16 de março, de 2020 | 13:00

Prefeito de Ipatinga decreta estado de emergência e anuncia medidas

As aulas de escolas públicas e privadas, e faculdades, estão suspensas a partir desta quarta-feira (18), por tempo indeterminado

Tiago Araújo
Nardyello Rocha e sua equipe explicaram, em entrevista, as medidas necessárias devido ao novo coronavírus Nardyello Rocha e sua equipe explicaram, em entrevista, as medidas necessárias devido ao novo coronavírus

Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, decretou estado de emergência no município devido à preocupação com o novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito em entrevista coletiva, realizada no gabinete do Executivo, com a presença da secretária de Saúde, Érica Dias e da secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues.

Nardyello Rocha afirmou que, com o decreto, as aulas de escolas públicas e privadas, e faculdades, estão suspensas a partir desta quarta-feira (18), por tempo indeterminado. Foi definida ainda a interrupção das atividades nas creches, diante da notificação de algumas crianças com quadros gripais. “Estamos decretando estado de emergência. Exatamente para termos as prerrogativas possíveis para tomarmos essas decisões que Ipatinga precisa ter neste momento. Nós temos exemplos de países e locais que tentaram desafiar o coronavírus, não dando a devida importância, e agora estão pagando um preço muito alto. E Ipatinga não vai passar por isso. Podemos até pecar pelo excesso, mas não vamos pecar pela omissão”, ressaltou.

Comitê

De acordo com o prefeito, será criado um comitê de gestão de crise para enfrentar o coronavírus, que contará com secretários da administração municipal, do 14º Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Justiça da comarca de Ipatinga, Rafael Pureza. “No entanto, para as decisões iniciais, tivemos que tomar de forma unilateral. Com isso, por meio do decreto, decidimos que sejam suspensas todas as aulas no município, tanto na rede municipal quanto rede estadual, e faculdades também. O momento exige isso. E o comitê criado irá monitorar, diariamente, o boletim epidemiológico, que será divulgado todos os dias, às 16h, para saber quando as aulas poderão ser retomadas. Apenas quando tivermos tranquilidade de que podemos voltar com as atividades escolas, é que vamos fazer isso”.

Eventos

O prefeito também informou que serão suspensos eventos no município com aglomeração de pessoas, como shows, feiras, atividades festivas, corridas de rua e dentre outros. “Todos os eventos com aglomeração serão suspensos, incluindo a festa de aniversário do município. Não tem como eu colocar um bolo de 56 metros, com milhares de pessoas em volta. Seria falta de juízo da minha parte. Ainda que politicamente, por ser ano eleitoral, é bom estar em contato com a população, a minha responsabilidade é muito maior do que uma reeleição. Então qualquer aglomeração pública na cidade de Ipatinga está suspensa por tempo indeterminado”, afirmou.

Seguindo recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, a Semana do Artesão, programada pela Casa do Artesão Matizes para o período de 16 a 21 de março, também foi cancelada.

Empresas de transporte

Conforme o prefeito, as empresas de transportes que têm concessão pública, como ônibus e táxis, serão notificadas para que intensifiquem o trabalho de limpeza e higienização, principalmente, com álcool em gel acima de 60% de concentração. “Não tem como nós pararmos esse tipo de transporte na cidade, mas já estamos tomando as precauções necessárias”, afirmou Nardyello.

Hospital e UPA

Em relação às visitas no Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Nardyello Rocha informou que serão suspensas. “As pessoas que vêm de fora da cidade para visitar alguém que esteja internado, infelizmente não vão mais poder fazer isso. E no hospital, vamos manter a entrada de acompanhante do paciente, mas sem a visitação”.

Férias escolares poderão ser antecipadas, afirma secretária

A secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia Rodrigues, enfatizou que, apesar do governo estadual ter decretado a suspensão das aulas na rede estadual apenas até domingo (22), as escolas estaduais em Ipatinga não retomarão as atividades após esse prazo.

“A nossa suspensão é por tempo indeterminado, a partir de quarta-feira (18), o que vale para a rede particular também. Nós temos que cumprir os 200 dias letivos, mas a preocupação maior agora não é com o calendário escolar, é com a saúde dos nossos alunos e de todos os envolvidos. Se for necessário, podemos antecipar as férias escolares e temos outros recessos durante o ano que poderemos utilizar para recompor as aulas futuramente”, afirmou.

Eva Sônia também destacou que a secretaria de Educação está acompanhando todos os dias a evolução dos casos de suspeita de coronavírus no município. “O nosso objetivo é que não aumente mais os casos. A situação é tão séria, que uma diretora de escola municipal me informou que duas alunas, irmãs, estão com suspeita de coronavírus. Portanto, a nossa responsabilidade é muito grande. Os pais estão nos cobrando e o prefeito está correto pela sua decisão. É melhor pecarmos por excesso de cuidados do que por falta deles”, pontuou.

Administração de Ipatinga conta com o apoio da população

O comitê de gestão de crise, criado para acompanhar a situação causada pelo coronavírus, terá como presidente a secretária municipal de Saúde, Érica Dias. Conforme ela, o objetivo do comitê é que funcione todos os dias, com os dados sobre a disseminação da doença e do surgimento de novos casos suspeitos. “Vamos fazer um trabalho de cuidado e prevenção para que daqui 30 dias não tenhamos um cenário preocupante e sem controle da doença na cidade. E a população tem que colaborar neste momento e que esteja engajada com todas as ações do governo, para que a gente evite um problema maior na rede pública de saúde”.

Balanço de casos

Conforme a secretária de Saúde, o município de Ipatinga tem, em média, 40 casos suspeitos de coronavírus e um confirmado. “Até o momento, tivemos três casos descartados. Está dentro desse número aquela primeira suspeita, de um homem de 55 anos, que veio para Ipatinga sepultar seu filho. Vale ressaltar também que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passou a fazer os exames de coronavírus, para que possamos ganhar mais tempo na divulgação dos resultados. E para as pessoas que estiverem com os sintomas da doença, o Ministério de Saúde orienta buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou seu hospital de convênio, se estiver com sintomas sérios, como falta de ar, aí sim deve buscar um atendimento de urgência”, concluiu Érica. (Tiago Araújo - Repórter)

Já publicado

Aulas em Coronel Fabriciano serão suspensas
Timóteo decreta estado de emergência sanitária
Aulas da rede estadual serão suspensas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiz

19 de março, 2020 | 01:40

“Como fica a situação do transporte público em Ipatinga pq só andam lotados e é um risco para todos os usuários de Ipatinga.”

Amanda

18 de março, 2020 | 15:37

“O centro de ipatinga esta lotado o povo nao para de andar atoa mesmo....”

Mãe de Aluna

17 de março, 2020 | 19:44

“A escola de inglês particular que tem MUITOS alunos no centro chamada ENJOY está funcionando, mantendo alunos em salas de aula fechada e cheias e funcionários que tiveram contato com suspeitos continuam trabalhando, além disso tem um coordenador ou gerente não sei de quarentena e funcionária de limpeza idosa e gripada. Eles disseram que não vão acatar a ordem é tão mentindo pros alunos e fazendo eles irem tudo por dinheiro. Rua itajuba 174 centro”

Silvoney

17 de março, 2020 | 16:11

“Mais em entrevista passadas o ser prefeito dizia que sua cidade estáva preparada que o vírus poderia vim”

Aa

17 de março, 2020 | 10:50

“Gente e o pessoal que trabalha na usina vão para não pessoal não pega né...isso não e brincadeira gente ...temos que toma medidas
Porque prejudicados somos nós mermo ...fiquem em casa com seus familiares esquece lazer por enquanto ....estamos passando por uma episódio muito bruto esse corona virus n as o se brinca...pq nós podemos ser o prejudicados...boa tarde fiquem com Deus...”

Wilton

17 de março, 2020 | 06:21

“Nesse momento a média mais eficaz seria a realização de teste em toda a população com mais agilidade assim mesmo as pessoas assintomáticas seriam tratadas e a prevenção seria muito maior e eficaz”

Não Confunda Com Feriado

16 de março, 2020 | 21:05

“Bares lotados em Ipatinga. ..tem muita gente confundindo as coisas,achando que essa medida tomada pelos poderes é um feriado prolongado. VAMOS COLABORAR E EVITAR AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS.”

Corona

16 de março, 2020 | 20:19

“E no centro de Ipatinga como fica pq os trabalhadores tem contato com muita gente em espírito santo as loja estão fechados e aqui em Ipatinga vão deixa o povo trabalhar normal”

Roberto Magalhaes

16 de março, 2020 | 19:55

“gosto muitos dete jonal da nossa cidade de lpatinga eu sou roberto do ldeal”

Gibson Soares

16 de março, 2020 | 16:23

“O novo corona vírus só chega em Ipatinga a partir do dia 18? Se trata de uma emergência! A suspensão deveria iniciar hoje! Em 48h muita coisa pode acontecer.”

Marta

16 de março, 2020 | 14:21

“Que Deus proteja nosso povo, abençoe os medicos e enfermeiros que estarão cuidando dessas pessoas até mesmos os funcionários dos hospitais. Protejam Senhor esses verdadeiros herois ??”

Envie seu Comentário