EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

14 de junho, de 2021 | 10:57

IML de Ipatinga fará coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas visa abastecer o Banco Nacional de Perfis Genéticos

Arquivo DA
O IML de Ipatinga inicia amanhã (15) coleta de material genético de pessoas desaparecidas O IML de Ipatinga inicia amanhã (15) coleta de material genético de pessoas desaparecidas

Todas as pessoas que têm familiares desaparecidos e que se interessarem em fornecer material para a coleta de DNA, a fim de facilitar buscas no território nacional, poderá fazê-lo a partir desta terça-feira (15), no posto da medicina-legal em Ipatinga (IML).

A informação é do Delegado Regional de Polícia Civil, Thiago Alves, em entrevista ao Diário do Aço. O objetivo da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas é o abastecimento do Banco Nacional de Perfis Genéticos e, por meio de exames biológicos, auxiliar na eventual identificação de desaparecidos. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 80 mil pessoas desaparecem no Brasil todos os anos.
“A Polícia Civil apoia e essa campanha e, em Ipatinga, o nosso posto médico-legal vai recolher e encaminhar amostras ao banco nacional. Isso é importante porque se uma pessoa estiver em outro estado da Federação ela pode ser encontrada”, esclareceu.

As pessoas com familiares desaparecidos que quiserem fornecer material genético e precisarem de mais informações devem procurar pelo telefone (31) 3822 7131. “Essa é uma campanha importante, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da qual a Polícia Civil faz questão de participar. É importante lembrar que mesmo a pessoa que não fez boletim de ocorrência de familiares desaparecidos deve comparecer ao IML. Muitas pessoas nem sequer fazem Boletim de Ocorrência e não temos como intimá-las”, enfatizou o delegado.

O IML de Ipatinga está localizado nas proximidades do Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II e iniciará, nesta terça-feira (15), a coleta do material genético dos familiares interessados na campanha.

Divulgação
O delegado regional da PCMG, Thiago Alves, afirma que há casos em que as pessoas nem sequer fizeram BO do desaparecimento de familiares O delegado regional da PCMG, Thiago Alves, afirma que há casos em que as pessoas nem sequer fizeram BO do desaparecimento de familiares
Trabalho científico

A busca a pessoas desaparecidos é um trabalho científico. Parentes de pessoas desaparecidas, preferencialmente de primeiro grau (pai e mãe, filhos, irmãos) ou pessoas com quem a desaparecida tenha tido filhos, serão incentivadas a fornecerem mostras do próprio material genético, que é obtido de forma indolor.

Familiares e pessoas próximas também podem entregar itens pessoais pertencentes à pessoa desaparecida, tais como escova de dentes ou cabelo; óculos, aparelho ortodôntico; dente de leite; aparelho de barbear; aliança e outros objetos nos quais os técnicos possam encontrar material genético.

Criado em 2013, com o objetivo principal de auxiliar investigações criminais por meio da perícia de material genético, o Banco Nacional de Perfis Genéticos conta com menos de 3 mil amostras cadastradas de material genético de parentes de pessoas desaparecidas. De acordo com o ministério, o uso da tecnologia de ponta pode ajudar na localização por meio da identificação de vínculo genético de pessoas encontradas com as cadastradas no banco nacional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ricardo Lopes

14 de junho, 2021 | 11:24

“Não é possível que uma pessoa desapareça e familiares nem registrem um BO, Que mundo é esse, meu Deus. De qualquer forma a campanha é digna de reconhecimento, Ótima iniciativa”

Envie seu Comentário