16 de março, de 2020 | 17:30

Após caso confirmado, Fabriciano anuncia medidas contra coronavírus

No município, o atendimento de casos suspeitos da doença será centralizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, que funcionará em horário ampliado, das 7h às 22h

Wôlmer Ezequiel
Determinação foi divulgada em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feiraDeterminação foi divulgada em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira

Após confirmar o primeiro caso do novo coronavírus em Coronel Fabriciano no último domingo (15), o prefeito Marcos Vinicius Bizarro instituiu nesta segunda-feira (16), por meio do decreto 7.714/2020, o Comitê de Crise. O objetivo é centralizar e integrar ações do município para garantir proteção e assistência à população. A administração municipal disponibilizou o Tele Orientação - Eu Saúde, para que o cidadão tire dúvidas com profissionais treinados. O serviço funciona 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 99674-7263.

No município, o atendimento de casos suspeitos da doença será centralizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, que funcionará em horário ampliado, das 7h às 22h. O objetivo é evitar que o paciente transite por várias unidades, superlotem os serviços de saúde e aumentem o risco de contágio. A unidade está situada na rua Albert Scharlet, s/n, próximo ao Terminal Rodoviário de Integração.

“Já tínhamos um comitê criado, todo um protocolo de atendimento e agora é necessário colocá-lo em prática. São medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus. Por isso, decidimos centralizar o atendimento de pacientes em uma única unidade de referência, evitando a circulação por outras unidades, e disponibilizar um canal para a população tirar dúvidas sem sair de casa. Reforço que não há motivo para pânico, e sim necessidade de evitar aglomerações e redobrar cuidados pessoais, sobretudo, com os grupos de riscos”, afirmou o prefeito.

As ações têm, no momento, caráter de prevenção. A cidade tem um caso confirmado (uma paciente de 32 anos, residente na Europa e que veio para a casa da família em Fabriciano) e outros três em investigação. Todos estão em isolamento domiciliar, sob acompanhamento das equipes da Secretaria de Governança da Saúde.

Suspensão de atividades

Ainda conforme o Decreto 1.1714/2020, estão suspensos temporariamente eventos públicos e solenidades de inauguração de obras, atividades dos programas da terceira idade, aulas do Mexa-se, visitas aos pacientes em internação no Hospital Dr. José Maria Morais e no Lar dos Idosos. As cirurgias eletivas (programadas) no HJMM também foram interrompidas para criar uma reserva emergencial de leitos de internação para atender eventuais casos que possam surgir. A unidade hospitalar conta com leito de isolamento e UTI para os casos mais graves.

A partir desta terça-feira (17), as aulas na rede municipal de ensino estão interrompidas. A orientação vale tanto para escolas do ensino infantil e fundamental, como EJA e CMEIs, com previsão de retorno no dia 23.

Sintomas

Dentre os sintomas associados ao Covid-19 estão febre, dor de garganta e tosse, acompanhada de falta de ar. Por precaução, o governo municipal orienta que a população adote as medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de medidas preventivas para higiene nasal, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

A administração de Coronel Fabriciano reitera que a situação exige ações firmes e em alinhamento com protocolos técnicos e também a importância da colaboração de todos, inclusive, na não divulgação de fake news. As medidas adotadas e demais informações serão divulgadas pelos canais oficiais do município: www.fabriciano.mg.gov.br, instagram: @prefeituradefabriciano e facebook: @prefeituradefabriciano.



Já publicado

Timóteo decreta estado de emergência sanitária
Prefeito de Ipatinga decreta estado de emergência e anuncia novas medidas
Coronel Fabriciano registra primeiro caso de coronavírus
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário