17 de fevereiro, de 2022 | 21:38

Leilão das BRs 381 e 262 é suspenso por falta de interessados

ANTT suspende certame programado para dia 25 de fevereiro sob argumento, novamente, de necessidade de aperfeiçoamentos no edital

Alex Ferreira/Arquivo DA
Essa é a quarta vez que o leição dos trechos das BRs 381 e 262 é adiado pela ANTTEssa é a quarta vez que o leição dos trechos das BRs 381 e 262 é adiado pela ANTT

Agendado para o dia 25 de fevereiro, o leilão de dois trechos da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, e da BR-262, entre João Monlevade e Viana, no Espírito Santo, foi novamente adiado. Essa é a quarta vez que o leilão é adiado, conforme tem noticiado o Diário do Aço.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (17), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Oficialmente, a diretoria colegiada da agência disse que o leilão foi suspenso indefinidamente para que o edital seja aperfeiçoado. Já o jornal Valor Econômico noticiou que “a venda do ativo não apresentou interessados”.

Os dois trechos rodoviários eram os principais ativos do setor rodoviário que iriam à venda este ano pelo governo Bolsonaro e estava agendado para serem leiloados no dia 25 de fevereiro.

A concessão da BR-381 é estudada há mais de 20 anos. A duplicação da rodovia é uma obra dividida em 10 lotes, dos quais apenas dois tiveram obras parciais. Quem vencesse a licitação arcaria com a responsabilidade de resolver o passivo. Para conseguir atrair interessados, o governo adicionou a essa concessão a administração do trecho da BR 262 que vai de João Monlevade a Viana (ES). Esse trecho é a principal ligação de Belo Horizonte a Vitória (ES).
Divulgação
Além de obras inacadas, como nesse trecho do lote 3.1, em Antônio Dias, a BR-381 e a BR-262 estão com trechos interditados por causa de desabamento de taludes Além de obras inacadas, como nesse trecho do lote 3.1, em Antônio Dias, a BR-381 e a BR-262 estão com trechos interditados por causa de desabamento de taludes

Os dois trechos somam 686 km de extensão. A concessão das duas rodovias tem estimativa de investimentos na ordem de R$ 7,3 bilhões, segundo o Ministério da Infraestrutura. Conforme o edital, as obras de duplicação seriam executadas em 402 quilômetros, haveria a construção de faixas adicionais em 228 quilômetros e 131 quilômetros de vias marginais.

Para custear os investimentos, a empresa que vencer a licitação, a partir do segundo ano da concessão, poderia iniciar a cobrança de pedágio. Ao todo, há previsão de 11 praças instaladas nas duas rodovias: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, no caso da BR-381, e São Domingos do Prata, Matipó, Reduto, Ibatiba, Venda Nova do Imigrante e Viana, no caso da BR-262.
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Para tornar o Para tornar o "pacote" mais atrativo, governo adicionou lucrativo trecho da BR-262, principal ligação de Belo Horizonte a Vitória (ES), mas nem assim o edital teve interessados

Rodovia tem trechos interditados e outros sob risco iminente de interdição
Na estaca zero e com dois trechos de rodovias interditas com destruição da pista por causa de queda de taludes, (KM 321 da BR-381 em Nova Era e Km 96 da BR-262 em Abre Campo, além de vários outros trechos sob risco de interdição), o Ministério da Infraestrutura voltará a analisar o edital do leilão e deverá apresentar novas soluções para que o ativo possa atrair investidores. Inexiste qualquer data para a retomada da concessão.

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Comentários

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Jaime

18 de fevereiro, 2022 | 08:01

“Como privatizar uma Estrada que tera que refazer de novo. Querendo cobrar pedagio de uma Estrada em pessima condicoes alem de imoral e um roubo.ou tenha Estrada de verdade e passa cobras pedagio ou fica do geito que esta.”

Humberto de Souza Abreu

18 de fevereiro, 2022 | 07:52

“As grandes dificuldades para a duplicação da BR 381 são: topografia muito complicada, solo muito instável em quase toda a extensão do trajeto entre Caeté até o Vale do Aço , Some-se o fato que muitos pontos em que a BR-381 já foi duplicada as obras já estão apresentando problemas graves, taludes cedendo, pistas trincando, drenagens que não comportam o volume de água quando chove.”

Edimir Rodrigues

18 de fevereiro, 2022 | 07:30

“Sem novidades no front. No Brasil empresários não constroem só compram pronto, na bacia das almas para ganhar dinheiro.”

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