12 de novembro, de 2025 | 10:41
Nova prova de conceito para sistema de fiscalização eletrônica de trânsito em Ipatinga
Divulgação
Nova etapa é feita com a empresa que ficou em segundo lugar em licitação, após a primeira colocada não atender aos requisitos técnicos exigidos
Nova etapa é feita com a empresa que ficou em segundo lugar em licitação, após a primeira colocada não atender aos requisitos técnicos exigidosO município de Ipatinga terá uma nova Prova de Conceito, etapa de testes práticos no âmbito do processo licitatório para a contratação dos serviços de fiscalização eletrônica de trânsito no município. Os testes serão feitos entre os dias 25 e 27 de novembro. A informação foi divulgada pela administração municipal na manhã desta quarta-feira (12). Equipamentos visam coibir infrações como o avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade em trechos considerados críticos na cidade e marcados por frequentes acidentes de trânsito.
Neste momento, a empresa responsável está instalando os equipamentos, incluindo postes, laços metálicos no asfalto e câmeras de monitoramento, para que os testes sejam iniciados nas datas programadas”, informa nota divulgada pelo governo.
O objetivo, segundo a administração, é avaliar o desempenho e a eficiência dos dispositivos antes da implantação definitiva do sistema. Durante este período, não haverá aplicação de multas”, reforça a nota.
A prova de conceito envolve a instalação de tecnologias capazes de identificar infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversões proibidas e também o peso dos veículos que trafegam pelo cruzamento da avenida Simon Bolívar com a rua Graciliano Ramos, no bairro Cidade Nobre.
Divulgação
Equipamentos visam coibir infrações como o avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade em trechos considerados críticos na cidade
Equipamentos visam coibir infrações como o avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade em trechos considerados críticos na cidadeTestes técnicos
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, explica que a etapa atual é puramente técnica. Neste momento, estamos apenas realizando uma avaliação de desempenho dos equipamentos, sem qualquer efeito punitivo. Nenhuma infração será convertida em multa. Estamos garantindo que, quando o sistema for de fato implementado, funcione com precisão e responsabilidade”, afirmou o secretário.
O prefeito Gustavo Nunes reforçou que a medida tem caráter educativo e preventivo. A nossa prioridade é preservar vidas. Essa ação faz parte de um conjunto de medidas para reduzir acidentes e promover mais respeito às regras de trânsito. Não é uma ação para punir, e sim para educar, prevenir e proteger a população”, destacou o prefeito.
A avaliação prática é um requisito técnico do processo licitatório e servirá para comprovar a eficiência das soluções apresentadas. A expectativa é que, com a futura implantação do sistema, Ipatinga registre uma redução nas infrações e acidentes, tornando o trânsito mais seguro para motoristas, ciclistas e pedestres.
Pontos mais críticos
Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, no total, 50 pontos espalhados por vários bairros devem receber equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito.Conforme amplamente divulgado ao longo deste ano, o índice de acidentes de trânsito atingiu números considerados alarmantes.
Dados apurados pela polícia indicam que a imprudência de motoristas está listada entre os fatores dos inúmeros acidentes na área urbana.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















