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11 de setembro, de 2021 | 10:46

Golpes fazem quatro vítimas no Vale do Aço em apenas um dia

Os estelionatários estavam frenéticos na sexta-feira (10) no Vale do Aço com a ação deles concentrada no Golpe do Motoboy. Este crime consiste em enganar as vítimas para que elas entreguem o cartão bancário e dados pessoais, como a senha, para um falso funcionário do banco enviado à residência das vítimas para buscar os cartões. Três pessoas caíram nesse golpe e procuraram a Polícia Militar para o registro das ocorrências.

Os bancos divulgam sempre que jamais enviam funcionários às residências dos clientes e que também as senhas dos cartões nunca devem ser informadas a terceiros. Apesar disso, os golpes são recorrentes e muitas das vítimas são pessoas idosas.

O primeiro dos casos é o de um aposentado de 66 anos, morador do bairro Primavera, foi uma das vítimas. Ele, a esposa e a filha alegaram que no início da tarde de sexta-feira receberam uma ligação de uma pessoa alegando ser funcionário da Caixa Econômica Federal. A tal atendente queria confirmação sobre uma compra realizada no estado do Maranhão.

Como esta situação não ocorreu, ela orientou as vítimas a ligarem para a Caixa. Porém, minutos depois um homem telefonou informando que a primeira ligação era falsa, pois a verdadeira compra foi realizada em São Paulo. Ele orientou as vítimas a entrarem em contato com o banco para esclarecer.

Neste tempo, o golpista conseguiu ludibriar as vítimas pedindo as senhas dos cartões para confirmar o cancelamento deles. Além disso, deveria ser redigida uma carta para contestar tal compra que seria entregue com os cartões para um motoboy enviado pelo banco.

O que aconteceu pouco depois por um homem identificado como Pedro José da Silva que pegou os cartões e a carta. Somente depois é que a vítima desconfiou e ao entrar em contato com o banco recebeu a informação que havia sido vítima de um golpe. Os cartões foram bloqueados. Devido o horário, o aposentado não conseguiu descobrir se houve compras ou saques de sua conta, o que só deve acontecer na segunda-feira.

Ainda em Timóteo, uma mulher de 57 anos moradora do bairro Nossa Senhora das Graças foi ludibriada em um golpe mais engenhoso. Ela alega à PM que recebeu uma ligação de uma suposta funcionária de uma rede de lojas de departamentos sobre a entrega de uma TV, porém a vítima alegou que não fez tal compra.

Orientada a ligar para o 0800 que consta atrás do cartão, a vítima não observou que a linha do telefone fixo ficou retida e os golpistas passaram a agir como se fossem do banco. O golpista orientou a vítima ir até o banco para fazer o procedimento, informando que ao chegar lá na agência iria orientá-la via telefone.

Por meio do celular, o golpista orientou a vítima no caixa eletrônico, porém não observou que estava liberado uma assinatura eletrônica para o criminoso. Somente depois dos procedimentos é que se descobriu o golpe. O valor de R$ 7.599 foi transferido por meio do PIX para uma outra conta bancária.

Aposentado fica sem R$ 42 mil em Fabriciano
Em Coronel Fabriciano, um aposentado de 77 anos que mora no bairro Caladinho de Cima foi a vítima dos golpistas. Ele recebeu uma ligação telefônica onde um tal de “Pedro Queiroz”, se dizendo funcionário da Caixa Econômica Federal, informou que o idoso deveria trocar o cartão diante de uma possível fraude.

Horas depois, um dos integrantes da quadrilha esteve na casa do aposentado para recolher o cartão. Em um primeiro momento, a vítima não desconfiou de nada, mas resolveu ir até ao banco verificar se tinha algo errado. Ao retirar um extrato da conta, descobriu que foram feitos saques e transferências totalizando R$ 42 mil.

No bairro Nazaré, uma aposentada de 71 anos também foi ludibriada no golpe do Motoboy. Ela recebeu a ligação de uma pessoa alegando ser gerente do banco dela, pois criminosos fizeram compras com o cartão dela em Teófilo Otoni.

O bandido orientou a vítima a digitar no telefone as senhas dos cartões e que iria até a casa dela um motoboy. Ela ainda foi orientada a fazer uma carta não autorizando ninguém a fazer compras com os cartões e assinasse. Esta carta deveria ser colocada em um envelope lacrado junto com os cartões.

No período da noite, a vítima recebeu mensagens no celular. A filha, ao verificar, eram alertas das administradoras dos cartões e do banco da aposentada. Foram feitas duas compras em uma loja no valor total de R$ 4,6 mil. Elas entraram em contato para bloquear os cartões. Não havia sido possível verificar se os autores conseguiram sacar algum dinheiro da conta da aposentada.

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Caixa orienta para mais segurança

A Caixa orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

O banco informa que monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção a fraudes e golpes. Esclarece, ainda, que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da Caixa. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.

Caso o cliente desconfie de alguma ligação, importante desligar o telefone, procurar o seu gerente na agência ou retornar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 726 01 01, ligando de outro número de telefone ou, preferencialmente, alguns minutos após a ligação suspeita.

A Caixa alerta que não possui serviço de motoboy, portanto, não recolhe cartões bancários do cliente, mesmo que inutilizados. Também não pede que o cliente digite ou informe senhas.

Os clientes nunca devem fornecer senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.

"Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário. Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados", acrescenta a nota da assessoria.

Por fim, o banco informa que jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. Também não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares). O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca).

Em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências (www.caixa.gov.br/atendimento).

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