
21 de janeiro, de 2025 | 17:30
Contrato de concessão da BR-381 à iniciativa privada será assinado nesta quarta-feira
Concessionária assume dia 6/2 um contrato com duração de 30 anos e compromisso de investir R$ 9,34 bilhões; pedágios vão financiar o negócio
Alex Ferreira/Arquivo DA
Empresa deverá investir R$ 9,34 bilhões em duplicação de trechos, construir faixa adicional e outras melhorias; cinco praças de pedágio vão garantir arrecadação do montante

Está agendada para esta quarta-feira (20), a assinatura do contrato de concessão da BR-381 Norte, que compreende um trecho de cerca de 300 quilômetros entre Caeté e Governador Valadares. A empresa vencedora do leilão em agosto passado, a 4UM Investimentos assume efetivamente a rodovia no dia 6 de fevereiro.
Foram promovidos no governo Bolsonaro e no começo do governo Lula, um total de quatro leilões, que resultaram em falta de interessados. Para tornar a rodovia um negócio atrativo” para a iniciativa privada, foi retirado o trecho entre Sabará e Caeté, que terá a duplicação assumida pelo governo federal. O grande número de desapropriações em terrenos públicos invadidos e o relevo complexo da área provocavam desinteresse dos investidores.
Consta no contrato da 381, a duplicação de trechos da rodovia entre Caeté a entrada do contorno rodoviário do Vale do Aço. Nos outros trechos haverá construção de faixas adicionais, correção de problemas de segurança viária e sinalização. As obras devem ser executadas dentro de um período de oito anos, a contar a partir de 20 de janeiro de 2025.
Alex Ferreira/Arquivo DA
Oficialmente, dia 6/2/2025 empresa privada assume integralmente a gestão, obras, manutenção e operação da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares

Haverá ainda o pedagiamento como forma de financiar as melhorias na rodovia. Estão previstas no contrato cinco praças de pedágio. Diferentemente da BR-116, onde foram construídas praças físicas de pedágio, postos de atendimento ao Usuário, construção de passarelas em áreas urbanas, e a implantação de pedágio automático na rodovia, um sistema em que o motorista faz a viagem e tem um prazo para entrar no sistema online fazer o pagamento.
O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias. A cobrança começará em 20 de janeiro de 2026.
Já publicado sobre a BR-381
-Concessionária da BR-381 apresenta planos para 100 primeiros dias após assinatura do contrato de concessão
-DNIT descarta risco estrutural em ponte na BR-381
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Bom
22 de janeiro, 2025 | 09:34As vantagens da democracia: acabaram com a moral dos pais e mestres, acabaram as aulas de religião, criaram pedágios, criaram faixa azul, encheram os menores de poder, deram todas as empresas que pertenciam o país, para os gringos.
Parece o poder não gosta do povo, só cobrança, tem porque tem de tirar do povo.
Até quando vai fazer o Acordo que no Brasil, o povo tem que ser sempre prejudicado?
Por muito pouco não somos CUBA,.”
Jota
22 de janeiro, 2025 | 08:50Pedágio... Se for para eu trafegar em uma BR 381 com segurança, pagarei com prazer. Prezo por minha vida. Pela vida da minha família. Quero uma rodovia de qualidade. Uma rodovia segura. Pagarei pedágio, com prazer.
O problema todo é que farão (se fizerem) até meados de 2026, uma obra eleitoreira. Utilizarão asfalto de baixa qualidade. Não farão obras adequadas na visão da engenharia (temos vários exemplos ao longo da atual 381). Tudo em nome das eleições de 2026. Será sofrimento com as obras. Depois do final de 2026, sofrimento com as mesmas obras, só que paradas.
É sempre assim. Não importa o governante. Para eles, o que interessa são os votos e por consequência, o dinheiro. Nós, usuários da 381, só sofremos.
As grandes empresas do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce, parecem não ter força política. Usiminas, Aperam, Cenibra e diversas outras. Seus insumos chegam pela BR 381. Seus produtos são escoados pela BR 381. Mas... NADA!!!
Vamos aguardar...”
Tião Marreta
21 de janeiro, 2025 | 22:09A política do pão e circo foi uma estratégia do Império Romano para manter a população satisfeita e evitar revoltas. Consistia na distribuição de alimentos e na realização de espetáculos públicos.
E o modus operandis milenar ainda continua funcionando.”
Bom
21 de janeiro, 2025 | 19:56Nunca deveríamos ter aceitado pedágio, ué não somos nós a maior força do país?
E como perdemos tanto pra alguns políticos?
Porque somos desunidos,lá fora o sistema faz algo que fere a população, e vão todos pras ruas protestar,aqui quem protesta é visto com mau olhado dos outros.”
Povo Pensa!
21 de janeiro, 2025 | 17:45Pensamos: A cobrança de pedágio só poderia iniciar após a entrega do serviço pronto,a empresa iria encher o bolso sem garantia de entrega da obra,em um ano de cobrança já paga os custos .”
Normando Estrada
16 de janeiro, 2025 | 14:39Tá difícil, se sem duplicar vai ficar 10,00 paus, duplicada vai pra quanto????
Valadares X ipatinga, está muito ruim.”
Flávio Baroby
16 de janeiro, 2025 | 11:20O início da reportagem disse que "pedágios vão financiar o negócio". Na verdade, leia-se que o povo vai financiar a conta na íntegra, enquanto gasta-se R$5 bilhões em uma única campanha política, além de outros inúmeros gastos absurdos aprovados pelo nosso Parlamento. Mas, parece que a maioria da população carece de informações para ter o entendimento dessa tabuada, e com isso os ratos fazem a festa...”
Caramelo-harare, o Comunista
16 de janeiro, 2025 | 10:24Agora vai?? Trazer uns iraquianos/iranianos para ajudar nas obras e o vale do aço e parte do leste mineiro ficarão com um verdadeiro tapete persa! Uma reclamação já: bem salgado o preço desses futuros pedágios. Ajuda ai Lulão, comunista!”
Pablo
16 de janeiro, 2025 | 10:11Pedágio muito caro.”