setembro, 2024 | 23:52

“Enfim , pelo visto alguém está sendo beneficiado por essa lentidão .”

Ludmila

18 de setembro, 2024 | 22:53

“Minha festa é agora dia 21/09 temos apenas 4 dias para reorganizar a festa de 1 ano do meu filho. Eles nao respondem nada.”

Anna

18 de setembro, 2024 | 20:33

“Isso é muito sério! Se realmente já deram golpes no passado, pq algumas blogueiras influenciadoras ainda indicavam esse buffet ? Lamentável!”

Elias Gomes

18 de setembro, 2024 | 20:11

“Sam um bando seroente enganando uns e outros, eita Brsil terra sem lei.”

Derly

18 de setembro, 2024 | 18:15

“Esses golpes não é de agora, paguei a festa da minha filha eles não compareceram.a desculpa deles foi que esqueceu. Já tem 5 anos de justiça nem dinheiro de volta e nem festa”

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