20 de junho, de 2021 | 09:00

Promotoria de Justiça ajuíza ação para interditar IML de Ipatinga

Tiago Araújo
O IML de Ipatinga está localizado no bairro Veneza II, anexo ao Cemitério Parque Nossa Senhora da PazO IML de Ipatinga está localizado no bairro Veneza II, anexo ao Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz

A Promotoria de Justiça de Controle da Atividade Policial de Ipatinga ajuizou uma Ação Civil Pública, na sexta-feira (18), requerendo a interdição do Instituto Médico-Legal (IML) de Ipatinga e que o Estado de Minas Gerais designe outro local adequado para a realização dos serviços prestados pelo IML, que está localizado no bairro Veneza II, anexo ao Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz. Em nota enviada ao Diário do Aço, a promotoria detalhou as condições do local e justificou a ação ajuizada.

Conforme apurado pelo Ministério Público, as instalações do IML de Ipatinga não possuem infraestrutura adequada, colocando em risco a saúde, vida e segurança dos funcionários e usuários, uma vez que o prédio não tem as mínimas condições higiênico-sanitárias. “O IML de Ipatinga apresenta infiltrações, trincas, rachaduras e salas interditadas, bem como o risco de transbordo para o leito do ribeirão Ipanema dos dejetos líquidos das lavagens dos cadáveres, bem como a disseminação de doenças infectocontagiosas por se tratar de local situado em área urbana, colocando em risco a vida e saúde dos moradores da região”, aponta a nota da Promotoria de Justiça de Controle da Atividade Policial de Ipatinga.

A nota também informa que o posto do IML “está em colapso” e que desde 2014 são feitas promessas para melhoria das instalações e equipamentos. “A inspeção recente do Corpo de Bombeiros Militar constatou que a edificação não possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, Processo de Segurança contra incêndio e pânico aprovado, e nenhum sistema preventivo contra incêndio. Outrossim, perícia realizada no local constatou que o estabelecimento carece de condições higiênico sanitárias mínimas, apresentando condições propícias para hospedeiros vetores de doenças, inclusive contagiosas, bem como mofo propício a desencadear processos alérgicos”, concluiu a nota da Promotoria.

PC ainda não foi comunicada da ação
Em nota enviada ao Diário do Aço, na manhã deste sábado (19), a Polícia Civil de Minas Gerais informou “que embora ainda não tenha sido comunicada oficialmente sobre a ação, adianta que está ciente da situação e integralmente empenhada na busca de soluções. A chefia da Delegacia Regional em Ipatinga, em colaboração com a Promotoria de Justiça, vem buscando o apoio necessário para o financiamento da construção de um novo Posto Médico Legal (PML) na cidade, o que deve ter início ainda neste ano”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fofinho

20 de junho, 2021 | 22:46

“Basta a tal deputada anunciar que adquiriu verba para o novo iml do município que querem interdita para quantos anos funciona neste local e nunca preocuparao irão levar para casa da deputada ou qual dos promotores e política pura o pé na cova e o seu Francisco aber lado trabalhou muitos anos aí e nunca houve manifesto de ninguém defunto podre era no asfalto lá em cima ninguém manifestou nada basta a tal deputada FL em verba querem interditar o iml do município o único mais perto que atende várias cidades. Do município por que não manifestam e colocam rabecão no município ao invés de plantões funerários para transportes de corpos no município
Para só será que não sairia mais em conta rabecão ao invés de funerárias nós plantões”

Envie seu Comentário