Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de fevereiro, de 2019 | 13:25

Vereador Rogerinho se entrega à polícia

Investigado pelo Gaeco, vereador tinha mandado de prisão expedido pela Justiça

Reprodução
Vereador era procurado pelo GaecoVereador era procurado pelo Gaeco

Com mandado de prisão expedido pela Justiça, investigado por mau uso do dinheiro público em seu gabinete, entre outros delitos, o vereador Antônio Rogério Bento (PSL), entregou se hoje por volta das 10h30 na delegacia da Polícia Civil em Ipatinga. O vereador era considerado foragido.

Em entrevista na segunda-feira (18), os integrantes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Ipatinga explicaram que a operação tem como intuito investigar atos ilícitos praticados por vereadores, envolvendo o recolhimento de parte do salário de assessores.

Na prática, as investigações apontam que alguns vereadores em Ipatinga contratavam pessoas com a finalidade de recolherem parte dos salários. As fraudes consistiam principalmente em três metodologias.

Na primeira, é feito o recebimento e entrega de valores em espécie ao representante do legislativo, segunda na retenção do cartão bancário com o repasse de ínfimo valor ao funcionário (que na verdade também não prestava serviço à Câmara Municipal de Ipatinga/funcionário fantasma), com a subsequente manipulação na folha de ponto, enquanto que, na terceira, o vereador determinava a realização de empréstimos bancários por parte de servidores com o saque e transferência para contas de interpostas pessoas (laranjas) visando maquiar o real destino dos valores.

Com vistas a angariar provas, na sexta-feira (15) foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão em quatro gabinetes de vereadores, na Câmara de Ipatinga.

Conforme o promotor Bruno Schiavo, as buscas e apreensão na Câmara de Vereadores ocorreram após o oferecimento da denúncia à Justiça, ou seja, já existiam provas suficientes e indícios de que as pessoas denunciadas, entre elas, vereadores e alguns assessores, participaram da ação criminosa. “Então, dentro da Câmara, estávamos finalizando a fase investigativa e buscando angariar dentro dos gabinetes materiais que comprovassem àquelas provas que nós já tínhamos até então no procedimento investigatório”, informou.

Conforme o promotor Bruno Schiavo, a investigação atual teve início a partir de uma outra, que era oriunda de um vereador, até então, assessor parlamentar.

Com isso, passaram a apurar não somente o parlamentar, mas também toda a Câmara de Vereadores. “Nós começamos a investigação em 2016, que envolvia o vereador Rogerinho, que na época, era assessor de vereador. Oferecemos a denúncia à Justiça e partir de então, pedimos para que houvesse um desmembramento nessa investigação e o juiz autorizou para que nós continuássemos a apurar todas as propinas”, explicou.

Foragido

O promotor Bruno Schiavo ressaltou que na Operação Dolos, na sexta-feira, houve três mandados de prisão preventiva, desse total, dois foram cumpridos, conforme já noticiado pelo Diário do Aço, e um estava em aberto, o do vereador Rogerinho. À tarde foi preso o vereador Luiz Márcio (PTC) e, à noite, do assessor parlamentar Ivan Menezes, do gabinete do vereador Paulo Reis (Pross).

Entenda mais:
Gaeco explica andamento da operação Dolos que investiga vereadores de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Daniel Sousa Negreiros

09 de abril, 2021 | 19:59

“O RESPONSÁVEL SÃO OS SEUS PAIS, QUE NÃO SOUBERAM TRANSMITIR NEM AMOR, EM HONESTIDADE.
OS PAIS, TAMBÉM, TINHAM QUE SER PUNIDOS.”

José Gonçalves

21 de fevereiro, 2019 | 16:15

“Eu votei no Rogerinho, achando que ele era honesto, me enganei, como muitos, ainda bem q tem estes promotores atentos para por na cadeia este tipo de gente desonesta”

Benicio G Silva

21 de fevereiro, 2019 | 09:33

“SE INVESTIGAREM EM OUTRAS CIDADES AQUI DA REGIAO, SOBRARÁ ALÉM DO LEGISLATIVO, PARA O EXECUTIVO TBM...TÁ FÁCIL SABEREM AS CIDADES, BASTA BOA VONTADE...POIS DENUNCIAS NAO FALTAM.”

Palhaço

21 de fevereiro, 2019 | 08:24

“Ja tem suplente passando os ternos que estavam usando so em casamento, kkkkkkkk voltaram "alguns" ate pra Ipatinga, fora um que sempre mamou que corre o risco de sentar numa cadeira de vereador, credo. Ele sim, o GAECO tem que investigar também.”

Maria

21 de fevereiro, 2019 | 07:47

“Pois é Elton... ainda bem que a GAECO responde para o estado e não para o governo federal, senão estávamos perdidos. Veja as inúmeras denuncias de corrupção envolvendo a família Bozo e nada foi feito até o momento. Mas como Moro disse: É só pedir perdão que tá tudo certo.

Fora essa piada que tá o Brasil, parabéns ao GAECO pelo trabalho e que continuem trabalhando em prol da sociedade.”

Luan

20 de fevereiro, 2019 | 23:39

“pois e´onde está os financiadores da campnha deste cara ? Kd os médicos que sempre que sempre passou pessoas na frente para consultas exames e outras coisas ligado a saúde .Tinha que investigar esse médicos que inclusive tinha esposas lotadas e recebendo dinhiro público sem nem ir lá tarbalhar”

Elton Miranda Tavares

20 de fevereiro, 2019 | 22:17

“Como o Gustavo Bebbiano, os políticos espertões que surfaram na onda Bolsonaro e ganharam eleições pelo Brasil afora acharam que iam passar impunes a seus atos corruptos.
Bem feito, que fiquem trancafiados por muito tempo e sejam cassados seus direitos políticos para sempre.”

Envie seu Comentário