EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

18 de janeiro, de 2022 | 15:00

Crianças já começaram a ser vacinadas contra a covid-19 em Ipatinga

Divulgação
Equipe da Unidade de Saúde do Cidade Nobre preparada para receber as crianças de 5 a 11 anos (com comorbidade) para a vacinação Equipe da Unidade de Saúde do Cidade Nobre preparada para receber as crianças de 5 a 11 anos (com comorbidade) para a vacinação

A vacinação em crianças contra a covid-19 foi iniciada em Ipatinga. A informação foi divulgada pela administração municipal na tarde desta terça-feira (18). Inicialmente, devido ao quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, poderão receber a primeira dose somente as crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e acamadas ou com mobilidade reduzida. A faixa etária é de 5 a 11 anos completos até a data da vacinação.

Os agendamentos estão sendo realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência. A vacinação está ocorrendo na Unidade de Saúde do bairro Cidade Nobre, de 13h as 16h. Caso a criança não tenha cadastro, os pais ou responsáveis devem comparecer à UBS para realizá-lo.

Para crianças com comorbidades, será solicitado o laudo médico comprovatório. A criança deve estar acompanhada de pais ou responsáveis, sendo exigido documento de identificação com foto ou certidão de nascimento e cartão de vacina.

Para a priorização do público a ser atendido, a Secretaria de Saúde de Ipatinga definiu o cronograma inicial seguindo a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A ampliação da vacinação para as crianças sem comorbidades será feita de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassada ao município.

De acordo com o secretário de Saúde, Cléber de Faria, cerca de 21 mil crianças entre 5 e 11 anos deverão ser imunizadas em Ipatinga, após a ampliação para outros grupos dentro dessa faixa etária. “Inicialmente, serão os grupos prioritários. Na sequência, nós ampliaremos essa vacinação e esperamos que em dois meses tenhamos atingido nosso público-alvo”.

A vacina pediátrica

A vacina Pfizer pediátrica será aplicada nos ipatinguenses em duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações – assim como nos adultos – para o esquema vacinal completo. Porém, a versão pediátrica do imunizante tem especificidades como dosagem, composição, prazo de armazenagem, manejos para diluição e orientação de insumos diferentes em relação ao imunizante para pessoas com mais de 12 anos.

O frasco da vacina para crianças tem uma cor diferente daquela aplicada em adultos. É apresentado na cor laranja, estratégia adotada para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. Cada dose contém 0,2 ml.

Comorbidades

São consideradas comorbidades para o público infantil, pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertensão Arterial Grave; Doenças Cardiovasculares; Doenças Cerebrovasculares; Indivíduos Imunossuprimidos; Obesidade Mórbida; Pessoas com Deficiência Permanente; Pneumonias Crônicas Graves; Síndrome de Down; Anemia Falciforme e Talassemia Maior e Cirrose Hepática.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorge

18 de janeiro, 2022 | 22:22

“Para administração da prefeitura de Ipatinga,as crianças com autismo,não faz parte de crianças com comorbidades,pois nem especialistas para atendimento das mesmas não existe.”

Gildázio Garcia Vitor

18 de janeiro, 2022 | 17:12

“Parabéns à administração municipal, pela iniciativa, e aos servidores da Saúde, pela dedicação e empenho para vacinar nossas crianças. Muito OBRIGADO! Para ficar melhor, que a Secretaria da Saúde disponibilize um veiculo para as crianças da Senhora Viviane tomarem a vacina.”

Viviane Bretas

18 de janeiro, 2022 | 15:36

“Sou mãe de criança autista de 6 anos, e autista faz parte do grupo prioritário???
Outra coisa, por que não tem vacina no posto perto da minha casa?
Cidade nobre é fora de mão, fica longe e não tenho carro e nem como levar. Tenho 2 Autistas, não é fácil sair de casa.”

Envie seu Comentário