29 de março, de 2024 | 17:20

Municípios do Vale do Aço não serão contemplados com redistribuição da vacina contra dengue

Fábio Marchetto/SES-MG
Vacina seguirá para municípios selecionados que pertencem às regiões de Saúde de Betim, Uberaba e Uberlândia / AraguariVacina seguirá para municípios selecionados que pertencem às regiões de Saúde de Betim, Uberaba e Uberlândia / Araguari
Apesar dos esforços, Ipatinga não será beneficiada com redistribuição das doses da vacina Qdenga, usada contra a dengue. No dia 20 de março, Nísia Trindade, ministra da Saúde, informou que a pasta iria redistribuir as doses dos imunizantes não utilizados pelos municípios beneficiados.

Nísia explicou que terão prioridade nesse processo municípios que decretaram situação de emergência em razão da doença.

Apesar de se enquadrar nos critérios, Ipatinga ficou fora da lista divulgada pelo Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, os locais que serão contemplados em abril serão: Betim, Brumadinho, Esmeraldas, São Joaquim de Bicas, Mateus Leme, Igarapé, Mário Campos, Juatuba, Florestal, Crucilândia, Rio Manso, Bonfim, Piedade dos Gerais, Uberaba, Sacramento, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Água Comprida, Delta, Verissimo, Uberlândia, Araguari, Prata, Tupaciguara, Cascalho Rico, Nova Ponte, Araporã, Monte Alegre de Minas e Indianópolis.

Os municípios pertencem às regiões de Saúde de Betim, Uberaba e Uberlândia / Araguari

Do total de 5.411 doses direcionadas ao Vale do Aço anteriormente, 2.691 foram direcionadas para o município de Coronel Fabriciano, que recebeu a maior quantidade. Outras 1.967 doses foram para Timóteo, 128 para Pingo-d'Água, 215 para Antônio Dias, 118 para Marliéria, 73 para Jaguaraçu, 150 para Dionísio e 69 doses para Córrego Novo. Conforme divulgado em primeira mão pelo Diário do Aço, as doses chegaram à região no dia 23 de fevereiro.

Secretário foi à Brasília pleitear vacina
Vale lembrar que no mês passado, o secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, esteve em Brasília, onde se reuniu com Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

O objetivo foi protocolar um ofício solicitando o envio urgente de vacinas contra a dengue para o município, que não constou na lista inicial de beneficiados divulgada em janeiro.

Casos confirmados de arboviroses diminuem no município
Conforme apontado por levantamento apresentado nesta terça-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, houve uma redução nos casos de dengue, que passaram de 1.620 para 244 em março, representando uma queda de aproximadamente 85%. Além disso, os casos confirmados de chikungunya diminuíram de 4.857 em fevereiro para 735 até o momento, indicando igualmente uma redução de cerca de 85%.

O prefeito Gustavo Nunes atribui a redução nos casos ao comprometimento e às abordagens da administração para erradicar os focos de proliferação do mosquito. "Trabalhamos incansavelmente, em várias frentes, para garantir a segurança de nossa população. Nossa força-tarefa envolveu ações coordenadas que mobilizaram diferentes pastas em ações sistemáticas e estratégicas, e agora estamos colhendo os frutos desse esforço", destacou.

Situação de emergência prorrogado
Ainda em janeiro, o prefeito Gustavo Nunes instituiu o Decreto nº 10.918, que declara situação de emergência em razão de situação anormal de iminente perigo à saúde pública, em função do alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Na última terça-feira (26), o chefe do executivo municipal decretou a prorrogação do período “considerando o relatório epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde do Município”.

No Diário Oficial consta que a prorrogação começa a partir de 4 de abril, próxima quinta-feira, e fica válida pelo período de até noventa dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Javé do Outro Lado do Mundo

31 de março, 2024 | 12:47

“Vão-se os anéis e ficam os dedos. A Saúde pública sempre foi um grande desafio neste país. Muito antes de existir Olavo de Carvalho e Bolsonaro, que vieram apenas pra renovar a mentalidade política neste país, que tem cidadãos que ainda acham que dar saúde ao povo é sinônimo de privilégio, favor ou dominação. O Bolsonarismo persiste cada dia mais forte e com um maior número de seguidores, inclusive eu. Rs.”

Paulo

31 de março, 2024 | 09:36

“Culpa do negacionismo aliado ao bolsonarismo.”

Javé do Outro Lado do Mundo

30 de março, 2024 | 18:13

“Infelizmente ainda não existe nenhuma pesquisa da eficácia desta vacina para pessoas idosas acima de 60 anos; me afirmou recentemente um dono de laboratório aqui do Vale do Aço. Ao passo que o secretário de Saúde de Mg afirmou que no ano que vem terá vacina pra todos. -Será que nesta anosmia o que falta é verba pública ou vontade política, alguém saberia me informar?”

Ze da Roça

30 de março, 2024 | 17:58

“? o amor!!!!”

Envie seu Comentário