22 de janeiro, de 2025 | 14:02
Lula assina contrato de concessão da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares
A expectativa é que a rodovia receba cerca de R$ 10 bilhões em investimentos (Capex e Opex). A intenção da empresa é prestigiar o comércio local nas compras de materiais, contratações de serviços e de mão de obra
José Cruz/Agência Brasil
Lula durante assinatura do contrato de concessão da BR-381 à iniciativa privada
O presidente Lula (PT), Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Renan Filho, ministro dos Transportes, assinaram na manhã desta quarta-feira (22) a transferência oficial do controle de trecho da BR-381 entre Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para a empresa Nova 381, vencedora do leilão promovido em agosto de 2024.
Agora, a iniciativa privada tem 30 dias para assumir o controle do trecho. O contrato é de 30 anos e compreende o trecho próximo ao entroncamento com a BR-262/MG (p/Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.
A expectativa é que a rodovia receba cerca de R$ 10 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Vamos colocar toda a BR-381 em obras. Essa missão virou questão de honra para mim também. Corrigimos o projeto, melhoramos a atratividade, mitigamos os riscos geológicos e de engenharia, que atrapalhavam a atratividade. Levamos a leilão depois do governo passado ter tentado várias vezes. Conseguimos fazer a concessão, atraindo um novo grupo. A empresa que ganhou esse contrato é um novo investidor no Brasil”, pontuou Renan Filho.
Pelo X, antigo Twitter, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e que tem ligação com o Vale do Aço, comemorou a assinatura do contrato. "Hoje é o dia que o sonho dos mineiros se torna realidade! Finalmente, veremos a BR-381 duplicada. Serão mais de R$ 9 bilhões de investimento para garantir segurança e desenvolvimento econômico para o Leste do estado. Na campanha de 2022, estive novamente ao lado do presidente Lula em Ipatinga, quando ele prometeu transformar a chamada rodovia da morte em rodovia da vida e do desenvolvimento!", escreveu.
Hoje é o dia que o sonho dos mineiros se torna realidade! Finalmente, veremos a BR-381 duplicada. Serão mais de R$ 9 bilhões de investimento para garantir segurança e desenvolvimento econômico para o Leste do Estado.
Alexandre Silveira (@asilveiramg) January 22, 2025
"Eu conheço bem os trechos da BR-381. São poucos os presidentes, e até governadores de Minas Gerais, que conhecem o estado como eu. Andei muito para construir sindicatos, o PT e para apoiar prefeitos e governadores. Viajei bastante pela Rodovia da Morte e sei das angústias dos mineiros com essa rodovia. Por isso, assumi um compromisso, em 2022, de transformá-la na Rodovia da Vida. Hoje, assinamos contratos de concessão que preveem investimentos de R$ 10 bilhões para melhorar a BR-381", publicou Lula, também pelo X.
Conforme estabelecido no contrato de concessão, as obras de duplicação e melhorias no trecho inicial da rodovia (km 450+540) até o km 422+650, em Caeté, continuarão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Esse segmento de aproximadamente 28 quilômetros será incorporado à gestão da Nova 381 a partir do oitavo ano de concessão, quando a concessionária assumirá também a recuperação e manutenção desse trecho.
Economia local
Em uma reunião feita nos primeiros dias de dezembro passado, ficou definido que, após a assinatura do contrato de concessão, diretores da Nova 381 visitarão as cidades do entorno da rodovia para se apresentarem às autoridades e lideranças regionais.
A intenção da empresa é prestigiar o comércio local nas compras de materiais, contratações de serviços e de mão de obra. A seleção de pessoas que irão atuar na operação da rodovia deverá ser iniciada em abril e a orientação é dar preferência para pessoas da região no entorno da BR.
Pude observar na reunião que a proposta dos 100 primeiros dias deverá assegurar uma boa melhorada na rodovia num espaço curto de tempo e que os diretores e o gerente operacional da Nova 381 são profissionais competentes e experientes em concessão de rodovias, o que nos tranquiliza e nos dá esperança de estar transformando a rodovia da morte em rodovia da vida, conforme estabelecido no contrato de concessão”, afirmou Clésio Gonçalves, coordenador do Pró-Vidas, à época.
Pedágio
Haverá ainda o pedagiamento como forma de financiar as melhorias na rodovia. Estão previstas no contrato cinco praças de pedágio, algumas delas digitais.
As praças serão instaladas em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias. A cobrança começará em 20 de janeiro de 2026.
Rodovia da morte
Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam que entre os anos de 2018 e 2023, ocorreram 3.960 sinistros de trânsito no trecho da BR-381 que vai de Belo Horizonte a Governador Valadares. Quatrocentas e vinte pessoas perderam a vida nessa estrada.
A BR-381, assim como tantas outras que cortam Minas Gerais, enfrenta um cenário de deterioração, com buracos, ausência ou má sinalização, iluminação precária, falta de acostamento e pavimento deteriorado das rodovias federais brasileiras. Durante o percurso de Ipatinga para Belo Horizonte, é possível notar diversos pontos da BR-381 que se enquadram na descrição, sobretudo, nos trechos em que as obras de duplicação não foram concluídas.
Toda essa situação traz consequências para além dos prejuízos econômicos. Além disso, somados à imprudência de motoristas, levam a tantas ocorrências graves nas pistas do país. Muitas delas, fatais.
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Edimir Rodrigues
23 de janeiro, 2025 | 09:02Porque o atual governador de Minas Gerais não foi a este importante evento para Minas e os brasileiros, este politiqueiro como sempre andando pela contramão da história e contra os anseios da população.”
Realista
23 de janeiro, 2025 | 07:21Em resposta ao Flávio Barony, o projeto de licitação da duplicação feito pela Presidente Dilma foi abandonado por Temer e o sucessor. Não deram andamento na licitação dos demais trechos e os trechos entregues foram executados a conta-gotas, pois todos os usuários lembram como ficou a duplicação entre 2016 até a entrega incompleta em 2021.
O trecho Nova Era /Antônio Dias tem vários trechos sem acabar.
Trata-se sim de uma promessa não cumprida de Lula no primeiro mandato, onde inclusive o Diretor do DNIT A Silveira, que é da região, não fez nada além da duplicação do contorno de Nova Era. Mas a promessa de melhoria está sendo entregue neste governo.
Um exemplo é a 262 de JM até a divisa com o ES que estava uma vergonha e foi toda recapeada.”
Fábio Reis
22 de janeiro, 2025 | 20:06? muito "bom" entender que o Governo Federal anuncia uma obra de tal importância, revelando valores bilionários de investimento, batendo palmas para os empresários que farão este "investimento"... Opa, investimento que será cobrado dos usuários pelo singelo modo de pedágio, que poderá ser reajustado à medida que a "obra" for sendo feita. É, continuamos a velha manutenção do poder do ínfimo número de bilionários sobre a grande massa proletariada, pobre, desgraçada, esfomeada...que sucumbe e se perde em tantos pedágios/impostos e ainda temos que "agradecer" o investimento bilionário dos bilionários. Viva a hipocrisia da RODOVIA DA VIDA que talvez poderá ser modificada pela insistência da massa proletariada que precisa sobreviver neste TRECHO DA MORTE para consequentemente lutar pela vida.”
Leitor
22 de janeiro, 2025 | 19:42FINALMENTE!
Antes pedágio do que as ruinas. Infelizmente!
Andei pela BR101 trecho sem pedágio, que sofrimento!
Acho q pior q a 381”
Eu Conto Ou Você Conta?
22 de janeiro, 2025 | 17:32??Haverá ainda o pedagiamento como forma de financiar as melhorias na rodovia.?
O pedagiamento é para a empresa reaver o valor investido e gerar lucro. As melhorias na rodovia são obrigações do contrato e devem ser financiadas pela vencedora do ?leilão?. Pedagiamento só deveria acontecer após todas as promessas de contrato serem cumpridas. Brasil!”
Flávio Barony
22 de janeiro, 2025 | 16:24Pela 1000ª vez venho dizer que é indiscutível a necessidade da duplicação! Todavia, temos que lembrar que em 2013 foi prometida a duplicação com recursos do governo federal, e dessa vez a população vai bancar 100 por cento da obra, na íntegra! O governo fala de forma pomposa em 9 bilhões de investimento, mas 100 por cento desse dinheiro vai ser via pedágio,! Aliás, se o Governo Federal tivesse realizado a obra e depois passasse para concessão, teríamos o pedágio quatro vezes menor do que os mais de R$100 que pagaremos ida e volta nesse trecho. Em resumo: a cada três viagens pagaremos um tanque de gasolina em pedágio!!!”