25 de maio, de 2022 | 15:27

Justiça dá prazo de 24 horas para Saritur retomar o transporte em Timóteo

Arquivo DA
Ônibus não circularam nesta quarta-feira, mas deverão voltar às ruas, conforme decisão judicial Ônibus não circularam nesta quarta-feira, mas deverão voltar às ruas, conforme decisão judicial
A 2ª Vara Cível da Comarca de Timóteo decidiu de forma favorável ao pedido de liminar de tutela antecipada de urgência, em desfavor de Saritur, em virtude da paralisação total do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros nesta quarta-feira (25). A Procuradoria-Geral de Timóteo protocolou, no início da manhã de hoje, uma Ação Civil Pública (ACP) com o pedido.

No despacho, a Justiça determinou que a Saritur, “no prazo 24 horas, mantenha o serviço [...] na sua totalidade ou no mínimo em 80% da frota, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00, limitada a 60 dias, no caso do descumprimento dessa obrigação”.

Na sentença, foi atestado que o município está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. A decisão esclarece também que, no pedido de tutela de urgência, “não há pedido de reconhecimento da ilegalidade da greve, o que atrairia a competência da Justiça do Trabalho, mas somente de restabelecimento imediato do serviço público de transporte em razão de sua essencialidade”.

A decisão da Justiça da comarca reforça ainda a questão de que outros serviços públicos essenciais podem ser efetivamente prejudicados com a ausência de funcionários devido à falta de transporte público, como hospitais e escolas, por exemplo, detalhou o governo timoteense.

“Diante de tais fatos, por óbvio, a paralisação total deste serviço público essencial viola gravemente o interesse coletivo ao transporte público, assim como os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana, previstos no art. 5º da Lei 12.587/12, dentre eles a eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana”, sentenciou a 2ª Vara Cível no despacho da Ação Civil Pública de número 5002247-36.2022.8.13.0687.

Já publicado:
''Podemos assumir o transporte urbano antes mesmo do fim da concessão'', afirma prefeito de Fabriciano
Greve paralisa 100% do transporte coletivo municipal em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano
Com greve no transporte, passageiros precisam se virar e gastar mais para chegar ao trabalho em Ipatinga, Timóteo e em Coronel Fabriciano
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pagadordeimposto

25 de maio, 2022 | 19:50

“se eu não fosse obrigado a pagar imposto aos serviços lixo dos estados e municípios, talvez eu teria condições de ter um carro, um plano de saúde, educação privada que funciona.

porém somos obrigados e pagar mais caro e ter esses serviços péssimos dos nossos valorosos servidores públicos.
a saritur e tipo uma estatal.
detém monopólio, para o serviço quando quer,
e pagamos caro nessa bosta.

6 meses do ano é só para pagar impostos.”

Elias Garcias de Rezende

25 de maio, 2022 | 18:50

“Tarifa de capital e serviço deficitário, péssimas condições de trabalho aos mitoristas e péssimo serviço prestado ao contribuinte. Ainda pensam em aumentar tarifas?”

Envie seu Comentário