18 de setembro, de 2025 | 17:24
Estatística de acidentes na região mostra quadro alarmante e campanha mira a conscientização
Wellington Fred
Situação no trânsito, com acidentes fatais e com vítimas é considerado tão alarmante quanto a criminalidade

A 12ª Região de Polícia Militar do Vale do Aço, em parceria com o Hospital Márcio Cunha, Polícia Civil e Patty Publicidade, promoverá entre os dias 18 e 25 de setembro ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito 2025. A campanha, que tem abrangência nacional, traz este ano o tema "Desacelere, seu bem maior é a vida" e busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da responsabilidade no trânsito.
O assunto foi tratado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18), na sede da 12ª Região de Polícia Militar, no bairro Horto em Ipatinga. Na entrevista, a delegada Regional da Polícia Civil, Talita Martins Soares enfatizou a fiscalização, educação e infraestrutura como fatores para reduzir os índices de acidentes. O comandante da 12ª RPM, coronel Márcio Roberto de Sousa, destacou dados estatísticos de acidentes, que ele considerou tão alarmante quanto a criminalidade e o diretor técnico do Hospital Márcio Cunha, Alexandre Silva Pinto, enfatizou a gravidade dos ferimentos das vítimas de acidente, que dão entrada na unidade hospitalar.
A programação regional contará com uma série de atividades educativas e de sensibilização, incluindo blitz educativas em pontos estratégicos das cidades do Vale do Aço, distribuição de adesivos com mensagens de segurança no trânsito, utilização de painéis eletrônicos para reforçar mensagens de prudência e atenção ao volante, além de ações de orientação direcionadas a motoristas e pedestres.
Dados preocupantes
Levantamento feito pela 12ª RPM revela dados considerados preocupantes sobre acidentes de trânsito com vítimas na região do Vale do Aço. Entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 1.375 acidentes com vítimas nos quatro municípios da região, o que representa aumento de 5,77% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 1.300 acidentes. Ipatinga concentra o maior número absoluto com 871 acidentes, seguida por Coronel Fabriciano com 223, Timóteo com 222 e Santana do Paraíso com 59 ocorrências.
Embora o número total de acidentes tenha aumentado, foi registrada uma redução no número de mortes na região de 18 óbitos de janeiro a agosto de 2024, o número caiu para 17, no mesmo período em 2025. Esse resultado demonstra que, apesar dos desafios na prevenção de acidentes, há avanços na redução da letalidade, possivelmente relacionados à melhoria no atendimento médico de emergência e infraestrutura hospitalar da região”, informa a 12ª RPM.
Custo em vidas
A proposta da Semana Nacional de Trânsito é despertar na população a consciência de que a pressa e a imprudência são fatores que ampliam os riscos no trânsito e podem custar vidas. A campanha reforça que desacelerar é uma escolha de responsabilidade e cuidado coletivo, que garante mais segurança para todos os usuários das vias. "Ao lado do Hospital Márcio Cunha e demais parceiros, a Polícia Militar reforça o compromisso com a vida e a segurança no trânsito. Cada condutor tem o poder de fazer a diferença ao escolher desacelerar e praticar a direção defensiva", destaca o Comandante da 12ª RPM, Coronel Márcio Roberto de Sousa.
A parceria com o Hospital Márcio Cunha visa fortalecer as ações da campanha, uma vez que a unidade hospitalar atende diretamente às vítimas de acidentes de trânsito e conhece de perto os impactos da violência no trânsito sobre as famílias e a comunidade. A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha anual que acontece em todo o país, sempre na terceira semana de setembro, com o objetivo de promover a educação e a conscientização sobre segurança viária, envolvendo órgãos de trânsito, forças de segurança, instituições de saúde e sociedade civil na promoção de um trânsito mais seguro e humano”, conclui nota divulgada pela 12ª RPM.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]