16 de dezembro, de 2023 | 12:45
Ipatinguense perde mais de R$ 11 mil em golpe da falsa central de atendimento bancário
Morador de Ipatinga, um jovem de 27 anos, foi vítima do golpe da falsa central de atendimento bancário. Ele informou para a Polícia Militar que no dia 12 de dezembro um indivíduo que se identificou como Vinícius Júnior” entrou em contato por telefone celular e disse que era da Central de Atendimento do Nubank”.
Em seguida o suposto atendente informou que sua conta bancária havia sido invadida e golpistas fizeram uma compra no valor de R$ 600. O suposto atendente sabia que a vítima tinha contas vinculadas ao mesmo CPF em outros bancos e que, portanto, precisaria efetuar procedimento de segurança em sua conta”. O procedimento previa transferência de dinheiro de um banco para outro, usando contas com a mesma titularidade e mesmo CPF.
Do outro lado da linha, o estelionatário convenceu a vítima a fazer seguidas transferências para outras contas. Sem perceber que tinha sido envolvido numa trama, o jovem repassou montantes que variaram de R$ 2.500 a R$ 3.000 para contas indicadas em plataformas como Pagseguro e bancos, cada uma em nome de titulares diferentes. Entre outros argumentos, o marginal explicava para a vítima que as operações seriam para gerar um bloqueio temporário”. Quando percebeu que tinha caído em um golpe o jovem já tinha perdido R$ 11.063,03.
Além de ligações telefônicas e mensagens por Whatsapp, a conversa com o golpista também envolveu chamadas de vídeo por aplicativos de celular.
Os nomes dos titulares das contas, números das agências e dos telefones usados no golpe foram constados em boletim de ocorrência para providências legais.
Golpe recorrente
O golpe da falsa central de atendimento bancário é recorrente e já foi noticiado diversas vezes. Na reportagem Estelionatários simulam central de atendimento de banco para tentar aplicar golpe, publicada em 28 de outubro deste ano, o Diário do Aço explicou a dinâmica do estelionato.
Golpes mais recentes publicados pelo Diário do Aço:
- Em Ipatinga, mulher perde cerca de R$ 30 mil em golpe aplicado por telefone
-Novas vítimas do golpe do massageador procuram a Justiça
- Comerciante é vítima do golpe do Pix e aciona a Polícia
- Moradora do Cidade Nova perde R$ 3.500 em golpe
- Moradora de Santana do Paraíso perde mais de R$ 9 mil em golpe
- Idoso perde mais de R$ 7 mil ao cair em golpe de falso anúncio de venda de moto
- Homem perde cerca de R$ 7 mil no Golpe do OLX em Santana do Paraíso
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Timóteo
18 de dezembro, 2023 | 10:22Todas as manhãs sai um otario e um pilantra se casa qdo os dois se encontram sai bons negócios”
João Batista Trevenzoli
18 de dezembro, 2023 | 09:48Neste tipo de golpe, capitaneado pela vítima, o banco está isento, segundo os tribunais. Não há o que fazer para reaver o dinheiro.”
Valdecir
17 de dezembro, 2023 | 00:13Será que este pessoal não ouve rádio? não lê jornais ? Igual filho de lobo, mais velho mais bobo.”
Benedito
16 de dezembro, 2023 | 21:33O golpe tai, cai quem quer.”
Sr. Esperto
16 de dezembro, 2023 | 19:26Ontem( 15/12), recebi um chamado desse nr, 01140200185, com mensagem gravada, me informando ser da Central Nubank, e que uma compra foi feita na Amazon site, no valor de R$ 2.600,00 em meu CPF com cartão da nubank. A mensagem dizia: " se vc fez a compra digite 1, se não foi vc, digite o 2".....
No mesmo momento percebi ser "GOLPE", apertei o 2, pra ver o que daria...em seguinte, mensagens falada...aguarde na linha, vc já será direcionado a um de nossos atendentes..
Atendente: em que posso ajudar Senhor?
Eu: recebi uma mensagem de uma compra de R$ 2.600, que não reconheço.
Atendente: Qual seu CPF por favor, para localizar a compra..
EU: falei 11 nr aleatórios
Atendente: aguarde Senhor, vou verificar......
Desligaram a ligação, porque o CPF, creio que nem existia.
Outra, " NÃO TENHO CONTA NA NUBANK" kkkkkkkkkk”
Sr.sincero
16 de dezembro, 2023 | 14:53Estamos todos sujeitos a cair em golpe! Principalmente quem se acha mais experto, o que fala: "comigo não".
Se abrir a porta eles entram mesmo.”