21 de setembro, de 2024 | 15:00

Golpistas insistem em usar nome dos Correios para aplicar golpes

Reprodução
Mensagem fraudulenta dos golpistas começa a ser desmascarada ao ser verificado o remetenteMensagem fraudulenta dos golpistas começa a ser desmascarada ao ser verificado o remetente

Várias pessoas têm recebido mensagens de criminosos, tentando aplicar golpes usando o nome dos Correios. Morador do bairro Veneza II, um leitor do Diário do Aço envia a cópia de uma mensagem que ele recebeu por e-mail, em que é estimulado a clicar em um link de suposto “formulário de retirada”. Segundo o leitor, os marginais que agem na internet pegaram o código de uma encomenda que realmente existe, para leva-lo a erro e clicar no link.

Ainda segundo o leitor, no mesmo dia chegaram duas mensagens, cada uma com um remetente diferente e nenhuma usando o servidor de domínio da empresa Correios. “Uma das mensagens foi enviada por um tal [email protected] e a outra usando uma conta com outro nome. Devem achar que sou otário”, dispara.

Ainda conforme o leitor, há mais de seis meses não compra nada em lojas virtuais e nunca fez compras de produtos de outros países. “Se eu não fiz nenhuma compra, porque eu iria clicar em link de formulário? Então, comigo, esses marginais caíram do cavalo”, conclui.

Não facilite para os golpistas
Conforme nota divulgada pelos Correios, as mensagens dos estelionatários têm por objetivo levar as pessoas a pagarem taxas para retirada de objetos retidos. Em outros casos, clicar em links enviados pelos criminosos pode abrir portas para que o aparelho usado seja clonado.

Em geral, por meio de links maliciosos, os criminosos direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados confidenciais são roubados.

A orientação é que as pessoas desconfiem de mensagens urgentes, confiram o e-mail e o nome do remetente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. No caso dos correios, o e-mail é o @correios.com.br.
Jamais clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

Já a Receita Federal informa que não manda mensagens para cobrar pagamento para liberação de mercadorias importadas; e que, se a encomenda chegou pelos Correios, a emissão do boleto para pagamento é realizada somente por meio da plataforma “Minhas Importações” no site dos próprios Correios, ou em seu aplicativo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Adiones Rosa da Silva

22 de setembro, 2024 | 20:45

“OS GOLPISTA USAM TAMBÉM A RECEITA FEDERAL , MERCADO PAGO , MERCADO LIVRE , LOJAS AMERICANAS ENTRE OUTROS !”

Envie seu Comentário