02 de julho, de 2020 | 11:42

Ipatinga recebe 15 respiradores doados pelo Governo do Estado

Oito respiradores de alta performance foram entregues no Hospital Municipal; outros sete aparelhos foram encaminhados para o Hospital Márcio Cunha

Divulgação
A expectativa é que os respiradores passem a ser utilizados na rede municipal dentro de sete dias A expectativa é que os respiradores passem a ser utilizados na rede municipal dentro de sete dias

Depois de passar três semanas com a lotação no limite das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) destinadas a atendimento exclusivo para pacientes que sofrem complicações com a covid-19, o serviço público de Ipatinga sente um alívio.

Nesta quinta-feira (2), foram descarregados no Hospital Municipal Elaine Martins oito respiradores artificiais doados pelo Estado de Minas Gerais. Os equipamentos vão se somar a outros dez adquiridos pelo município, por meio de pregão, e que também chegaram essa semana a Ipatinga. Sete respiradores de alta performance e três de baixa performance também foram enviados para o Hospital Márcio Cunha (HMC).

Infraestrutura hospitalar

O prefeito ipatinguense Nardyello Rocha afirmou, ao acompanhar a entrega dos equipamentos do Estado ao hospital municipal pela manhã, que paralelas à infraestrutura hospitalar, outras ações estão em andamento, como a testagem de pessoas para evitar que os assintomáticos permaneçam a circular e a contaminar mais pessoas. Também entra em ação um novo protocolo de medicamentos, entre outros procedimentos.

“Os dez respiradores que chegaram terça-feira (30/6) já estão em fase de testes e treinamentos de pessoa. Nessa quinta-feira recebemos mais oito respiradores do Governo do Estado, entre outros equipamentos, e agora vamos preparar o material humano. Nesse sentido, quero agradecer aos servidores municipais e ao governador do Estado, Romeu Zema, que independentemente de ter demorado ou não no envio dos equipamentos, fez o que era necessário nesse momento, de forma que essa semana ainda teremos mais dez leitos de UTI Covid SUS, elevando para 30 as vagas no hospital municipal e mais cinco leitos de UTI Covid SUS no Hospital Márcio Cunha”, detalhou.

Já em relação às enfermarias, o hospital municipal tinha 16, passou para 40 e agora são 60 vagas para atender exclusivamente pacientes que tiverem complicações pelo novo coronavírus.

Destinação dos equipamentos

A secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, explicou que além dos oito novos respiradores de alta performance, foram enviados a Ipatinga também três aparelhos de baixa performance, que são conhecidos popularmente como Bipap, e dois cardioversores, que são aparelhos para fazer ressuscitação de pacientes.

"E isso representa um ganho considerável, uma vez que hoje estamos fechando com 107% da taxa de ocupação. E o que quer dizer mais de 100% de ocupação de leitos de UTI? Quer dizer que a nossa UTI foi preparada para dez leitos e estamos trabalhando acima da nossa capacidade técnica. Por quê? Para que a gente esteja valorizando a vida, independentemente da condição de saúde do paciente", detalhou.

Demanda de trabalho

A secretária acrescentou que os novos respiradores e outros equipamentos vão desafogar a demanda de trabalho na rede municipal, sobrecarregada com uma demanda que é regional. Com isso, além do hospital, se faz necessário a utilização de respiradores na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

"Essa semana transferimos cinco pacientes para Caratinga. A UPA é a porta de entrada para a microrregião do Vale do Aço. A nossa microrregião conta com toda estrutura de recursos em nosso município, dessa maneira também é preciso fortalecer a UPA com respiradores para que seja possível fazer o primeiro atendimento e estabilizar o paciente para ter condições de transferência. Portanto, esses novos equipamentos vão agregar maior qualidade de atendimento na rede de Ipatinga", concluiu.

Prazo de sete dias

Érica Dias também informou que conforme combinado em reunião com representantes do Hospital Márcio Cunha, da Superintendência Regional de Saúde e do Ministério Público, foi estabelecido um prazo de sete dias para o funcionamento dos novos respiradores. “A partir da chegada dos equipamentos, temos um prazo de sete dias para estruturar a rede com treinamentos em relação ao uso do respirador, conclusão de montagem de equipe e aquisição de mais medicamentos. Portanto, vamos cumprir esse prazo de sete dias, até mesmo porque assinamos um termo junto ao MP sobre isso”, afirmou.

SAMU

Conforme a secretária de Saúde, também foi entregue pelo Estado um ventilador pulmonar para transporte, que será utilizado nos serviços prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. “O SAMU tem realizado 90% das transferências para outros hospitais, principalmente, o paciente intubado por causa da covid, sendo necessário o uso do ventilador pulmonar em tais situações”, pontuou.

Primeira região

Na avaliação do superintendente Regional de Saúde, Ernany de Oliveira, os novos equipamentos, que totalizam 25, são de extrema importância para atendimento aos pacientes de Ipatinga e da macrorregião do Vale do Aço. “A região de Ipatinga é a que mais preocupa o Governo do Estado pelo número de casos elevados e pela taxa de ocupação de leitos, com seu esgotamento, por isso que foi a primeira região a receber esses equipamentos do Estado. Portanto, com a ampliação desses equipamentos a assistência vai ser prestada de uma forma mais digna para a população da região”, concluiu.

Já publicado:

Hospital Municipal de Ipatinga terá dez novos leitos de UTI e 20 de enfermaria
Ipatinga adota hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes com sintomas leves da covid
Reabertura de shopping esbarra em decisão judicial, afirma prefeito
Números oficiais do novo coronavírus (covid-19) no Vale do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário