05 de fevereiro, de 2025 | 08:40
Duplicação da BR-381 no Vale do Aço deve começar em 2027
Alex Ferreira
O contorno rodoviário será duplicado a partir do trevo de Cachoeira do Vale, em Timóteo, até o trecho sob a "ponte velha", entre Coronel Fabriciano e Timóteo
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Nesta quinta-feira (6), a Nova 381, concessionária vinculada ao grupo 4Um FIP, que venceu o leilão de concessão da rodovia, assume oficialmente a administração do trecho da rodovia entre Caeté e Governador Valadares, em evento que ocorrerá em Belo Oriente, conforme noticiado em primeira mão pelo Diário do Aço.
No entanto, embora muito aguardado por todos os usuários da rodovia, o início das duplicações por parte da iniciativa privada só deve começar a partir de 2027, sendo todos os trechos previstos concluídos nos oito primeiros anos de contrato, conforme prevê o Programa de Exploração da Rodovia (PER), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao qual o Diário do Aço acessou e destrinchou.
Ao todo, estão previstos cerca de R$ 9,5 bilhões investidos para duplicação, terceiras faixas, sinalização de toda a rodovia, ajustes geométricos das curvas perigosas.
Como funcionará a duplicação
A primeira ação da concessionária referente à ampliação das faixas será no 3º ano de concessão, ou seja, em 2027. O PER prevê a conclusão das obras de duplicação já iniciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no trecho entre o Km 286,53, em Jaguaraçu (poucos metros após a entrada para o município), e o Km 314,36, em Antônio Dias, cerca de 1 km após o segundo túnel sentido Belo Horizonte.
No ano seguinte, em 2028, está prevista a conclusão da duplicação no Km 314 em Antônio Dias até o entroncamento da BR-381 com a MGC-120, em Nova Era, no Médio Piracicaba; e do Km 331,17, em Nova Era, até o Km 340,36, na entrada de Bela Vista de Minas.
Para o 5º ano de concessão, em 2029, a duplicação parte de Bela Vista de Minas e finaliza no Km 377,92, em São Gonçalo do Rio Abaixo (próximo ao trevo). No mesmo ano, também está prevista outra obra a partir deste trecho em São Gonçalo do Rio Abaixo, até o Km 385,4, no trecho do distrito de Cocais, em Barão de Cocais.
Também para o 5º ano está prevista a implantação da área de escape no Km 373,94, próximo à comunidade de Chácara Velha em São Gonçalo do Rio Abaixo.
Vale do Aço
A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) deverá começar a receber as obras de duplicação somente no 6º ano de concessão, quando será duplicado do Km 273,76, próximo ao trevo do Cachoeira do Vale, em Timóteo, até o Km 285,08, em Jaguaraçu, se unindo ao trecho com previsão para duplicação em 2027.
Por fim, no 8º ano de concessão, 2032, a duplicação partirá do Km 273,76, próximo ao trevo do Cachoeira do Vale, até o Km 267,76, em Coronel Fabriciano, sob a ponte velha.
No mesmo ano, haverá uma duplicação do Km 228,98 em Belo Oriente (próximo à Cenibra) até o Km 250,91 em Ipatinga (próximo ao Monte da Resposta).
Melhorias em 2025
Para agosto deste ano, conforme Clésio Gonçalves, coordenador do Movimento Pró Vidas BR-381, estão previstos o início da operação de ambulâncias, inclusive equipadas com UTI móvel, atendimento com guinchos leves e pesados, entre outras diversas viaturas operacionais, além de um Centro de Controle Operacional (CCO) com monitoramento de câmeras em 100% da rodovia, com o objetivo de garantir a segurança viária/pública com compartilhamento das imagens junto às forças policiais.
O "Plano 100 Dias", que deve ser detalhado em breve, prevê ações emergenciais para melhorar a segurança e o conforto dos usuários da rodovia, incluindo intervenções no pavimento, roçada, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas, drenagens superficiais e melhorias na sinalização.
Outras obras
O Programa de Exploração da Rodovia também estabelece a construção de Unidade Operacional (UOP) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas proximidades do trevo do distrito de Perpétuo Socorro, em Belo Oriente, além de reformar o edifício da balança de pesagem, já existente em Jaguaraçu.
Duplicação Dnit
Conforme estabelecido no contrato de concessão, o Dnit permanece responsável pela execução de melhorias no lote 8A em Caeté, com serviços de restauração, duplicação e melhoramentos, do km 422,4 ao km 440,4. No lote 8B, entrada da capital, serão executados os mesmos serviços, mas do km 440,4 ao km 453,8. Esse seguimento de aproximadamente 30 quilômetros será incorporado à gestão da Nova 381 a partir do oitavo ano de concessão, quando a concessionária assumirá também a recuperação e manutenção desse trecho. Ao todo, serão investidos, até 2028, mais de R$ 900 milhões na região de Belo Horizonte.
Assunção da BR-381”
A cerimônia que marca o início da operação da concessionária Nova 381 terá a presença de Renan Filho, ministro dos Transportes, e de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, além de deputados estaduais e federais, além de prefeitos e outras lideranças ligadas ao Vale do Aço e municípios cortados pela BR.
Rodovia da morte
Dados da PRF indicam que entre os anos de 2018 e 2023, aconteceram 3.960 sinistros de trânsito no trecho da BR-381 que vai de Belo Horizonte a Governador Valadares. Quatrocentas e vinte pessoas perderam a vida nessa estrada.
A BR-381, assim como tantas outras que cortam Minas Gerais, enfrenta um cenário de deterioração, com buracos, ausência ou má sinalização, iluminação precária, falta de acostamento e pavimento deteriorado das rodovias federais brasileiras. Durante o percurso de Ipatinga para Belo Horizonte, é possível notar diversos pontos da BR-381 que se enquadram na descrição, sobretudo, nos trechos em que as obras de duplicação não foram concluídas.
Toda essa situação traz consequências para além dos prejuízos econômicos. Além disso, somados à imprudência de motoristas, levam a tantas ocorrências graves nas pistas do país. Muitas delas, fatais.
Pedágios a serem instalados dentro de um ano
Antes mesmo de qualquer início de duplicação, a concessionária irá fixar cinco praças de pedágio entre Belo Horizonte e Governador Valadares, entre o fim de 2025 e início de 2026. A cobrança efetiva deve começar em fevereiro do ano que vem.As tarifas básicas de pedágio para cada praça de pedágio são as seguintes: Caeté (R$ 13,75), João Monlevade (R$ 11,40), Jaguaraçu (R$ 13,35), Belo Oriente (R$ 10,75) e Governador Valadares (R$ 11,20). No entanto, conforme a ANTT, o cálculo da tarifa aplicada no início de 2026 levará em conta o desconto oferecido no leilão pela Nova 381 de 0,94% e outros fatores não discriminados.
Já publicado:
-Evento de "Assunção da BR-381" será em Belo Oriente
-Contrato de concessão da BR-381 à iniciativa privada será assinado nesta quarta-feira
- Lula assina contrato de concessão da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mura
06 de fevereiro, 2025 | 15:25Os caras são expertos... não vão gastar um centavo... vão fazer a obra com o dinheiro do pedágio, que por sinal está um absurdo. Deviam chamar os chineses eles devem fazer melhor e em uns três anos.”
Bruno César
06 de fevereiro, 2025 | 12:27Pagar pedágio antes de concluir as obras é de fato a cara do Brasil,um país que não está nem aí pro povo,só pensa em arrecadação,e o mais triste,estas obras só devem terminar mesmo em 20 ou 30 anos.”
Franklin da Rocha Nascimento
06 de fevereiro, 2025 | 11:36Ano que vem tem eleição.”
Cidrac Pereira de Moraes
06 de fevereiro, 2025 | 09:38A receita é simples. É singela. O Estado mediante o esforço de TODOS, nossos tributos, constrói e entrega para uma meia duzia se deleitar. Assim é o CAPITALISMO.”
Zeze
05 de fevereiro, 2025 | 23:57Tantos discursos, reuniões, falatórios, palanques, promessas. Pra depois vir com essa de começar as obras só em 2027?
Deixa eu rir grosso!”
Rcesar
05 de fevereiro, 2025 | 20:26Conheço este contos de fadas desde quando a Dilma em Ipatinga destinou 5 bi para duplicação e nem saiu do papel . Será que meus netos vão desfrutar da melhoria desta estrada , Que vi o exército executando a obra de Ipatinga a Monlevade nós anos 60.”
Opa
05 de fevereiro, 2025 | 19:572027kkkk”
Fábio
05 de fevereiro, 2025 | 18:23Previsão de término: 2080.”
Otaviano Eurico Dorneles Junior
05 de fevereiro, 2025 | 16:06Absurdo o pedágio de bh a SP e 2,20 carro pequeno.seria o justo.nao pesa no bolso e a estrada é boa.gastar $120 p ir de gv a bh e voltar mais a gasolina já cara. Os políticos não estão nem aí. Andam de avião e no 0800 mesmo. Fora que 5 anos pra se fazer 300 km. Mais qtas vítimas nesses tempo? A empresa vai arrecadar pra depois gastar. Só no Brasil mesmo”
Flávio Barony
05 de fevereiro, 2025 | 14:50Vale lembrar que o IPVA não tem a função específica de fazer obras em estradas, ou seja, qualquer "imposto" tem a finalidade diversa (saúde, educação e etc). A questão é que de BH a SP o governo fez a obra e depois passou para concessão, por isso paga-se R$24,00 em 8 praças de pedágio (R$3,00 por praça para rodar 600km). Mas nossos politiqueiros surrupiaram o orçamento Federal com Emendas Parlamentares (muitooooo roubo legalizado e institucionalizado) e com fundao eleitoral de R$5 bilhões, ou seja, uma única eleicao paga a obra de 30 anos! Enfim, mais tributação para o povo e empresários do Vale do Aço! Infelizmente esse formato de concessão foi o único possível por meio das lideranças da sociedade civil e outros envolvidos! Precisamos da 381 duplicada para nossa segurança e desenvolvimento do vale do aço, mas estamos pagando caro por isso...”
Parafuso Aveludado
05 de fevereiro, 2025 | 14:35Lembrei-me de uma frase: A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.”
Tião Marreta
05 de fevereiro, 2025 | 14:34Os contos de fadas são narrativas onde aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário, maravilhoso. Estes contos têm quase sempre uma estrutura simples e fixa.
Mas prefiro dizer que isso é um conto de farsa, vide LMG 760 que liga Timóteo ao trevo da BR 262.”
Guima
05 de fevereiro, 2025 | 13:57Dois anos de pedágio caro por sinal. Depois começa a obra de duplicação. Neste dois anos já paga os gastos.Depois é só lucros .”
Pedro Magalhães
05 de fevereiro, 2025 | 12:26Qualquer um poderia ter ganho o leilão, pois o risco é zero, a empresa só fará obras, se honrar o apalavrado, a partir de um a dois anos de arrecadação, não colocará um centavo no negócio, somente dinheiro dos pedágios.”
Zé das Couves
05 de fevereiro, 2025 | 11:26Só acredito vendo.”
Guilherme Spinola
05 de fevereiro, 2025 | 10:04Vergonha,quanta demora para entregar esse trecho da 381,governo federal é uma vergonha para esse país que parou no tempo”
Pagador de Imposto
05 de fevereiro, 2025 | 09:22O Brasil não é para amadores!
Cobrar pedágio antes mesmo de fazer qualquer obra de verdade. já não basta o IPVA, para 2025, a expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 11,9 bilhões em MG! Enquanto isso uma grande parte faz o L e outra faz arminha e no final todos pagam o mesmo preço por sermos comandos por TODOS OS POLITICOS CORRUPTOS!”