15 de outubro, de 2024 | 08:03

Idoso perde R$ 10 mil em golpe do cartão preso no caixa eletrônico em Coronel Fabriciano

Google Street View/Reprodução
Agência da Caixa localizada no Centro de Coronel FabricianoAgência da Caixa localizada no Centro de Coronel Fabriciano

Um idoso de 74 anos procurou a sede do 58º BPM, em Coronel Fabriciano, para relatar que foi vítima de um golpe, no fim da semana passada. Ao todo, ele perdeu mais de R$ 10 mil.

Conforme apurado pelo Diário do Aço, o idoso foi a uma agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Coronel Fabriciano, para verificar sua conta corrente. Ao sair do estabelecimento, foi abordado por um indivíduo que lhe disse que o caixa eletrônico havia informado um problema, e que seria descontado um valor de sua conta.

O indivíduo ainda solicitou que o idoso retornasse à agência e utilizasse o cartão novamente, como uma forma de “verificação”. Porém, ao introduzir o cartão na máquina, o objeto não parou e foi para dentro do caixa eletrônico.

O sujeito, juntamente de um outro homem que já estava na área dos caixas, alegaram para a vítima que estavam tentando ligar para a central de atendimento para resolver o problema. Sem conseguir reaver o cartão, o idoso foi recomendado que retornasse depois. O idoso, acompanhado dos dois homens, saíram da agência.

Entretanto, nesta segunda-feira (14), a vítima procurou o banco para tentar resgatar o cartão, quando foi surpreendido com a informação dos atendentes do banco, que foram feitas várias operações em sua conta, dentre elas uma compra R$ 28 e saques nos valores de R$ 1.000, R$ 500, R$1.500, R$ 500, R$2.997,50, e dois saques no valor de R$1.998,50, totalizando o rombo de R$10.522,50.

As transferências foram feitas para duas contas, com titulares distintos. O caso foi registrado pela Polícia Militar para demais providências.

Saiba o posicionamento da Caixa
A Caixa Econômica Federal foi procurada pelo Diário do Aço, por meio de sua assessoria, e se posicionou no início da noite de segunda, com a seguinte nota:

"A CAIXA atua em conjunto com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. As informações relativas a tais casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação.

A CAIXA realizou atendimento ao cliente e prestou orientações e esclarecimentos necessários. Em respeito ao sigilo bancário, as informações são passadas somente ao cliente.

O banco aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas. Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimentos a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais.

Recomendamos que o cliente esteja atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber. Em caso de ligação em que a pessoa se identifique como empregado CAIXA, o banco recomenda que o cliente desligue o telefone, procure o seu gerente na agência, entre em contato por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0140) ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101.

Além disso, a CAIXA reforça os principais cuidados a serem observados:

A senha é pessoal e intransferível, não devendo ser divulgada a terceiros;
Não forneça senhas ou dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;
Não forneça senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.
Utilize exclusivamente os canais oficiais do banco para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, login de usuário e senha.

Mais informações podem ser consultadas no site do banco na internet www.caixa.gov.br/seguranca, onde o cliente pode pesquisar as principais dicas e orientações de segurança com relação a diversos assuntos relacionados à atividade bancária, entre elas como resguardar senhas e se proteger contra fraudes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário