20 de janeiro, de 2022 | 13:11

Crianças e famílias comemoram a vacinação infantil contra a covid em Minas

Gil Leonardi / Imprensa MG
O Governo de Minas prevê vacinar com a primeira dose 1,8 milhão de meninos e meninas de 5 a 11 anos até o fim do mês de marçoO Governo de Minas prevê vacinar com a primeira dose 1,8 milhão de meninos e meninas de 5 a 11 anos até o fim do mês de março

“Eu vim tomar a vacina pra ficar imunizada e não pegar covid. O vírus está atrapalhando a nossa vida e ele não pode atrapalhar mais porque senão cadê a alegria no mundo?”. A definição da pequena Maria Clara, de 7 anos, representa a esperança dela, de sua mãe Maricelma e de milhões de outras crianças e famílias mineiras após o começo da vacinação infantil contra a covid-19 no estado, iniciada sexta-feira (14/1).

O Governo de Minas prevê vacinar com a primeira dose 1,8 milhão de meninos e meninas de 5 a 11 anos até o fim do mês de março.

Maria Clara recebeu a injeção quarta-feira (19/1), em Santa Luzia, na região metropolitana da capital. Mas nada de medo. Demonstrando alegria, a garota prometeu que sempre irá tomar as vacinas necessárias e aproveitou para convocar os coleguinhas da escola a fazerem o mesmo. “Amiguinhos, por favor, venham aqui para tomar a vacina e ficar forte igual eu”.

Já a família da Cecília, de 5 anos, que mora no interior do estado, recebeu uma bonita e importante mensagem da simpática e comunicativa garotinha. “Oi gente, eu acabei de tomar a vacina e não doeu, não chorei nenhum pinguinho. Venham tomar a vacina para mandar o corona embora!”, disse Cecília, no colo do pai Leonardo, ao gravar um vídeo para enviar aos parentes.

Com 9 anos de idade, Murilo se empolgou na hora de registrar a aplicação do imunizante. “Eu ‘tô’ achando muito legal vacinar, e também é muito bom aparecer na TV”, brincou. Alessandra, mãe do garoto, ressaltou a importância da vacina para que o filho, portador de autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), tenha condições de voltar às aulas com segurança. “Quero ir pra escola, ver meus colegas e abraçar a Luiza, minha melhor amiga. É só olhar para a janela e contar até dez que nem chora”, disse o garoto ao revelar que a picadinha da agulha não o assustou.
Cristiano Machado / Imprensa MG
''Venham tomar a vacina para mandar o corona embora!'', diz garotinha de cinco anos''Venham tomar a vacina para mandar o corona embora!'', diz garotinha de cinco anos

Esperança

Esperança e alívio foram os principais sentimentos expressados pelos pais dessas e das demais crianças de Santa Luzia, que receberam nesta quarta-feira (19/1) a primeira dose do imunizante contra a covid-19.

Segundo Leonardo Ramos, pai da Cecília, ele e a família nunca duvidaram da ciência e da importância das vacinas para proteger a filha. “Como ela tem um probleminha no pulmão, temos que evitar ao máximo qualquer tipo de doença. A gente tem protegido ela de todas as formas que podemos. E a vacina é a melhor forma de proteção. Vemos muitas coisas nas redes sociais de pessoas que negam a eficácia da vacina. Mas a verdade é que crescemos tomando todo tipo de vacina sem perguntar o que era e o que tinha dentro e isso ajudou a nossa saúde, o nosso desenvolvimento. Quem tem filho faz de tudo para proteger, então o que a gente pode fazer agora é vacinar”, defendeu Leonardo.

Já publicado:
Vacinação infantil contra covid começa na sexta-feira em Timóteo
Crianças já começaram a ser vacinadas contra a covid-19 em Ipatinga
Belo Oriente inicia na quarta-feira vacinação infantil contra a covid

Volta às aulas

Aliviada com a primeira dose da Maria Clara, a mãe Maricelma Mariano Borçato tem outro filho de quatro anos, e aguarda ansiosa para chegar a vez dele. Professora no ensino infantil, ela sabe da importância da presença das crianças nas escolas.

“A vacina tem extrema importância para a gente seguir em frente. Como professora, vejo muito a dificuldade que as crianças estão passando neste período de pandemia, sem socialização. A vacina veio para tirar um peso das costas dos pais, dos professores, para que a gente continue a nossa vida de forma mais normal. Claro que vamos continuar com os cuidados, o uso da máscara, a higienização das mãos. Mas acredito que com a vacina as crianças poderão se libertar um pouco mais, socializar e ter uma vida mais feliz”, avaliou.

Mãe do Murilo, Alessandra Microni participa ativamente de grupos que trabalham pela diversidade e inclusão de todas as crianças e destaca a importância da imunização.

“Para a criança que tem autismo e TDAH, o processo de estabelecer o social é muito importante. Com a pandemia, o Murilo teve uma perda muito grande porque ficou praticamente dois anos isolado dentro de casa, e isso prejudicou o desenvolvimento dele. Então, a vacina possibilita a volta do Murilo para dentro de uma sala de aula, para estar com outras crianças, desenvolver o prognóstico dele”, explicou Alessandra.

Segurança

Em Minas Gerais, a expectativa é a de que 1,8 milhão de crianças sejam vacinadas com a primeira dose até o final de março. O Estado tem a segunda maior população infantil do Brasil. Até o momento, Minas recebeu dois lotes de vacinas pediátricas contendo, ao todo, mais de 220 mil doses.

A vacinação infantil em Minas Gerais foi iniciada na última sexta-feira (14/1). Miguel Bittencourt, de dez anos, que possui autismo e é morador de Vespasiano, foi a primeira criança mineira vacinada no estado.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Bacheretti, defendeu a vacinação do público infantil e explicou que ela é fundamental para combater a pandemia. Segundo ele, um estudo da SES demonstrou que o risco de alguém que não vacinou pegar a doença e vir a óbito é 11 vezes maior que aquela pessoa que recebeu o imunizante.

“Já está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas. Não há nenhuma dúvida em relação à segurança da vacina e não haverá nenhum tipo de documento obrigatório, como prescrição médica”, explicou o secretário.

Minas Gerais está entre os estados que melhor vacinou a população, com mais de 35 milhões de doses aplicadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viewer (observador)

21 de janeiro, 2022 | 15:20

“Não tenho vinculo nenhum com esse jornalista, nem mesmo o conhecia ou seu blog, até peço desculpas a ele pois em momento algum eu quis que meus comentários ficassem vinculados a ele, vou trocar o apelido em comentários posteriores para evitar esse tipo de problema.

Quanto a você Carlos, suas palavras só reforçam minha precaução justificada de proteger minha identidade, ainda mais considerando seu comportamento agressivo e ameaçador, da qual já tenho conhecimento não ser exclusivo de ambientes virtuais, típico de quem não consegue lidar com discursos diferentes oriundos da democracia (algo que na verdade você não concorda e muito menos apoia, como todo esquerdista).

Você não é o primeiro jacobino virtual que enfrento, nem será o último e para completar desejo que você tenha em dobro tudo que desejar para mim.

Ao DA, vocês como um canal de mídia que se dispõe a publicar (alguns) comentários que avaliem melhor o tipo de comentarista que vocês autorizam, especialmente quando este abertamente ameaça outros comentaristas, pois caso algo nessas ameaças se concretize, vocês poderão acabar envolvidos.”

Alex Ferreira - Resposta ao Carlos Roberto

21 de janeiro, 2022 | 13:26

“Prezado Carlos Roberto Martins de Souza. Eu realmente mantenho no ar o blog pessoal .Observador (https://observatoriodovale.blogspot.com/). Também sou eu um dos profissionais que atuam no jornal Diário do Aço como moderadores de comentários escritos pelos leitores, dentre eles o senhor e o tal "Observador". Meu posicionamento pessoal nada tem a ver com esse leitor que se identifica como "observador", aqui no site do DA. Aliás, se o senhor tivesse lido pelo menos uma linha dos artigos publicados no meu blog, certamente não estaria levantando suspeita de que o leitor "observador" tem relação comigo. Atenciosamente, Alex Ferreira.”

Carlos Roberto Martins de Souza

21 de janeiro, 2022 | 12:18

“Achou que passaria batido, Jornalista Alex Ferreira Ipatinga.... Vulgo Observador! Sou velho mas não sou idiota, então tenho necessidade de esconder atrás da porta, ou de apelido, não tenho rabo preso com ninguém. Eu até acho que você é sócio da Record, e defende o Macedão. Tô de olho! E eu embosco opositores sim, mas nos argumentos, principalmente quando ele te o cérebro ligado direto ao intestino,. Só a título de lembrança, lama, merda, lavagem é tudo o melhor prato para o porco, e o chiqueiro é a sua suíte.”

Observador

21 de janeiro, 2022 | 08:30

“Pelos frutos se conhece a arvore e pelas atitudes de um homem se conhece sua índole.

Preciso me retratar, realmente você usa seu nome correto, afinal um aposentado que fica tentando pagar de poeta para ficar se passando de garotão mostra bem quem é você, mas não vou me revelar, pois conheço bem o seu tipo de gente que gosta bem de emboscar opositores.”

Carlos Roberto Martins de Souza

20 de janeiro, 2022 | 20:18

“O Dr. Observamula, quer que eu mande foto de meu RG? Não sou aliado de mentirosos, muito menos ameacei, só desafio o senhor bolsopata a mostrar quem é, pois vou ter o prazer de rir quando a farra do bandido Boçal Naro terminar nas umas em outubro. Se liga rapaz, aprenda a ser honesto, pelo.nenis... O filme do ano 2022 "CORRE QUE O LULA VEM AÍ!" - Produção nacional com recorde de bilheteria! Oscar de melhor roteiro!”

Observador

20 de janeiro, 2022 | 15:34

“Engraçado, sr. Carlos você vir ameaçar de violencia fisica alguém que discorda do seu ponto de vista, só porque alguém usa um apelido enquanto você mesmo usa um nome falso para comentar.

Tipica atitude de um esquerdopata querendo emboscar opositores ideológicos.

Use seu nome verdadeiro e quem sabe assim trombamos na rua e resolvemos isso como você está propondo.”

Carlos Roberto Martins de Souza

20 de janeiro, 2022 | 14:45

“O meu chapa, "OBSERVADIR", parece que você é um tremendo cagão, pois vem falar besteiras, o que é normal de boçalnaristas, escondido em pseudônimo. Pelo menos seja honesto, mostre a cara! Ou não está preparado para o nocaute?
Aê, fanático, seja honesto, não faça o que Abraão iria fazer com Isaac. VACINE SEU FILHO!”

Observador

20 de janeiro, 2022 | 13:34

“Fico me perguntando quanto o D.A. está recebendo para fazer tanta propaganda para as vacinas.”

Carlos Roberto Martins de Souza

20 de janeiro, 2022 | 13:20

“As crianças estão dando um tapa na cara de Boçal Naro, elas sabem mais do que este tal Messias, estão se entregando de corpo e alma a vacina, pois, inteligentes que são, sabem que ciência está acima de política suja e covarde. Viva a vacina! Viva a vida! Primeiro caso de criança vacinada com reação adversa grave, menino de 11 anos mandou pai otário bolsominion tomar pro quinto dos infernos! Vacina sim! Boçal Naro não!”

Envie seu Comentário