13 de agosto, de 2020 | 16:04

Shopping ainda fechado, mas ofício ao governador poderá dar fim a imbróglio

Enviada por leitor
Lojas no centro de compras estão impedidas de abrir há cerca de cinco meses Lojas no centro de compras estão impedidas de abrir há cerca de cinco meses

A audiência remota de conciliação na tarde desta quinta-feira (13), que poderia ter culminado com a decisão de reabertura do Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, mais uma vez foi concluída sem que houvesse a permissão para que a maioria das lojas no centro de compras pudesse voltar a funcionar. No entanto, ficou definido entre as partes que será enviado um ofício ao governador Romeu Zema para tentar resolver o problema. No documento, será solicitado que se leve em consideração os dados de Ipatinga – para adesão ao Minas Consciente – isoladamente, e não de toda a microrregião, conforme rege o programa atualmente. A informação foi divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio).

O Minas Consciente determina em qual onda (verde, amarela ou vermelha) cada município deve ser enquadrado de acordo, sobretudo, com os dados de transmissibilidade das microrregiões de saúde em que ele está inserido. Desta forma, Ipatinga, que pertence a uma microrregião que integra 12 cidades, caso fizesse a adesão ao programa atualmente, seria enquadrado na Onda Vermelha, o que determinaria o fechamento de todo o comércio de rua e do shopping, explica o sindicato.

Entretanto, a procuradora de Ipatinga, Maria Alminda, garantiu, durante a audiência de conciliação, que se for possível considerar os dados da cidade em particular, seria possível fazer a adesão ao Minas Consciente já na Onda Amarela e, assim, permitir o funcionamento do comércio não essencial de segunda a sábado, bem como a reabertura da maioria das lojas do Shopping Vale do Aço.

“Os advogados da Intermall, empresa que administra o shopping, irão produzir o ofício pedindo que Ipatinga seja avaliada isoladamente. Ministério Público, o Sindcomércio e a Prefeitura se comprometeram a também assiná-lo, uma vez que a adesão ao Minas Consciente já na Onda Amarela traria benefício a todos”, explica José Maria Facundes, presidente do sindicato patronal. O dirigente sindical reforça que a adesão ao Minas Consciente na Onda vermelha não é interessante para Ipatinga sem que haja uma previsão de evolução para a Onda Amarela.

Entenda

Apesar de a maioria do comércio de Ipatinga já ter autorização para funcionar, o Shopping Vale do Aço está fechado há cerca de cinco meses por causa de uma decisão judicial. “Já são 10 empresas que anunciaram o fim de suas atividades no centro de compras e este número poderá aumentar caso não haja uma definição o quanto antes. Vamos brigar por celeridade nesta questão do ofício para que o centro de compras possa voltar a abrir o quanto antes”, conclui Facundes.

Decisões judiciais

O Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, foi fechado no dia 21 de março, após decisão do Comitê Gestor de Crise e a consequente publicação do Decreto Municipal nº 9.281/2020, devido à pandemia da covid-19. No dia 28 de abril, teve a reabertura autorizada por meio do Decreto Municipal 9.312/2020, publicado pelo governo de Ipatinga, operando com horário reduzido e restrição de público.

O Ministério Público discordou da decisão da reabertura, foi à Justiça por meio da interposição de uma Ação Civil Pública e, no dia 8 de maio, o juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ipatinga, Luiz Flávio Ferreira, acatou um pedido de liminar e suspendeu parcialmente os efeitos do Decreto 9.312/2020 do dia 28 de abril, interrompendo as atividades no shopping, com algumas exceções. Da mesma forma, suspendeu o funcionamento dos bares e restaurantes, que estava igualmente permitido, restringindo o atendimento ao sistema de entrega (delivery) e retirada no balcão.

Já no dia 14 de maio, o desembargador Wilson Benevides, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), indeferiu a solicitação de reabertura do centro de compras que havia sido feita pela Intermall Empreendimentos e Participações – empresa que administra o shopping. Desde então, o centro de compras permanece com suas atividades suspensas, com algumas exceções, que são lojas do segmento essencial, como Consul, Petico Pet Shop, lotérica e Vacina Vale.

Já publicado

Lojas abrirão de segunda a sexta-feira em Ipatinga
Terceira audiência sobre reabertura do shopping será realizada hoje (13)
Shopping Vale do Aço está fechado por decisão judicial, diz PMI
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Samanta

14 de agosto, 2020 | 13:53

“Engraçado comercio no centro e demais bairros ficarão abertos a semana toda, o shopping fechado mesmo estando preparado para a reabertura, várias pessoas já perderam o emprego no shopping por não poder abrir, gostaria de entender, pois o comercio está lotado, lojas, lotéricas, bancos, e continua esse impasse do shopping, e a fiscalização da prefeitura como está? o Parque Ipanema pessoas fazendo caminhada, ficando nas gramas, quando se passa na BR próximo ao estádio, pode ver vários carros estacionados em local proibido e ninguém faz nada. Lamentável pois tem um boicote na abertura do shopping.”

Bom

13 de agosto, 2020 | 22:24

“COVARDIA E POLITICAGEM ANDAM JUNTAS E ESTÃO DESTRUINDO NOSSO PAÍS.
O BRASIL INTEIRO ABERTO E O SHOPPING VALE DOA AÇO FECHADO, SOA ESTRANHO ISSO.
TENHO CERTEZA DE UMA COISA A GRANA DOS POLÍTICOS NÃO FALTOU NEM UM DIA.”

Apartidário

13 de agosto, 2020 | 20:21

“Porque o shopping de Ipatinga permanece fechado? A prefeitura liberou! A justiça fechou! Não vejo engajamento dos candidatos a política de Ipatinga pedir reabertura do shopping, vejo só ataques... Porque em MG praticamente inteira todos shoppings estão abertos e só aqui fechado...perseguição política? Qual embasamento estao usando ja que tem outras regiões na mesma situação quanto quanto ao leitos de uti e contaminação??? Me parece uma perseguição política, só pode.”

Joseph

13 de agosto, 2020 | 18:00

“As autoridades competentes à reabertura do shopping tem de ter o bom senso, é muito necessário a reabertura do shopping, as lojas comerciais estão falindo, pessoas perdendo emprego, e hoje a população já tem ciência da prevenção contra o coronavírus, é só cumprir as regras, usar corretamente as máscaras, evitar aglomerações, manter distância. Chega de politicagem, existem pessoas ignorantes, hipocritas que defendem a ideia de manter tudo fechado, gostaria de saber dessas pessoas se um pai de família, parente deles perdesse o emprego, se continuam defendendo essa ideia absurda. Queremos a reabertura do shopping do Vale do Aço, Já.”

Miria

13 de agosto, 2020 | 17:12

“Ridículo essa decisão, porque o shopping que adota todas medidas de segurança tem que ficar fechado e as lojas do centro cheia de aglomerações pode abrir a semana toda.
Tem alguem boicotando o shopping e isso está muito claro”

Envie seu Comentário