16 de dezembro, de 2023 | 12:45

Ipatinguense perde mais de R$ 11 mil em golpe da falsa central de atendimento bancário

Arquivo
O próprio Nubank faz um alerta aos seus clientes, sobre as ameaças de golpes O próprio Nubank faz um alerta aos seus clientes, sobre as ameaças de golpes

Morador de Ipatinga, um jovem de 27 anos, foi vítima do golpe da falsa central de atendimento bancário. Ele informou para a Polícia Militar que no dia 12 de dezembro um indivíduo que se identificou como “Vinícius Júnior” entrou em contato por telefone celular e disse que era da “Central de Atendimento do Nubank”.

Em seguida o suposto atendente informou que sua conta bancária havia sido invadida e golpistas fizeram uma compra no valor de R$ 600. O suposto atendente sabia que a vítima tinha contas vinculadas ao mesmo CPF em outros bancos e que, portanto, precisaria “efetuar procedimento de segurança em sua conta”. O procedimento previa transferência de dinheiro de um banco para outro, usando contas com a mesma titularidade e mesmo CPF.

Do outro lado da linha, o estelionatário convenceu a vítima a fazer seguidas transferências para outras contas. Sem perceber que tinha sido envolvido numa trama, o jovem repassou montantes que variaram de R$ 2.500 a R$ 3.000 para contas indicadas em plataformas como Pagseguro e bancos, cada uma em nome de titulares diferentes. Entre outros argumentos, o marginal explicava para a vítima que as operações seriam para gerar um “bloqueio temporário”. Quando percebeu que tinha caído em um golpe o jovem já tinha perdido R$ 11.063,03.

Além de ligações telefônicas e mensagens por Whatsapp, a conversa com o golpista também envolveu chamadas de vídeo por aplicativos de celular.

Os nomes dos titulares das contas, números das agências e dos telefones usados no golpe foram constados em boletim de ocorrência para providências legais.

Golpe recorrente

O golpe da falsa central de atendimento bancário é recorrente e já foi noticiado diversas vezes. Na reportagem Estelionatários simulam central de atendimento de banco para tentar aplicar golpe, publicada em 28 de outubro deste ano, o Diário do Aço explicou a dinâmica do estelionato.

Golpes mais recentes publicados pelo Diário do Aço:

- Em Ipatinga, mulher perde cerca de R$ 30 mil em golpe aplicado por telefone
-Novas vítimas do golpe do massageador procuram a Justiça
- Comerciante é vítima do golpe do Pix e aciona a Polícia
- Moradora do Cidade Nova perde R$ 3.500 em golpe
- Moradora de Santana do Paraíso perde mais de R$ 9 mil em golpe
- Idoso perde mais de R$ 7 mil ao cair em golpe de falso anúncio de venda de moto
- Homem perde cerca de R$ 7 mil no Golpe do OLX em Santana do Paraíso


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Timóteo

18 de dezembro, 2023 | 10:22

“Todas as manhãs sai um otario e um pilantra se casa qdo os dois se encontram sai bons negócios”

João Batista Trevenzoli

18 de dezembro, 2023 | 09:48

“Neste tipo de golpe, capitaneado pela vítima, o banco está isento, segundo os tribunais. Não há o que fazer para reaver o dinheiro.”

Valdecir

17 de dezembro, 2023 | 00:13

“Será que este pessoal não ouve rádio? não lê jornais ? Igual filho de lobo, mais velho mais bobo.”

Benedito

16 de dezembro, 2023 | 21:33

“O golpe tai, cai quem quer.”

Sr. Esperto

16 de dezembro, 2023 | 19:26

“Ontem( 15/12), recebi um chamado desse nr, 01140200185, com mensagem gravada, me informando ser da Central Nubank, e que uma compra foi feita na Amazon site, no valor de R$ 2.600,00 em meu CPF com cartão da nubank. A mensagem dizia: " se vc fez a compra digite 1, se não foi vc, digite o 2".....

No mesmo momento percebi ser "GOLPE", apertei o 2, pra ver o que daria...em seguinte, mensagens falada...aguarde na linha, vc já será direcionado a um de nossos atendentes..

Atendente: em que posso ajudar Senhor?
Eu: recebi uma mensagem de uma compra de R$ 2.600, que não reconheço.
Atendente: Qual seu CPF por favor, para localizar a compra..
EU: falei 11 nr aleatórios
Atendente: aguarde Senhor, vou verificar......

Desligaram a ligação, porque o CPF, creio que nem existia.
Outra, " NÃO TENHO CONTA NA NUBANK" kkkkkkkkkk”

Sr.sincero

16 de dezembro, 2023 | 14:53

“Estamos todos sujeitos a cair em golpe! Principalmente quem se acha mais experto, o que fala: "comigo não".
Se abrir a porta eles entram mesmo.”

Envie seu Comentário