07 de maio, de 2023 | 08:00
Pavimentação da MG-760 deve ser concluída até o fim de maio, aponta DER-MG
A conclusão da pavimentação da MG-760, que inclui o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e à BR-262, está cada vez mais próxima. Conforme o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), até o fim de maio o serviço de pavimentação será concluído. A empresa responsável pelas obras é a Tamasa Engenharia.
Em nota enviada ao Diário do Aço, o DER-MG informou que no fim deste mês a pavimentação da MG-760 estará concluída e continuarão em andamento os serviços de drenagem, revegetação e sinalização. Os serviços de restauração da MG-320 serão concluídos até o fim do contrato, com a previsão para o segundo semestre”, afirmou o departamento.
Conforme apurado pelo Diário do Aço, dos 57 quilômetros que serão pavimentados na MG-760, restam apenas 2,5 quilômetros. Além disso, seis quilômetros da MG-320 receberão asfalto novo e a pista será alargada.
Vale ressaltar que um trecho da MG-320 é que faz a ligação entre a MG-760 e BR-262.
Promessa antiga
O custo total da obra foi estimado em mais de R$ 110 milhões. Os recursos para a obra são provenientes de um acordo com a Fundação Renova, como compensação pelos danos causados com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015. O acordo permitiu que o serviço, que teve uma parada em novembro de 2018 por falta de recursos, fosse retomado em abril de 2021. Desde então, o asfaltamento que tinha parado no povoado de Santo Antônio da Mata avançou.
Ordens de serviço
A primeira ordem de serviço para a pavimentação da MG-760 foi assinada nos anos 1980, pelo então govenador Newton Cardoso, porém, a obra acabou parando. Em 2013, Antonio Anastasia (PSDB) assinou novamente a ordem de serviço, que foi suspenso por causa de adequações ambientais. Já em julho de 2017, o então governador Fernando Pimentel (PT) assinou a terceira ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da rodovia que liga as regiões do Vale do Aço e Zona da Mata, entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, e São José do Goiabal. Desde então, a obra já foi paralisada e retomada algumas vezes, sendo esperada com muita expectativa pela sociedade.
Variante Timóteo fica para depois
Concluída a pavimentação do trecho entre Cava Grande e a BR-262, agora a preocupação é com a construção da variante Timóteo, estrada que precisará ser construída, entre Cava Grande e o bairro Limoeiro, para a retirada do tráfego pesado de dentro da sede de Timóteo. A variante deverá ter ligação com o torno rodoviário da BR-381. Será necessária porque as ruas estreitas e a encosta da avenida Acesita, entre os bairros Ana Rita e Bela Vista não têm condições de suportar o tráfego rodoviário.
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Leonardo
01 de junho, 2023 | 00:02Chegou o final de Maio.
Favor o jornal dar continuidade às informações.”
Amaro Flores
09 de maio, 2023 | 11:06Essa preciosa obra, já foi asfaltada desde os idos de 1980?.virtualmente, é claro?.”
Luiz Lima
09 de maio, 2023 | 08:13? um absurdo! O planejamento e a obra deveriam contemplar simultaneamente a drenagem, túneis para a fauna e o desvio das ruas do município de Timóteo.”
Glauber Furtuoso Batista
08 de maio, 2023 | 06:01Lendo essa matéria e toda a história sobre essa rodovia realmente não acreditava que iria ver essa obra concluída. Cansei de ver palanque político montado e sempre a mesma coisa, Moro no bairro Ana Rita e realmente o fluxo de carga está cada dia maior. A "Variante" realmente deixa de ser necessário para essencial.”
Passageiro
07 de maio, 2023 | 22:47Vem o asfalto, vão os milhões e ficam os passivos ambientais...
Taludes de cortes desmoronando, onde o material é carreado para curso hídrico, ausência de sistema de drenagem eficiente e nenhum ponto de passagem de fauna, colocará a identidade da RENOVA em mais um tanto de crimes ambientais.”
Guilherme Costa Lopes
07 de maio, 2023 | 21:21A variante de Timóteo é simplesmente para ontem.”