13 de novembro, de 2021 | 09:30

Obras do novo prédio do IML de Ipatinga devem ser iniciadas ainda neste ano

Yago Cardoso
A atual instalação do IML de Ipatinga está em situação precária e fica localizada nas dependências do cemitério Parque Senhora da PazA atual instalação do IML de Ipatinga está em situação precária e fica localizada nas dependências do cemitério Parque Senhora da Paz

A tomada de preços presencial do processo de licitação para as obras do novo prédio do Instituto Médico-Legal (IML), em Ipatinga, foi marcada para o dia 6 de dezembro deste ano e a previsão é que os serviços tenham início no próximo mês. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de nota. Na tomada de preços, a escolha do fornecedor é mediante a oferta de preços, sendo baseada em um cadastro prévio dos interessados, no qual será analisada a situação e a conformidade da empresa concorrente.

A construção do novo prédio do IML de Ipatinga é aguardada com expectativa, uma vez que a atual instalação, situada nas dependências do cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, está em situação precária. O IML de Ipatinga atende num total de 16 municípios e no local são realizados exames cadavéricos, de lesões corporais, de violência sexual, toxicologia e dentre outros.

Processo em andamento

Em nota enviada ao Diário do Aço, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que, terça-feira (9), foi publicado o edital de contratação das obras do novo Instituto Médico-Legal em Ipatinga e o processo encontra-se em andamento. “Está agendada para 6 de dezembro a tomada de preços presencial, e após a homologação da fase de compras, o processo seguirá para a assinatura do contrato com o licitante vencedor”.

Previsão para obras

A nota também ressaltou que, após a assinatura do contrato, haverá a vistoria e a expedição da ordem de início da obra pela Seção de Engenharia da Superintendência de Planejamento e Gestão e Finanças da Polícia Civil de Minas Gerais. “A previsão é que o início das obras ocorra até o fim de dezembro, caso não haja nenhuma intercorrência durante a licitação”, pontuou a nota.

Veja mais:
Projeto do novo IML não morreu
Liminar determina que Governo de Minas promova melhorias imediatas no IML de Ipatinga
Promotoria de Justiça ajuíza ação para interditar IML de Ipatinga
IML de Ipatinga fará coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

Projeto

Em maio de 2017, foi na Câmara de Ipatinga que surgiu o Projeto de Lei 37/2017, que viabiliza a doação de terreno e construção de nova sede da Delegacia Regional de Polícia Civil, em Ipatinga. A matéria alterou a lei 3.341/2014, que autorizava doação do terreno no Distrito Industrial, localizado próximo ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) em Ipatinga, para construção de um novo Instituto Médico-Legal no município.

Com a mudança, no texto passou a constar “Unidades de Polícia Civil”, o que permite a construção da delegacia e também do IML. Conforme divulgado à época, a área doada no Distrito Industrial tem 2.806 metros quadrados para a construção do IML e, futuramente, da Delegacia Regional, que foi construída há mais de 40 anos e se encontra com espaços inadequados para comportar todo o efetivo da Polícia Civil e atendimento da população.

Ação Civil Pública

Em junho deste ano, a Promotoria de Justiça de Controle da Atividade Policial de Ipatinga chegou a ajuizar uma Ação Civil Pública, requerendo a interdição do IML de Ipatinga e que o Estado de Minas Gerais designasse outro local adequado para a realização dos serviços prestados pelo IML, localizado no bairro Veneza II. Em nota enviada ao Diário do Aço à época, a promotoria detalhou as condições precárias do local e justificou a ação ajuizada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário