Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de março, de 2019 | 12:48

Vereador José Geraldo Andrade é preso em Ipatinga

Andrade, de 63 anos, é investigado por mau uso do dinheiro público no gabinete, assim como outros quatro parlamentares

Wôlmer Ezequiel / Arquivo DA
José Geraldo Andrade, 63 anos, foi preso por ordem judicial nessa quinta-feira, 14José Geraldo Andrade, 63 anos, foi preso por ordem judicial nessa quinta-feira, 14

Mais um vereador foi preso em Ipatinga. No fim da manhã dessa quinta-feira (14), o vereador José Geraldo de Andrade, de 63 anos, foi preso preventivamente, por força de um mandado de prisão. Outras pessoas podem ser presas nas próximas horas. Para essa sexta-feira (15), não está descartada a apresentação de um pedido de renúncia do vereador, seguindo o que fez o seu colega de plenário, Paulo Reis, conforme noticiado pelo Diário do Aço nessa quinta-feira.

O Diário do Aço apurou que a ordem judicial foi cumprida por volta de 11h30, na rua Tarcísio Sampaio, dentro do Distrito Industrial de Ipatinga, onde fica a sede de uma empresa de propriedade do vereador.

O vereador foi preso e conduzido à sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) composto pelo Ministério Público de Minas Gerais e polícias Civil e Militar.

Enquanto o mandado de prisão era cumprido, outra equipe do Gaeco foi ao gabinete do vereador onde recolheu gabinetes de computadores.

Andrade é o quarto vereador preso em função das investigações realizadas no âmbito da Operação Dolos, do Gaeco, deflagrada no dia 15 de fevereiro, quando o grupo foi à Câmara Municipal cumprir mandados de prisão busca e apreensão nos gabinetes de quatro vereadores investigados por mau uso do dinheiro público, ao recolher parte do salários recebidos por assessores.

O primeiro a ser preso foi Luiz Márcio (PTC), depois o assessor parlamentar Ivan Menezes, do gabinete do vereador Paulo Reis (Pros), também com prisão decretada e foragido, Rogério Antônio Bento, o Rogerinho (ex-PSL) entregou-se no dia 18 e Wanderson Gandra (PSC) foi preso no dia 20. Todos encontram-se recolhidos à Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba e respondem por associação criminosa, organização criminosa, peculato, dentre outros crimes contra a administração pública.
Tiago Araújo
A movimentação é intensa, na Câmara de Ipatinga, agora a tarde A movimentação é intensa, na Câmara de Ipatinga, agora a tarde


Já publicado:
TJMG nega pedido de Habeas Corpus do vereador Luiz Márcio

Eleito em 2016

José Geraldo Andrade é ‘novato na política’. Na disputa da eleição de 2016, Andrade foi eleito, pelo PT do B, com 2.390 votos. O partido, posteriormente, virou o Avante. Essa foi a primeira vez que o empresário, natural de Ferros, venceu uma disputa eleitoral. Andrade tem, como suplente, Avelino Cruz, também do Avante, que obteve 1,539 votos na eleição de 2016.

Câmara delibera se abre Comissão Processante

Na tarde dessa quinta-feira a Câmara de Ipatinga realiza sessão ordinária para colocar em votação se será acatado, ou não, um requerimento para abertura de uma Comissão Processante (CP), que irá avaliar a quebra de decoro por parte dos parlamentares denunciados pelo Gaeco. Veja atualização: Vereadores acatam, por unanimidade, denúncia contra quatro parlamentares

Quatro suplentes dos vereadores já denunciados serão empossados no começo da tarde, para deliberarem acerca da abertura da CP. A comissão terá um prazo de até 90 dias, para apresentar um relatório acerca da situação dos vereadores. Esse relatório poderá ser levado à votação em plenário e, se a maioria entender que houve quebra do decorro, cassar os mandatos dos vereadores denunciados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão Inconformado

26 de março, 2019 | 11:37

“Na minha humilde opinião deveriam usar um Polígrafo(detector de mentiras) na hora de admitir qualquer que seja o político, e que essas informações fossem públicas e ao vivo, que usassem tanto nos debates quanto durante as investigações de suspeitas de atos ilícitos e outrem.”

Sacapó

15 de março, 2019 | 08:16

“Que pena! Chegaram atrasados. A vinte e cinco anos se o Gaeco chegasse, começasse na prefeitura, Ipatinga
seria outra. Há bocas falantes, (cuidado) que afirmam que da prefeitura de Ipatinga, saiu uma imensa quantia,
para construir um bairro quase cidade, em outro município. Não sei, só ouço falar.
Há um ditado popular: Nem todo político rouba; mas todo político é ladrão.”

Joao

14 de março, 2019 | 23:51

“vai cair todo mundo!!!... praticamente todos os vereadores fazem isso aqui em Ipatinga... a deleção está no ar... vocês assessores delatem logo aqueles vereadores que ainda não foram denunciados pois em breve vocês sabendo do que esta sendo feito com o salário de vocês e ficar esperando o Gaeco agir, vai acabar sobrando pra vocês uma autoria e uma vaguinha no Ipaba... vai terminar igual o Ivan!!! nada fica escondido, nada... aquelas reuniões reservadas com "falsos assessores" na câmara pra devolver a grana, achei que ninguém estava vendo... eu estava enganado graças a Deus.”

Turma do Padre Rocha

14 de março, 2019 | 20:18

“Gaeco corre pra fabriciano que ja tem vereador comprando sigilo kkk”

Carlos Marcal

14 de março, 2019 | 20:09

“Tem que passar em coronel Fabriciano também inclusivo um tal de Beto cavaleiro. Pergunta as assessoras que ja trabalhou no gabinete dele. Ha tem tambem outros. vai prender uns 10.”

Vergonha Isso Nao Pode Acontecer Queremos Ver as Provas Contras e a Favor.

14 de março, 2019 | 19:39

“ta dificil ser politico neste pais”

Alguem

14 de março, 2019 | 17:18

“A verdade e que todos fazem a mesma coisa porém os antigos de casa não coloca qualquer pessoas pra trabalhar com eles.os novatos chegou com muita sede no pote pensando ser o tão.o nosso Brasil vai mudar tem que acabar com essa safadeza .e tem que começar com essas pessoas que aceita trabalhar pra esse tipo de pessoas eles são tão culpados quando eles.”

Curto e Franco

14 de março, 2019 | 17:15

“kkkkkkkkkkk tem muitos ratos pra pegarem nesse titanic chamado camara municipal , que ja afundou a muito tempo , e essa prefeitura nao fica pra traz nao viu .”

Elias

14 de março, 2019 | 16:42

“Nós eleitores Brasileiros, estamos longe de ver um País sério e verdadeiro, só lamento... ???”

Palhaço

14 de março, 2019 | 16:27

“Não entendo por que um senhor nesta idade resolve roubar... e cada coisa meu Deus. Tem grana, e ainda quer mais. E o povo achando que o GAECO estavam de carnaval kkkk to querendo ver e a pastora.”

Fernando Antônio

14 de março, 2019 | 15:34

“A verdade é que se for investigar ao pé da letra, esse tipo de crime acontece em Ipatinga e no Brasil todo a muito tempo. Com certeza, as raposas velhas da câmara (os vereadores que possuem mais de um mandato) estão pianinhos, pois, se investigar vão descobrir que eles fazem isso a muito tempo.”

Sandoval Passos

14 de março, 2019 | 15:17

“Na minha opinião deveria fechar a Câmara e apurar se tem alguém hknrsto. Após reabre de novo. Aí veremos!!!”

Joao

14 de março, 2019 | 14:03

“"se gritar pega ladrão não fica um meu irmão!"”

Roberto

14 de março, 2019 | 12:56

“Só 5. Todos são da mesma laia.todos fazem isto.ate a senhora esposa do fugitivo Paulo tambem”

Envie seu Comentário