18 de setembro, de 2025 | 17:24
Estatística de acidentes na região mostra quadro alarmante e campanha mira a conscientização
Wellington Fred
Situação no trânsito, com acidentes fatais e com vítimas é considerado tão alarmante quanto a criminalidade
Situação no trânsito, com acidentes fatais e com vítimas é considerado tão alarmante quanto a criminalidade A 12ª Região de Polícia Militar do Vale do Aço, em parceria com o Hospital Márcio Cunha, Polícia Civil e Patty Publicidade, promoverá entre os dias 18 e 25 de setembro ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito 2025. A campanha, que tem abrangência nacional, traz este ano o tema "Desacelere, seu bem maior é a vida" e busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da responsabilidade no trânsito.
O assunto foi tratado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18), na sede da 12ª Região de Polícia Militar, no bairro Horto em Ipatinga. Na entrevista, a delegada Regional da Polícia Civil, Talita Martins Soares enfatizou a fiscalização, educação e infraestrutura como fatores para reduzir os índices de acidentes. O comandante da 12ª RPM, coronel Márcio Roberto de Sousa, destacou dados estatísticos de acidentes, que ele considerou tão alarmante quanto a criminalidade e o diretor técnico do Hospital Márcio Cunha, Alexandre Silva Pinto, enfatizou a gravidade dos ferimentos das vítimas de acidente, que dão entrada na unidade hospitalar. A entrevista completa pode ser assistida ao fim da notícia.
A programação regional contará com uma série de atividades educativas e de sensibilização, incluindo blitz educativas em pontos estratégicos das cidades do Vale do Aço, distribuição de adesivos com mensagens de segurança no trânsito, utilização de painéis eletrônicos para reforçar mensagens de prudência e atenção ao volante, além de ações de orientação direcionadas a motoristas e pedestres.
Dados preocupantes
Levantamento feito pela 12ª RPM revela dados considerados preocupantes sobre acidentes de trânsito com vítimas na região do Vale do Aço. Entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 1.375 acidentes com vítimas nos quatro municípios da região, o que representa aumento de 5,77% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 1.300 acidentes. Ipatinga concentra o maior número absoluto com 871 acidentes, seguida por Coronel Fabriciano com 223, Timóteo com 222 e Santana do Paraíso com 59 ocorrências.
Embora o número total de acidentes tenha aumentado, foi registrada uma redução no número de mortes na região de 18 óbitos de janeiro a agosto de 2024, o número caiu para 17, no mesmo período em 2025. Esse resultado demonstra que, apesar dos desafios na prevenção de acidentes, há avanços na redução da letalidade, possivelmente relacionados à melhoria no atendimento médico de emergência e infraestrutura hospitalar da região”, informa a 12ª RPM.
Custo em vidas
A proposta da Semana Nacional de Trânsito é despertar na população a consciência de que a pressa e a imprudência são fatores que ampliam os riscos no trânsito e podem custar vidas. A campanha reforça que desacelerar é uma escolha de responsabilidade e cuidado coletivo, que garante mais segurança para todos os usuários das vias. "Ao lado do Hospital Márcio Cunha e demais parceiros, a Polícia Militar reforça o compromisso com a vida e a segurança no trânsito. Cada condutor tem o poder de fazer a diferença ao escolher desacelerar e praticar a direção defensiva", destaca o Comandante da 12ª RPM, Coronel Márcio Roberto de Sousa.
A parceria com o Hospital Márcio Cunha visa fortalecer as ações da campanha, uma vez que a unidade hospitalar atende diretamente às vítimas de acidentes de trânsito e conhece de perto os impactos da violência no trânsito sobre as famílias e a comunidade. A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha anual que acontece em todo o país, sempre na terceira semana de setembro, com o objetivo de promover a educação e a conscientização sobre segurança viária, envolvendo órgãos de trânsito, forças de segurança, instituições de saúde e sociedade civil na promoção de um trânsito mais seguro e humano”, conclui nota divulgada pela 12ª RPM.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Cássia Albuquerque
19 de setembro, 2025 | 07:49Trânsito intenso na BR. Única Via de acesso para a maioria dos bairros. No Bairro Horto muitas pessoas descem nos pontos de ônibus e da passarela da Vale, precisam atravessar essa BR . Precisa urgente de um radar ou semáforo ou uma passarela. Fluxo grande de pessoas para atravessar a BR. Alto índice de acidentes.”
Victor Souza Lima
19 de setembro, 2025 | 07:23Tentarei ser assertivo e objetivo, então:
Concientizar = radar. Vai resolver.Simples assim...”
Marley
19 de setembro, 2025 | 07:05Após ler a reportagem e os comentários , deixo aqui o meu rsrsrsrsrsrs .
Nós queríamos a liberdade , democracia , fim da ditadura , igualdade , a tal da inclusão .
Agora queremos respeito , blitz , multas , educação , radares , quebra molas .
Uma região com o aparato de agentes públicos , estaduais e da prefeitura que temos , tá meio sem rumo .
Não sabemos mais nem o que queremos .!
O vale do aço ainda vai ser campeão .”
Pinguim do Nada
19 de setembro, 2025 | 07:04Fácil de resolver, é fiscalização e radar”
Maluco
19 de setembro, 2025 | 05:57Ipatinga está uma vergonha em se tratando de trânsito,e as autoridades não fazem nada, cadê as fiscalizações e blitzes? O trânsito de Ipatinga está sendo desafiador pra quem precisa sair de casa.Os órgãos público estão coniventes com o problema.”
Homem da Primeira Hora
19 de setembro, 2025 | 04:22? de fato lamentável e alarmante ver as estatísticas sobre acidentes de trânsito. A notícia do Diário do Aço, por exemplo, destaca a dura realidade de que a falta de conscientização e, principalmente, a falta de respeito no trânsito contribuem para um cenário de perdas e sofrimento.
?Essa percepção de que "o brasileiro não tem a cultura de respeito ao próximo" pode ser vista de maneira mais ampla, não só nas estradas. Muitas vezes, essa atitude se manifesta em pequenos gestos do dia a dia, como na forma como as pessoas tratam o espaço público, o lixo, a fila, ou mesmo a maneira como interagem nas redes sociais. É como se a pressa e o individualismo ofuscassem a empatia e a solidariedade.
?Em uma visão cristã, o mandamento do amor ao próximo é central. Jesus nos ensinou que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. Esse amor não é um sentimento abstrato, mas uma ação concreta. No trânsito, amar o próximo significa ter paciência, respeitar as regras, ceder a vez e, acima de tudo, zelar pela vida do outro, assim como você zela pela sua. É uma atitude que vai além da lei e se baseia na consciência de que a vida do outro é tão valiosa quanto a nossa.
?A solução para esse problema não está apenas em novas leis ou mais fiscalização, mas em uma profunda mudança de mentalidade. É preciso que cada um de nós reflita sobre nossas próprias atitudes e comece a ser a mudança que queremos ver, agindo com mais respeito, empatia e amor em todas as áreas de nossa vida.”
Anderson
18 de setembro, 2025 | 20:58Não precisa de campanha, precisa de efetivo na rua, mais fiscalização, verificar documento, imposto de veículo, se está dentro das normas para o transitar. 50% das motos no vale do aço estão sem silencioso de descarga. Mas esses órgãos públicos voltaram a ser cabides de rmpr go, ninguém quer fazer nem o básico”
Antônio
18 de setembro, 2025 | 20:28Faço o trecho de Ipatinga a Timóteo todos os dias, fico vendo a falta de responsabilidade de quem lutou contra a base de serviço e apoio dentro de Ipatinga.
Todo dia tem acidente no trecho urbano, uma vida pode ser perdida por minutos de socorro.
Como fica a consciência de quem lutou contra a base em frente a estação ferroviária? Imagina se for da sua família e vc lembrar disso”
Sem Esta
18 de setembro, 2025 | 20:25Conscientização!!!!!!!!
Esperam tá, sabe quando irá melhorar este trânsito caótico de Ipatinga?
Só quando mexer no bolso destes condutores sem educação e respeito.
Quando estes agentes de trânsito tanto da Policia Militar, quanto da Prefeitura, deixarem o comodismo de lado e começarem a atuarem principalmente no horário de pico; fiquem aqui na rotatória do Vila Ipanema, próximo ao viaduto, será no mínimo umas 200 atuações.”
Kd as Blitz
18 de setembro, 2025 | 19:28O que tem de gente sem habilitação dirigindo em Ipatinga, não é brincadeira...
Quando uma autoridade ou alguém da elite forem atropelados por estes, aí tomam providências.”