26 de dezembro, de 2023 | 12:28

Equipes especializadas atuam para restabelecer fornecimento de energia em bairros de Ipatinga

Divulgação
Poste com transformador veio ao chão, com a queda de árvores derrubadas por vendaval na noite de 25/12Poste com transformador veio ao chão, com a queda de árvores derrubadas por vendaval na noite de 25/12

Até o começo da tarde desta terça-feira, bairros de Ipatinga ainda enfrentavam desabastecimento de energia elétrica, em decorrência dos estragos na rede elétrica, provocados por uma tempestade que atingiu a cidade no fim da noite de 25 de dezembro e começo da madrugada de hoje. Mais de 150 profissionais atuam para restabelecer a rede elétrica, que teve postes derrubados, cabos partidos e outras avarias.

Por meio de nota, a Cemig confirma que as áreas mais atingidas em Ipatinga foram, o Centro e bairros Cariru, Bela Vista e Veneza, onde o vento derrubou árvores e objetos, em direção à rede elétrica, causando danos diversos.

“O temporal causou cerca de 90 ocorrências de falta de energia em Ipatinga, diversas delas com registro de fios partidos, estruturas e equipamentos danificados. Para que os clientes sejam restabelecidos o mais rapidamente possível, a Cemig está mobilizando trabalhadores de várias regiões do estado para apoio no atendimento. Ao longo do dia de hoje, cerca de 150 profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros vão atuar na normalização do fornecimento da cidade”, informa a nota da assessoria da companhia.
Divulgação

Orientações de Segurança

Normalmente, em casos de tempestades, surgem muitas ocorrências de fios partidos. Quando o fio elétrico se rompe e cai sobre a via, um telhado ou um veículo, o mais importante é que as pessoas não se aproximem ou toquem no cabeamento e, se possível, não permitam que outras pessoas se aproximem também, enfatiza a nota da Cemig.

“Nos casos envolvendo veículos, os ocupantes devem permanecer dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança”, acrescenta a nota.

“É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Para sair do automóvel, deve-se abrir bem a porta, juntar os dois pés e pular para bem longe do veículo, sem tocar no veículo e no chão ao mesmo tempo.

Caso contrário, é mais seguro permanecer no seu interior até a chegada da Cemig e do Corpo de Bombeiros. Caso o veículo não esteja danificado e funcione normalmente, é importante que o condutor movimente o veículo para um local longe do fio partido e, somente depois disso e com a certeza de que o fio não está mais no veículo, desça e ande para o mais distante possível deste local onde está o fio partido, além de ligar imediatamente para a Cemig no 116 ou o 193”, detalha a nota.

Veja também:
-Vias ao redor da Praça dos Três Poderes estão interditadas por causa dos estragos da chuva
-Bairro Bela Vista em Ipatinga é duramente atingido por tempestade
-Ruas interditadas por causa do efeito da tempestade da madrugada

Enviada por leitor
Rede elétrica no Centro teve que de ser desligada por causa dessa ocorrência em frente ao Fórum Valéria Vieira AlvesRede elétrica no Centro teve que de ser desligada por causa dessa ocorrência em frente ao Fórum Valéria Vieira Alves

Não toque em galhos caídos sobre redes de energia

Nos casos que galhos de árvores se quebrem e arrebentem a fiação da rede elétrica. Nestes casos nunca tente retirar os galhos de árvores de passeios ou ruas e chame o corpo de bombeiros imediatamente. A fiação pode estar energizada e no meio dos galhos de árvore e as pessoas não perceberem a fiação ou não saberem se está energizada ou não e, ao tentar retirar o galho de árvore, sofrer um choque elétrico com graves queimaduras ou até a morte.

Contato com a Cemig

Além do telefone 116, os clientes podem informar falta de energia para a Cemig pelo WhatsApp (31)3506 1160, pelo aplicativo Cemig Atende, pelo site www.cemig.com.br ou ainda pelo SMS 29810.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Oliveira

26 de dezembro, 2023 | 23:10

“Nada a ver este seu comentário Jaime. Se fosse assim, o que justificaria telhados inteiros caindo? A mossa região foi atingida por uma vendaval sem precedentes e devido ao desmatamento, não há anteparo natural, no caso as árvores.”

Jaime

26 de dezembro, 2023 | 14:09

“Cada vez esta aconteceno tempestade mais Forte. A forma que a prefeitua faz a poda Das arvore facilita as quedas Das arvores. O peso fica Toda nas copas Das arvores facilitando a queda.”

Envie seu Comentário