21 de outubro, de 2019 | 16:32

Manifestação quer chamar atenção para segurança no trânsito

Organizador do ato, o ciclista Tasso Carvalho destaca que o número de acidentes de trânsito precisa ser divulgado e combatido

Alex Ferreira
O velório de Maria Angélica reuniu familiares, amigos e ciclistas no cemitério Vale da Saudade, no domingo O velório de Maria Angélica reuniu familiares, amigos e ciclistas no cemitério Vale da Saudade, no domingo

No próximo domingo, dia 27, uma manifestação irá chamar a atenção de toda população e, principalmente, daqueles que trafegam pelas vias. Sob o tema “Chega de mortes”, ciclistas de todo o Vale do Aço irão às ruas. No último sábado (19), um acidente vitimou a presidente da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Coronel Fabriciano (Acicel-CDL), Maria Angélica Rodrigues Nunes, que morreu após ser atingida por um veículo utilitário (furgão) descontrolado, na avenida Maanain, entre os bairros Iguaçu e Cidade Nobre, em Ipatinga. Ela integrava um grupo de ciclistas.

Organizador do ato, o ciclista Tasso Carvalho destaca que o número de acidentes de trânsito precisa ser divulgado e combatido. “Vamos fazer essa manifestação para procurar chamar a atenção da população, dos motoristas e de todos, sobre as mortes que tem ocorrido no trânsito, não só de ciclistas, mas de pedestres e de outras pessoas que estão nas vias. A ideia é abranger as três cidades. O pedal deve sair de Timóteo, passando por Coronel Fabriciano e seguindo para Ipatinga. Não é correto dizer que o ciclismo é perigoso. Mas sim a nossa vida. Às vezes a pessoa pode estar correndo ou caminhando e ser atingida. Para deixar de ser perigoso, temos de conscientizar as pessoas a proteger os mais frágeis no trânsito”, alerta.

Tasso Carvalho acrescenta que as principais dificuldades enfrentadas estão ligadas à falta de conhecimento das pessoas, de que o ciclista também faz parte do trânsito e que tem o direito de trafegar. “As pessoas têm que ter essa noção, mas a maioria não tem. Em vez de reduzir a velocidade, acelera e não mantém a distância mínima de 1,50 metro do ciclista. O município pode fazer campanhas de conscientização, para tornar o trânsito mais humano. É importante colocar placas, outdoor, algo que chame a atenção. As leis existem para proteger os mais frágeis, mas além de não ter fiscalização, não tem punição para que comete alguma infração”, lamenta.

Perda

Sobre a morte de Maria Angélica, Tasso e os demais ciclistas ficaram abalados com o acidente. “Foi um baque. Ela é muito querida, tinha sorriso fácil. Quando recebemos uma notícia como essa, de um colega que pratica o mesmo esporte que você, fica aquela preocupação ‘poderia ter sido comigo’. A mensagem que deixamos é que não podemos deixar de praticar o esporte, temos de pensar que não é só no ciclismo que isso acontece. Há pouco tempo uma pessoa foi atropelada na faixa de pedestres por um motoqueiro. Se pensarmos, não saímos de casa. Precisamos fazer manifestações, chamar a atenção para tornar nosso esporte mais seguro. Quanto mais as pessoas entenderem que tem um pessoal cuidando da saúde, fazendo uma atividade física e divertindo, mas que ali também tem um pai, uma mãe de família e um filho. Precisamos proteger uns aos outros no trânsito”, concluiu.
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Comentários

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Tiago Gomes

22 de outubro, 2019 | 10:47

“Lamentável...
Como a vida perdeu o valor para muitos...
Um minuto que vc reduzir a velocidade, dar a preferencia, parar em um cruzamento para um ciclista ou pedestre passar, não vai mudar em nada na sua vida.
Por outro lado, esse mesmo um minuto pode matar um pai, filho, mãe, amigo, primo...
A discussão aqui, não é quem esta certo ou quem esta errado, estamos falando de VIDAS.
Chegar atrasado no trabalho, em um evento, uma reunião onde quer que seja, vc consegue justificar.
Tirar uma vida Não.

Deus abençoe a todos.”

Márcio

22 de outubro, 2019 | 09:51

“Nesse momento de dor e tristeza o mínimo que se espera do ser humano é que tenha condolência.

Infelizmente esse acidente é mais um que provavelmente não terá suas causas definidas. E qualquer visão ou suposição diante do ocorrido não trará de volta a "Querida Senhora"; Talvez para quem tem o lado espiritual desenvolvido entenda que o ocorrido será um Marco na educação; Quem sabe?

Basta ler alguns artigos do CTB que podemos entender com clareza que ele tem por essência a preservação da vida.

No CTB há colocações prioritárias de preservação da integridade física daqueles que promovem o trânsito.

Ressalto que necessitamos de algumas intervenções rápidas, mas entendo que isso seria só paliativo; temos que pensar em algo mais robusto, mesmo que a longo prazo.

Não existe aprendizado sem que haja educação; Só assim chegaríamos a cultuar boas práticas e maneira.

Desta forma, sugiro que seja criada como matérias obrigatórias no currículum escolar as disciplinas de "Meio Ambiente" e Trânsito desde a pré escola até a conclusão do ensino médio. Esclareço que nesse entendimento o jovem ao concluir o ensino médio ficaria habilitado a fazer aulas de direção em auto escola; eliminando a legislação de auto escola. Até o índice de analfabetismo iria reduzir com essa medida.

"Amigos, minha visão sobre manifestação é apresentar sugestão ou projeto de melhoria".

Abraço a todos e que Deus em sua infinita bondade nos ilumine.”

Cassius de Assis Carvalho

22 de outubro, 2019 | 07:29

“Alguns comentários ignoram que o ciclistas tem os mesmos direitos que os demais veículos de transitar sobre as vias. O mais importante: A vida sempre em primeiro lugar. Voltem aos bancos das auto escolas. Alguns animais (me recuso a chamar de motoristas) aceleram e passam raspando em ciclistas para intimidar. O que diz o Código de Trânsito Brasileiro:

CAPÍTULO III
DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

Art. 29
O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(...)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Art. 38
Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
(...)
Parágrafo único. durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

Art. 58
nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos das pistas de rolamento, no mesmo sentido da circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

Art. 59
Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

CAPÍTULO IV
DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS

Art. 68
É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios (...)
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

CAPÍTULO IX
DOS VEÍCULOS

Seção I
Disposições gerais

Art. 96. Os veículos classificam-se em:
II - quanto à espécie:
...
b) elétrico;
c) de propulsão humana;
II - quanto à espécie:
a) de passageiros:
1 - bicicleta;

CAPÍTULO XV
DAS INFRAÇÕES

Art. 170
Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa - retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Art. 181
Estacionar o veículo:
(...)
VIII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo;

Art. 192
Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais”

Costa Gravessan

22 de outubro, 2019 | 06:21

“Vejo acima o típico pensamento da "autocracia". Tem pessoas que dentro de um carro se sentem tão empoderadas que querem ser superiores. Querem ter autoridade e supremacia sobre o uso das vias públicas. E muitos falando de ciclovias. Que CICLOVIAS? Onde tem ciclovias em qualquer lugar do Vale do Aço? Aqui e alí, pelo que aprendi na escola de formação há faixas compartilhadas de pedestres e ciclistas, bando de tapados e, por sinal, muito, mas muito mal conservadas. O problema de vocês é que, ainda que os carros tenham um imenso potencial destrutivo, são dirigidos como se seu mau uso não tivesse nenhuma consequência.”

Roberto Araújo

21 de outubro, 2019 | 23:12

“Achei a mensagem anterior preconceituosa, a bicicleta é parte do trânsito e a legislação prevê que os veículos automotores tem sim que respeitar os veículos menores e pedestres, está no código brasileiro de trânsito! Quanto a questão dos ciclistas andarem lado a lado está errado mesmo, está faltando conscientização a todos os envolvidos no trânsito!”

Magdiel Diel

21 de outubro, 2019 | 23:06

“pois é amigo mas o que você me diz se fosse uma pessoa da sua família? porque elas estavam em cima da ciclovia mas por imprudência do cara no carro ele pegou e subiu para cima da ciclovia e atingiu as duas e nossas ciclovias estão todas em péssimas condições de até mesmo andar a pé de bicicleta então nem se fala essa ciclovia mesmo q vc está citando não tem condições alguma de nós ciclistas transitar nela porquê tá cheia de buracos”

Joaquim

21 de outubro, 2019 | 22:36

“SABIAS PALAVRAS DO CICLISTA TASSO QUE NO MOMENTO DE DOR,ABRE MÃO DE RECORRER A REVOLTA E INCENTIVAR A POPULAÇÃO A CONVERTER TUDO EM ATITUDE DE PAZ E AMOR AO PRÓXIMO.
MAS EU PELO MENOS MANTENHO A REVOLTA POIS PASSO NO LOCAL VÁRIAS VEZES POR DIA E VOU PERDOANDO O MOTORISTA.
AGORA A REVOLTA SIM COM AS AUTORIDADES DA POLÍCIA MILITAR E PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA QUE COM TUDO ISSO PERMITE SEM A MENOR CERIMÓNIA A AGÊNCIA DE CARROS A 200 METROS DO ACIDENTE FICAR COM VÁRIOS CARROS EXPOSTOS PARA VENDA NO ACOSTAMENTO DA VIA OBSTRUINDO A VISÃO DOS MOTORISTA S .PODEM CONFIRMAR A FAIXA DE PEDESTRES FICA EM FRENTE À ESTA AGÊNCIA DE CARROS ISSO SE OS CARROS ESTACIONADOS LÁ NÃO COLABORARAM PARA O ACIDENTE.
PORQUE PERMITEM ISSO?A FAIXA FICA EM CIMA PRATICAMENTE DA CURVA E NÃO RARO CAMINHÃO EXPOSTOS PARA VENDA TAPANDO A VISÃO DE QUEM ESTÁ ENTRANDO NA FAIXA.O CTB IMPÕE MULTA E REBOQUE PARA QUEM ESTACIONA NO ACOSTAMENTO E PIOR COLABORA PARA ACIDENTE.”

Anonimo

21 de outubro, 2019 | 22:32

“Uma pena não ter ciclovia nestes lugares citados acima. Essa é uma questão onde existe ciclovia no vale do aço?

CICLOVIA_ Área destinada ESTRITAMENTE a circulação de bicicletas.”

Emerson

21 de outubro, 2019 | 22:05

“Tasso Carvalho oriente seus amigos a usar a ciclovia e os acostamentos das estradas, se a estrada não tem acostamento escolha outra opção de passeio. É fato que vocês ciclistas detestam e não usam ciclovia e nem acostamento, gostam de disputar espaço com os veículos automotores na pista de rolagem. Vocês se aventuram nessa estrada que liga Ipatinga a Santana do Paraíso quase todos os dias, pra que isso? Estrada sinuosa sem acostamento cheia de defeito na pista de rolagem onde o motorista precisa desviar de buracos. Pode ter certeza que se for para um motorista de um carro escolher entre bater de frente com outro carro ou em um ciclista, essa última opção vai ser a escolhida. Essa campanha proposta, primeiro precisa concientizar vocês ciclistas que se colocam em condições de risco por livre e espontânea vontade.”

Ever

21 de outubro, 2019 | 17:58

“Atenção ciclistas! Andem na ciclovia!

Todos os dias vocês passam por exemplo na estrada entre o Amaro Lanari e Mangueiras, e a estrada entre o Amaro Lanari e o Horto, grupos com vários ciclistas, mas nenhum na ciclovia! As vezes com 3 ciclistas lado a lado na pista de veículos! Assim vocês ficam expostos a acidentes!

Andem a ciclovia! Ou se for para andar na pista de veículos vamos pedir para acabar com a ciclovia e deixar a pista mais larga, pois do jeito que está vocês estão sendo expostos a riscos de acidentes dia após dia!

Meus sentimentos aos familiares das vítimas, mas aprendam a andar na ciclovia, pois as pessoas estao cada dia mais apressadas no transito.”

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