25 de junho, de 2023 | 09:00

Faltam 500 metros para concluir pavimentação da MG-760, afirma DER

Kaizer Hobby
Os trabalhos de pavimentação da MG-760 estão concentrados no entroncamento com a MG-320, onde há o trevo Os trabalhos de pavimentação da MG-760 estão concentrados no entroncamento com a MG-320, onde há o trevo

Está quase no fim a pavimentação da MG-760, que inclui o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e à BR-262. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou ao Diário do Aço que faltam 500 metros para conclusão da pavimentação da MG-760. A empresa responsável pelas obras é a Tamasa Engenharia.

Em nota, o DER-MG afirmou que, no momento, faltam 500 metros para serem pavimentados na MG-760 e na MG-320 os serviços de alargamento e restauração do pavimento estão em andamento em 3 quilômetros da rodovia. “A previsão de conclusão, de acordo com o contrato, é janeiro de 2024”, afirmou. 

Atualmente, os trabalhos de pavimentação da MG-760 estão concentrados no entroncamento com a MG-320, onde há o trevo. Ao longo da semana, foi possível notar a presença de máquinas e trabalhadores no local.

Promessa antiga 

O custo total da obra foi estimado em mais de R$ 110 milhões. Os recursos para os serviços são provenientes de um acordo com a Fundação Renova, como compensação pelos danos causados com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015. O acordo permitiu que o serviço, que teve uma parada em novembro de 2018 por falta de recursos, fosse retomado em abril de 2021. Desde então, o asfaltamento que tinha parado no povoado de Santo Antônio da Mata avançou. 

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Ordens de serviço

A primeira ordem de serviço para a pavimentação da MG-760 foi assinada nos anos 1980, pelo então govenador Newton Cardoso, porém, a obra acabou parando. Em 2013, o governador Antonio Anastasia (PSDB) assinou novamente a ordem de serviço, que foi suspenso por causa de adequações ambientais. Já em julho de 2017, o governador da época, Fernando Pimentel (PT), assinou a terceira ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da rodovia que liga as regiões do Vale do Aço e Zona da Mata, entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, e São José do Goiabal. Desde então, a obra já foi paralisada e retomada algumas vezes, sendo esperada com muita expectativa pela sociedade.

Variante Timóteo

Concluída a pavimentação do trecho entre Cava Grande e a BR-262, agora a preocupação é com a construção da variante Timóteo, estrada que precisará ser construída entre Cava Grande e o bairro Limoeiro, para a retirada do tráfego pesado de dentro da sede de Timóteo. A variante deverá ter ligação com o entorno rodoviário da BR-381. Será necessária porque as ruas estreitas e a encosta da avenida Acesita, entre os bairros Ana Rita e Bela Vista, não têm condições de suportar o tráfego rodoviário.

Empresa contratada

Em julho de 2022, o DER divulgou que houve a contratação da empresa de engenharia consultiva para a elaboração de Projeto de Engenharia Rodoviária de Melhoramentos, Pavimentação e Obra de Arte Especial (OAE) dos trechos do Contorno de Timóteo, com extensão de 17,58 quilômetros. A empresa vencedora foi a Engemaster Engenharia e Projetos Ltda e o valor da obra foi orçado em R$ 2.774.130,29. No entanto, falta ainda a empresa apresentar a proposta. A previsão era que isso ocorresse dentro de 12 meses, ou seja, até o próximo mês.

Veja abaixo a situação da obra:
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Comentários

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Antonio Jose de Almeida Neto

26 de junho, 2023 | 12:10

“Estas obras aínda não ficaram prontas por falta de vontade política e pelo fato dos representantes políticos da nossa região não terem força política para tal”

Teko Resende

26 de junho, 2023 | 11:50

“Muito bom ter está obra quase concluída. Esperamos pelo contorno, que tira o trânsito pesado de dentro da Sede de Timóteo. DEMORA NÃO ZEMA....confiamos em você.”

Zé Ninguém

26 de junho, 2023 | 11:39

“A estrada que liga Dionísio a 760 , só no sonho né! Uma vergonha, estrada horrível de trafegar, na chuva barro puro, no tempo seco poeira e buracos , 18 km que fariam Dionísio crescer!”

Justo

26 de junho, 2023 | 10:27

“Só lembrando que não tem nem um dedo de políticos na obra, nas próximas eleições vai ter políticos querendo se eleger com essa obra e vão ser desmascarados”

Aquiles

26 de junho, 2023 | 08:14

“Se não fosse o dinheiro da indenização da vale, pelo desastre de Mariana, essa obra nunca teria sido concluída. Agora é aguardar os caminhões que vão usar a MG760, acabarem com as ruas de Timóteo.”

Vanderlei Gonçalves do Carmo

26 de junho, 2023 | 06:55

“Anastasia foi eleito usando esta construção de rodovia que até hoje não concluída. Parabéns políticos pelos 23 anos comendo dinheiro e mamando no estado”

Aurélio Miguel

25 de junho, 2023 | 21:14

“Passei pelo trecho a uns 15 dias e faltava pouco mais de 1km a ser asfaltado.
Ficou ótimo esse trecho e facilitou demais a ligação com a zona da mata.
Antes tarde do que nunca.”

Luiz Carlos de Almeida

25 de junho, 2023 | 19:38

“Daqui a dez anos sai a variante...”

Viana

25 de junho, 2023 | 19:13

“Blá...blá...blá....”

Priscila Doris

25 de junho, 2023 | 16:02

“Meu pai faleceu sem ver esta obra concluída.”

Anderson

25 de junho, 2023 | 14:38

“Deputados da região, está ta na hora de justificar com o "orçamento secreto", já que ferraram o trabalhador no geral, pelo menos que façam algo pela abandonada região do Vale do aço.
Hercilio, Rosangela e companhia. Mostrem mais serviço.”

Sr.sincero

25 de junho, 2023 | 10:01

“Antes tarde do que nunca!”

Gildázio Garcia Vitor

25 de junho, 2023 | 09:28

“Excelente noticia! Estou até "investigando" com uns conhecidos se isso -500 metros- é realmente verdadeiro.
Quanto à variante Timóteo, esperamos que os nossos representantes na Assembleia Legislativa, com destaque para o Celim do Sinttrocel, e da Câmara dos Deputados - dona Rosângela, já que foi eleita com os votos do Nikolas, faça algo de útil para a comunidade do nosso Vale-, com destaque para o Hercílio Coelho Diniz.”

Ju

25 de junho, 2023 | 09:13

“? muita lentidão! Como pode uma obra que nem tão grande é, demorar mais de 40 anos pra ficar pronta. Isto é , ainda não foi concluida.”

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