EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

20 de fevereiro, de 2019 | 18:34

Vereadores serão alvo de Comissão Processante

Mesa diretora avisa que comissão processante será composta por três membros, um presidente, um vice-presidente e um relator

Wôlmer Ezequiel
Vereador Jadson explicou o ato administrativo que poderá ser instauradoVereador Jadson explicou o ato administrativo que poderá ser instaurado

Em meio a uma reunião tumultuada e marcada pela prisão do vereador Wanderson Gandra, o presidente da Casa Legislativa de Ipatinga, Jadson Heleno (SDD), apresentou para o plenário a proposição de instauração de uma comissão processante contra os quatro vereadores investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A comissão processante poderá resultar na cassação do mandato dos vereadores alvo da investigação. O presidente da Câmara afirmou que o ato legislativo é o mais adequado para a situação.

“Nós optamos pela comissão processante porque a comissão parlamentar de inquérito (CPI) é um ato investigatório, ela iria fazer uma investigação que está sendo feita de forma brilhante pelo Gaeco há mais de um ano e meio. A comissão processante é o ato administrativo mais duro que a Câmara de Ipatinga tem para punir, e é isto que faremos com muito rigor e transparência. A comissão também dará o direito da ampla defesa e ao contraditório para os investigados”, destaca Jadson.

A comissão processante será composta por três membros, um presidente, um vice-presidente e um relator. Os membros serão escolhidos por sorteio entre todos os parlamentares, exceto os investigados. O procurador da Câmara, Adalton Cunha, explica que após a análise jurídica da denúncia, a comissão deverá iniciar os trabalhos.

“Após o protocolo na Secretaria Parlamentar, a denúncia apresentada nesta sessão será encaminhada para a assessoria jurídica para saber se ela está de acordo com Decreto 201/1967, que trata da cassação de prefeitos e vereadores pela Câmara Municipal. Teremos um prazo de cinco dias para emitir o parecer e obrigatoriamente esta denúncia tem que ir para o plenário para ser recepcionada ou não”, detalha Adalton.

A denúncia será apreciada pelos vereadores na próxima sessão da Casa, ainda sem data definida. Caso a denúncia seja aceita, os trabalhos da comissão processante iniciam com o prazo de 90 dias para a conclusão. Veja mais, no vídeo abaixo.

Já publicado:
Vereador Wanderson Gandra é preso em Ipatinga
Vereador Rogerinho se entrega à polícia
Gaeco explica andamento da Operação Dolos, que investiga vereadores de Ipatinga



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luan

22 de fevereiro, 2019 | 20:23

“Ai "Palhaço" o meu vereador não está nesta e nem estará já o seu deve estar ou derá estar daqui a pouco, por que disse anteriormente que e frequnetador asuido das paginas policiais e nã demora vai chegar nele. Tem que ter coerencia não vi nenhum comentário se o dito entendido das coisa policiais.”

José Antônio da Silveira Drumond

21 de fevereiro, 2019 | 23:07

“Quem sabe a LAVA JATO chega até aqui e mostre para a GAECO como é que se age, prendendo a quem tem que prender não importando quem, inclusive algum ex-PRESIDENTE se houver. Vamos esperar que algum Juiz não não se condoa dos "dodoizinhos" mandando soltá-los até mesmo antes da prisão.”

José Gonçalves

21 de fevereiro, 2019 | 16:31

“Tem é de cassar rápido, isto é enrolo,daqui a 90 dias não se apurara nada,vai tudo para debaixo do tapete, é a velha politica,que tem muitos membros na Camará de Ipatinga”

Palhaço

21 de fevereiro, 2019 | 16:28

“Apareceu kkkkkk”

Luan

20 de fevereiro, 2019 | 23:28

“quando é que a GAECO vai investigar vagas de veiculos que são distribuidas em carater politica /financeira alugados na INFRATER que é feita na cara dura”

Envie seu Comentário