27 de junho, de 2025 | 08:30
Ipatinga vai instalar novos semáforos e reforçar manutenção em mais de 50 pontos da cidade
Débora Anício/Arquivo DA
O bairro Canaã está mapeado para receber manutenções nas sinalizações semafóricas
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A administração municipal de Ipatinga vai reforçar a sinalização semafórica no município com a instalação de novos equipamentos e a manutenção dos já existentes. O investimento total previsto é de R$ 14,8 milhões e será contratado por meio de pregão eletrônico, no modelo de registro de preços.
De acordo com o Termo de Referência (Anexo I) e a planilha de localização dos equipamentos (Anexo IB), ao qual o Diário do Aço acessou e analisou, serão contemplados 54 pontos da cidade, distribuídos pelos bairros Cidade Nobre, Canaã, Bethânia, Esperança, Ideal, Centro, Veneza, Cariru, dentre outros.
O contrato inclui a implantação de semáforos completos com tecnologia LED, controladores eletrônicos de tráfego, nobreaks e botoeiras para pedestres. Além disso, está prevista a manutenção preventiva e corretiva da sinalização atual, com substituições programadas e atendimento emergencial em caso de panes, colisões ou vandalismo.
Dentre as interseções que terão a manutenção de equipamentos já existentes, inclusive com substituição de peças danificadas e atualização de tecnologia, é possível citar a avenida Gerasa com rua Siquém Canaã; avenida João Valentim Pascoal com rua Poços de Caldas Centro; avenida Selim José de Sales com rua Jordão Canaã; avenida Brasil com rua Marubixaba Iguaçu; e avenida Alberto Giovannini com avenida Cândido de Meire Bethânia.
Segundo o edital, a manutenção será feita em até quatro horas após a notificação de panes, ou até 30 dias para substituição de equipamentos danificados.
Sistema inteligente
O Diário do Aço apurou junto a fonte ligada à prefeitura de Ipatinga que está em processo de elaboração um novo edital para instalação e serviços de videomonitoramento. O documento deve ser publicado no mês de julho.
A proposta é instalar um sistema de semáforos inteligentes. Desta forma, a sinalização funcionaria sob demanda, ou seja, tempo que o semáforo fica verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento. Automaticamente, ele se regula ao longo do dia para melhor gerenciar o fluxo de trânsito.
Também haverá uma central para instalação do software. As imagens do circuito de câmeras também poderão ser utilizadas para outros fins, como por exemplo, ações relacionadas à segurança pública.
Área sob responsabilidade da BR-381
O edital também faz alusão aos três semáforos instalados na avenida Pedro Linhares Gomes, trecho urbano da BR-381, que atualmente, está sob concessão da empresa Nova 381.
Os equipamentos ficam situados próximo à estação ferroviária (sentido bairro/centro), próximo a Guiauto (sentido centro/bairro) e próximo ao acesso ao Shopping Vale do Aço (sentido centro/bairro).
Por estarem sob jurisdição da Nova 381, o governo municipal não poderá intervir diretamente, salvo por autorização expressa da concessionária. Ainda assim, esses locais foram mapeados para eventual remanejamento ou futura atuação conjunta.
Os semáforos estão controlados por equipamentos externos, pertencentes à concessionária da rodovia, ou se encontram desativados por interferência direta na malha viária sob concessão”, pontua o documento.
Quantitativo estimado
Com base na planilha técnica e nas exigências de qualificação técnica do edital, é possível estimar que serão implantados cerca de 15 novos conjuntos semafóricos completos, incluindo focos veiculares, para pedestres e controladores. Além disso, todos equipamentos terão manutenção, substituição ou atualização tecnológica.
A execução dos serviços será feita conforme demanda, por meio de ordens de serviço emitidas pela prefeitura. O contrato terá duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade.
O que o edital diz sobre o investimento
O valor global do contrato é estimado em R$ 14.809.161,16, correspondente aos serviços a serem prestados pela contratada. A quantia contempla todos os custos necessários para a execução do contrato, incluindo implantação de novos semáforos, manutenção preventiva e corretiva dos existentes, fornecimento de mão de obra especializada, aquisição de materiais e equipamentos (grupos focais, controladores, nobreaks e custos operacionais, administrativos, encargos trabalhistas e tributários.
As cifras representam um valor estimado, visto que a licitação será feita por registro de preços, ou seja, a prefeitura não está contratando de imediato o valor total, mas habilitando uma empresa para prestação sob demanda, de acordo com ordens de serviço.
O contrato terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado. A empresa vencedora deve apresentar garantia de execução de 5% desse valor, e também uma garantia de proposta de 1% durante a fase licitatória.
Edital
O edital e licitação para a seleção e contratação de empresa que prestará serviços de implantação e manutenção da sinalização semafórica e dispositivos auxiliares foi publicado quarta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma).
As propostas serão recebidas, exclusivamente por meio eletrônico, até às 12h59 do dia 10/7/2025. Já a abertura das propostas e sessão de lances será a partir das 13h do mesmo dia.
O prazo de vigência do contrato a ser firmado será de 12 meses, contados a partir da emissão da data de assinatura do contrato, podendo ter sua duração prorrogada, alterada ou aditada, nos termos do art. 107 Lei Federal nº 14.143, de 1° de abril de 2021.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gil
28 de junho, 2025 | 09:02Prefeito o trânsito em Ipatinga já está um caus e já vem com mais sefamaro olha mais a saúde remédios faltando nos posto marca um exame no Sam demora 1 ano ou mais ,aí como fica”
Verdade Nua e Crua
27 de junho, 2025 | 20:34Tudo isso pq a fiscalização é precária? estou cansado de viajar e em cidades onde o sistema funciona a gente logo escuta alguém alertando: ?não vacila que se os guardas verem multam?”
Cidadão Pagador de Impostos
27 de junho, 2025 | 14:45Concordo com o Fabiano Castro, o que tem de motorista/motoqueiro que não respeita a sinalização não é brincadeira”
Talles Regis
27 de junho, 2025 | 12:23Favor Implantar a ?ONDA VERDE? nas principais avenidas e controle de avanço.”
Nada
27 de junho, 2025 | 11:50Enxugar gelo é a especialidade destes gestores!!!!! Dinheiro jogado fora,como sempre estão sempre patinando, e não vai resolver em nada esta bagunça que é o trânsito de Ipatinga.”
Fabiano Castro
27 de junho, 2025 | 11:39Deveria ter câmeras de avanço, motorista só aprende quando sente no bolso. Linha verde no Canaã, abre um e fecha outro o trânsito não flui.”
Erre
27 de junho, 2025 | 11:22Nada de dinheiro jogado fora, Amilar. Tem semáforo que não dá para enxergar direito, outros estão com luzes queimadas. Além disso costuma ficar fora do ar e tem horário que fica um caos, fora o risco de acidentes. Está precisando disso urgentemente. Poderiam colocar aqueles semáforos com tempo decrescente. Ajudaria muito principalmente para os que ficam voando.”
Joao
27 de junho, 2025 | 11:18Com este dinheiro da para esticar a av. Manaim ate a vila Celeste da feira do canaã e mesmo com apena pista simples ir e vir da para resolver boa parte dos problemas.
Tem que abrir vias e não trazer mais semáforos.
Os bairros iguacu, cidade nobre, vila formosa, chacaras Madalena,vila celeste , canaa,cacula juntos tem mais de 20 ruas sem saida, pois todas desembicam na manaim , projeto estrutural desde a fundação do município, que por alguma razão os loteadores nao executaram.Cabe ao município executar os herdeiros, e depois sendo infrutíferas as tentativas, fazer as obras.”
Dudu
27 de junho, 2025 | 11:02E oque vai ser feito com os pedestres que passam do lado do botão de fechar o sinal e apertam só pelo prazer de apertar e não para atravessar a rua?”
Jose
27 de junho, 2025 | 10:04"Educar os usuários"......mas que falácia. kkkkk.”
Amilar
27 de junho, 2025 | 09:24Olá.
Vai jogar dinheiro fora, primeiro colocar os policiais municipais nos pontos críticos, educar os usuários e qualificar o pessoal de fiscalização de rua..
Com esse dinheiro vai engordar os bolsos de alguém ....vamos fiscalizar sr vereadores e povo.
É nosso dinheiro que está em jogo.”