Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de outubro, de 2019 | 10:50

Ciclistas do Vale do Aço realizam manifestação com o tema ''Chega de Mortes''

O intuito do ato foi para chamar a atenção para as trágicas mortes provocadas por acidentes de trânsito na região

Alex Ferreira
Ciclistas reunidos praça 1 de Maio em TimóteoCiclistas reunidos praça 1 de Maio em Timóteo

Ciclistas do Vale do Aço realizaram, na manhã deste domingo (27), uma manifestação com o tema “Chega de Mortes”. O intuito do ato foi para chamar a atenção para as trágicas mortes provocadas por acidentes de trânsito na região. Os ciclistas percorreram pelas ruas de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga.

No último dia 19, a presidente da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Coronel Fabriciano (Acicel-CDL), Maria Angélica Nunes, morreu depois de ser atingida por um furgão na qual o motorista perdeu o controle de direção atingindo a ciclista na avenida Maanaim, entre os bairros Iguaçu e Cidade Nobre, em Ipatinga. A morte causou consternação e um amplo debate em torno da segurança no trânsito.

A proposta de uma ação surgiu no domingo passado, quando houve o velório e sepultamento da ciclista Maria Angélica Rodrigues Nunes.

Trajeto
A manifestação teve o seguinte trajeto: Timóteo - Praça 1º de maio, Funcionários, Timirim, Olaria, Santa Maria, Ponte Nova; Coronel Fabriciano - Santa Terezinha, Mangueiras, Amaro Lanari; Ipatinga - Horto, Ferroviários, Ideal, Cidade Nobre, (Avenida Carlos Chagas), Caçula, Avenida Maanaim com parada no local do trágico acidente, finalizando no Parque Ipanema.

Já publicado:
Atropelamento de mecânico gráfico no bairro Ferroviários é lembrado com revolta por manifestantes

Homenagem

No trecho da avenida Maanain ciclistas se uniram a Ricardo de Oliveira Ribeiro, marido de Maria Angélica e filhas, para o plantio de mudas de ipês brancos. Em cada árvore plantada, à margem da ciclovia, onde as ciclistas foram atingidas, foi deixada uma fotografia da vítima. Entre lágrimas e amparado pelas filhas, o marido de Maria Angélica fez um discurso emocionado, em que destacou a importância da valorização dos momentos ao lado das pessoas que se ama. Veja mais, no vídeo:




MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Agente

28 de outubro, 2019 | 17:20

“Muitos falando do art. 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas poucos sabendo interpreta - lo. A lei permite ciclistas transitarem na pista de rolamento onde não HÁ ciclovias. Ou seja, somente onde não há. Já vi diversas vezes ciclistas andando no meio da rua em trechos onde possuem ciclovias, '' ah, mas as ciclovias não estão em condições perfeitas'', aí já é responsabilidade da administração pública, terão que reclamar com ele”

Ana Luiza

28 de outubro, 2019 | 11:41

“Acho super válida a manifestação, mas em primeiro lugar quem tem que zelar pela vida dos ciclistas são eles próprios já aconteceu comigo diversas vezes no trânsito de ciclista de pedal simplesmente atravessar a rua na frente do carro sem nem olhar pra trás, invadem a via de trânsito colocando eles mesmo em perigo, principalmente em timoteo que o trânsito e caótico e apertado meu marido msm semana retrasada quase caiu de moto pq ciclista atravessou a avenida e não olhou pra trás como teve que desviar rapidamente a moto balançou demais o bom é que ele não anda correndo senão seria duas vidas prejudicadas. Então quando forem fazer pedal tomem mais cuidado sejam atentos com suas vidas tem muitos motoristas que andam com prudência, mas outros são completamente irresponsáveis.”

Thiago Duarte

28 de outubro, 2019 | 10:54

“Zezinho das couves, onde tem ciclovia apropriada no vale do aço ?”

Eduardo

28 de outubro, 2019 | 06:12

“Realmente lamentável e triste o que ocorreu na semana com as jovens ciclistas. Acho que nesses momentos sempre é salutar parar e analisar sobre ações que podem ser implantadas por todos (motoristas, ciclistas e pedestres) para que fatos como esse sejam mitigados. Eu pedalo a mais de 20 anos e apesar de fazer parte de vários grupos, dificilmente pedalo com eles, por que acho um risco grupos maiores que 5 pessoas sair pela cidade pedalando, pois diversas vezes vi que a maioria dos ciclistas não atendem as orientações das lideranças do pedal:
Não andar em fila dupla, tripla ou maior: Mas os pedaleiros insistem em ir batendo papo durante o pedal e não andam em fila indiana.
Andar na contramão da via
Não respeitar a sinalização de trânsito.
Lembre-se: em um acidente o principal afetado é o ciclista, invariavelmente, por isso, não dependa do bom senso do motorista e não queira disputar com ele.
Por isso, se você optar por pedalar nesses grupões intermináveis siga as orientações de segurança.
Motoristas: Calma, Calma, Calma e muita calma. Tenho certeza que o motorista que causou o acidente na semana passada deve ter sua vida transformada e com certeza lamentando por alguma ação indevida que ele fez ao volante que facilmente poderia ter sido evitada e isso pode acontecer com qualquer um que não segue orientações básicas de direção com o velho jargão de que eu tenho a situação sobre controle, até acontecer uma fatalidade irreparável.”

Marco Aurélio Martins

27 de outubro, 2019 | 22:58

“Pensei duas vezes, antes de responder, em 2013, fizemos uma manifestação, no local do atropelamento do Sr. Leonel, Bairro Ferroviários, uma pai de família, aposentado, que até então era desconhecido por quase todos, desde aquela época, nossa intenção é pedir por paz e proteção no trânsito, não estamos em guerra, só queremos respeito, lugar de bicicleta é na rua, quando você ver dois ciclistas lado a lado, você deve respeitar, é assim que deve ser feito, seja gentil, reduza a velocidade, espere, de a preferência, preserve a vida. Seja humano.”

Cleuzeni Torres

27 de outubro, 2019 | 15:04

“Muitos falando em "ciclovias". Poderiam exemplificar onde tem ciclovias no Vale do Aço? Você estão chamando de ciclovias as calçadas das ruas e avenidas cheias de buracos, raízes e ondulações que empenam as rodas? Vocês sabem qual o conceito de ciclovias? Vocês sabem que o Código de Trânsito Brasileiro prevê a circulação de ciclistas em qualquer via, desde que seguindo o fluxo de carro e que motoristas são obrigados por lei a manter distância ao ultrapassar , reduzir a velocidade, etc? Que falta de empatia. Gastar um minuto a mais no tráfego não vai fazer diferença na vida de ninguém, mas vai evitar um atropelamento. EM TEMPO:. Eu não ando de bike, por causa de um problema de saúde, mas tenho enorme admiração por esses jovens, homens e mulheres que pedalam. São bem humorados, alegres, que boa convivência. Bem melhor do que quem vive atrás das telas falando asneiras e disseminando ódio.”

Zezinho das Couves

27 de outubro, 2019 | 12:39

“Muitos não utilizam a ciclovia. Vamos protestar pelo uso da ciclovia.”

Falou Ta Falado

27 de outubro, 2019 | 12:22

“Eu apoio a manifestação do grupo contra os acidentes. Agora eu gostaria de saber se eles acham certo ficar andando em fila dupla. Além de correrem risco ficam atrapalhando o tráfego dos veículos. Sem contar outros que deixam de andar na ciclovia pra andar no meio dos carros.”

Zoio de Zoiar

27 de outubro, 2019 | 12:05

“A manifestação é mais que valida e louvável , e tem minha admiração e apoio. Mas a pergunta que fica é:
Se fosse o Sr. Zé Banguela que carrega a marmita na garupa, teria tido a mesma repercussão ?”

Envie seu Comentário