23 de fevereiro, de 2024 | 10:13
Secretário de Saúde de Ipatinga pleiteia em Brasília envio de vacinas contra dengue
Divulgação
Walisson Medeiros busca garantir imunização para a população do município após ausência na lista inicial de contemplados.
Walisson Medeiros busca garantir imunização para a população do município após ausência na lista inicial de contemplados.
O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, cumpriu importante agenda nesta quarta-feira (21), em Brasília, onde se reuniu com Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. O objetivo foi protocolar um ofício solicitando o envio urgente de vacinas contra a dengue para o município, que não constou na lista inicial de beneficiados divulgada em janeiro.
O prefeito Gustavo Nunes e os gestores de saúde no município empenham todos os esforços para garantir a vacinação da população, considerando a alta transmissão nos últimos dez anos e o contingente de mais de 100 mil residentes, critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para fornecimento do imunizante.
Na capital federal, o secretário apresentou dados que comprovam a necessidade, incluindo o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que evidenciou um aumento para 7,4% em janeiro de 2024.
"Ipatinga atende a todos os critérios estabelecidos, e, diante do cenário epidemiológico das arboviroses em nossa região, é crucial que o município seja contemplado com as vacinas", defendeu o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde relembra que ações simples dos próprios moradores ajudam a combater o surgimento de novos mosquitos. Entre as medidas que precisam ser constantemente revisadas estão: não juntar entulhos que possam promover o acúmulo de água; limpeza de vasos, calhas e demais locais usados para o armazenamento de água, como caixas dágua, baldes, garrafas e vasos de plantas, além do uso de repelentes.
Veja também:
Vacinas contra a dengue chegam nesta sexta-feira a municípios do Vale do Aço
Imunização
A referência técnica em arboviroses, Carmelinda Lobato, ressalta que a estratégia de imunização focará em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue. Vale notar que a vacina não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas idosas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Paulo
23 de fevereiro, 2024 | 17:47Ué! Bolsonarista querendo vacina? Vão chama-lo de traidor ou comunista... Kkk”
Graças
23 de fevereiro, 2024 | 15:58O secretário tinha que preocupar com as filas de espera com especialistas estão infinitas,e a taxa de mortalidade está maior que a dengue.”
Zé Doido
23 de fevereiro, 2024 | 11:47Isso é teatro, está querendo fazer parecer que o governo federal está de "picuinha" com Ipatinga porque aqui temos um Bozo Mirim, mas na verdade é a própria prefeitura que não sinalizou nada sobre essa vacina, se fosse assim, Fabriciano também não receberia uma única dose sequer, visto que o prefeito de lá é um bolsonarista e negacionista, isso mesmo sendo formado em medicina heim?!
Ele pode até ser bobo, mas não burro pra não aceitar a vacina e depois ser processado como negligente.
#VacinasSalvamVidas
#ForaNegacionistas”