16 de fevereiro, de 2022 | 09:30

Trinca em talude na BR-381, em Antônio Dias, causa alerta de deslizamento

Alexandre Feuchard
Com a chuva constante dos dias anteriores, uma trinca surgiu no topo de um talude localizado no km 298 da BR-381, em Antônio Dias Com a chuva constante dos dias anteriores, uma trinca surgiu no topo de um talude localizado no km 298 da BR-381, em Antônio Dias

O surgimento de trincas no topo de um talude, localizado no km 298 da BR-381, em Antônio Dias, tem causado preocupação aos motoristas que costumam trafegar pela rodovia. O medo é que ocorra um deslizamento de terra intenso semelhante ao do Km 321 em Nova Era e mais um trecho da rodovia seja interditado, o que dificultaria uma viagem do Vale do Aço no sentido a Belo Horizonte e vice-versa, já que a BR-381 é a principal ligação entre essas duas regiões.

Imagens enviadas ao Diário do Aço esta semana, pelo piloto de drone Alexandre Feuchard, mostram o tamanho preocupante da trinca no talude, próximo ao posto Veraneio. Caso a chuva tenha sequência, há risco que aumente ainda mais e o talude venha abaixo.

O trecho atingido pela ameaça de deslizamento pertence ao lote 3.1 das obras de duplicação da BR-381, que estão paradas.

Monitoramento

Em nota enviada ao Diário do Aço, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que está ciente e monitora a ocorrência de instabilidade no km 298, no município de Antônio Dias. “A autarquia ainda está avaliando as causas, mas, em princípio, houve um escorregamento do talude. A rodovia é duplicada e o trânsito continua liberado nos dois sentidos. O local encontra-se sinalizado e apenas uma faixa da pista, no sentido BH - Governador Valadares, foi interditada preventivamente”.

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Deslizamento de talude

No dia 14 de janeiro deste ano, o trecho do km 321 da BR-381, em Nova Era, foi interditado por causa de um deslizamento de talude, que destruiu o asfalto por mais de cem metros, conforme noticiado pelo Diário do Aço. Com isso, o tráfego foi bloqueado e somente após a construção de um desvio provisório foi possível retomar o fluxo de veículos no local, o que ocorreu no dia 3 deste mês.

Prejuízos

Durante o tempo que o trecho em Nova Era ficou interditado, foram causados diversos prejuízos, como aumento do tempo de viagem dos motoristas que precisavam buscar rotas alternativas e impactos negativos na produtividade de empresas que dependem do transporte de insumos pela rodovia.

BR-262

O trecho da BR-262, em Abre Campo, também foi interditado por causa de um deslizamento de talude, no dia 23 de janeiro. Como já previsto, na semana passada o asfalto deformou-se por uma extensão de quase 200 metros.

Conforme o Dnit, no local são feitos serviços de sondagens e monitoramento do maciço, que continua avançado. “Os engenheiros do Departamento atuam em uma ocorrência de alta complexidade”, informou a autarquia. No local, o córrego Danta, que passa na base da encosta, provocou uma erosão que não foi contida a tempo. Casas localizadas entre a rodovia e a borda da encosta já foram “engolidas” pela cratera, famílias tiveram que deixar suas residências e o deslizamento atingiu a pista da rodovia, localizada alguns metros acima.

Alexandre Feuchard
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