11 de dezembro, de 2024 | 12:07
Seleção de pessoal para trabalhar na concessionária da BR-381 deve começar em abril de 2025
Representantes da Nova 381 afirmam que prioridade é compra de materiais e contratação de serviços e de mão de obra local
Alex Ferreira
Serviços que hoje são feitos pelo Dnit passam a ser executados pela concessionária, e empresa vai contratar mão de obra em 2025
Serviços que hoje são feitos pelo Dnit passam a ser executados pela concessionária, e empresa vai contratar mão de obra em 2025
A partir de abril de 2025, a empresa concessionária da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador /Valadares deve iniciar a contratação de mão de obra para serviços no trecho sob concessão. A prioridade será a contratação de moradores no entorno da rodovia. A informação, conforme já noticiado pelo Diário do Aço, é do movimento Pró-Vidas, que esta semana participou de um encontro para conhecer os planos da empresa nos primeiros 100 dias da concessão, cuja assinatura está programada para janeiro que vem.
A convite do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, representantes do movimento Pró-Vidas foram a Belo Horizonte esta semana para conhecer as propostas da Nova 381 (Concessionária da BR-381/Norte) após a assinatura do contrato de concessão, agendada para janeiro de 2025.
Segundo o diretor da concessionária, Marcelo Boaventura, é intenção da empresa fazer ações iniciais já para ir mudando a cara” da rodovia nos aspectos de segurança e manutenção, melhorias de pavimento, na sinalização vertical e horizontal, limpeza de vegetação, limpeza de drenagem, melhorias nos trechos de maiores riscos de acidentes, entre outras ações.
Na semana anterior, o Pró-Vidas esteve reunido com o gerente Operacional da concessionária da 381, Diego Dutra, que solicitou a indicação de pontos mais críticos da rodovia. Ele já havia contatado também a Polícia Rodoviária Federal, ANTT e Dnit para colher sugestões, fizemos contato com o Sevor, Anjos do Asfalto, com membros do Movimento e passamos para ele 20 pontos mais críticos de acidentes e mais, o trevo de Caeté, melhoria de sinalização no trecho duplicado entre Nova Era e Antônio Dias, e entre Governador Valadares e Belo Oriente devido ao grande número de óbitos devido a batidas frontais”, detalhou Clésio Gonçalves, coordenador do Pró-Vidas.
Na reunião, Marcelo Boaventura informou que toda a equipe da Nova 381 está empenhada nestas ações dos 100 primeiros dias de gestão da rodovia.
Divulgação
A reunião contou com a participação de Carlos Alvisi (ANTT), Felipe Queiroz (ANTT), Marcelo Boaventura - da Concessionária Nova 381, Diego Dutra - Nova 381, Danielle Vida - Nova 381, Marco Túlio - Nova 381, Marcelo Alcides (ANTT), Beto (ANTT) e Clésio Gonçalves (Pró-Vidas)
A reunião contou com a participação de Carlos Alvisi (ANTT), Felipe Queiroz (ANTT), Marcelo Boaventura - da Concessionária Nova 381, Diego Dutra - Nova 381, Danielle Vida - Nova 381, Marco Túlio - Nova 381, Marcelo Alcides (ANTT), Beto (ANTT) e Clésio Gonçalves (Pró-Vidas)
Participaram, pela ANTT: o diretor Felipe Queiroz; os assessores Carlos Alvisi, Allan Milagres, Beto e Marcelo Alcides, Chefe do Escritório Regional; pela Nova 381: o diretor presidente Marcelo Boaventura, diretora financeira Danielle Vida, diretor de engenharia Marco Túlio e o gerente operacional Diego Dutra; pelo Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves.
A ordem é priorizar compras e contratação de mão de obra local
Na reunião de segunda-feira (9) ficou definido que, após a assinatura do contrato de concessão, em janeiro, diretores da Nova 381 visitarão as cidades do entorno da rodovia para se apresentarem às autoridades e lideranças da região.A intenção da empresa é prestigiar o comércio local nas compras de materiais, contratações de serviços e de mão de obra. A seleção de pessoas que irão atuar na operação da rodovia deverá ser iniciada em abril do próximo ano e a orientação é dar preferência para pessoas da região no entorno da BR.
Pude observar na reunião que a proposta dos 100 primeiros dias deverá assegurar uma boa melhorada na rodovia num espaço curto de tempo e que os diretores e o gerente operacional da Nova 381 são profissionais competentes e experientes em concessão de rodovias, o que nos tranquiliza e nos dá esperança de estar transformando a rodovia da morte em rodovia da vida, conforme estabelecido no contrato de concessão”, acrescenta Clésio.
Por fim, o coordenador do Pró-Vidas avalia que os ajustes feitos pela equipe da ANTT no edital de concessão, liderada pelo diretor Guilherme Sampaio, foram fundamentais para o êxito do leilão e agora a deverá permitir o avanço da duplicação da rodovia, com o que existe de melhor e mais moderno em termos de concessão rodoviária.
Já publicado:
-Nova 381 é o nome da sociedade criada para obras e serviços da concessão da BR-381
-Assinatura do contrato de concessão da BR-381 é adiada para janeiro
Edital de concessão prevê cinco praças de pedágio entre BH e GV
Conforme já noticiado pelo jornal Diário do Aço, a cobrança de pedágio na BR-381 está prevista para começar em janeiro de 2026, um ano após a assinatura do contrato de concessão.
O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias.
A concessão da BR-381 foi entregue à 4UM, antiga JMalucelli, que terá como obrigações:
-Duplicar 106 quilômetros da rodovia
-Implantar faixas adicionais em 83 quilômetros
-Corrigir 51 traçados
-Construir áreas de escape, pontos de parada e descanso para motoristas
-Construir 23 passarelas para pedestres
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Jv Montagem de Moveis31998346129
14 de dezembro, 2024 | 09:24MAO DE OBRA LOCAL KKKKK SALARIO MINIMO NA CARTEIRA E UM VALIZINHO DE 200 PRA DESPISTAR OS DESCONTOS E DEPOIS VAO DIZEM Q NAO ACHA MAO DE OBRA QUALIFICADA.”
Roberto Alves da Silveira
12 de dezembro, 2024 | 19:24Mas uma vergonha....como disse o Tião marreta...vai ficar igual inhapim...no máximo pintaram as faixas e tampadas os buracos..sem falar na demora pra se fazer a cobrança no pedágio de inhapim, um funcionário pra 500 carros por hora....agora voltando a 381. ....4 pedágios em 300 km...misericórdia. melhor será ir trem e chegar em bh..usar uber com esse dinheiro...evita-se acidentes,não gasta o veículo, e ainda dá pra tirar uma soneca...lembrando que apartir do ano que vem a nossa digníssima vale do Rio doce irá implantar 2 horários pros trens de passageiros e espero que um desses horários, chegue a BH por volta das 6hs da manhã.”
Vale do Abandono
12 de dezembro, 2024 | 05:21O Vale do Aço sofre pela falta de representatividade política em todas as instâncias. Vejam que esse Pró-vidas é liderado pelo pessoal de Monlevade, Nova União, São Gonçalo do Rio Abaixo. Não tem um representante do Vale do Aço, que a região que deveria estar encabeçando este movimento. Tem a tal da Fiemg Regional que fica só na conversa. Pra complicar, os eleitores do Vale do Aço preferem votar em moleques para deputado e senador, quando no máximo vota e empresário de GV. Na hora de defender interesses regionais não tem ninguém. Ou vão chamar Nikolete e Cleitin Fubá?”
Sr. Pedágio
12 de dezembro, 2024 | 05:18Quem leu o edital já sabe, dentre outras coisas, que NÃO HAVERÁ DUPLICAÇÃO do contorno rodoviário do vale do aço, não haverá duplicação de Ipatinga a Valadares, no máximo serão construidos trechos com terceira faixa.”
Salgado
12 de dezembro, 2024 | 05:16Não tem jeito com esse Brasil. Vai cobrar pedágio até encher o saco de dinheiro, depois entra em falência e some no mundo. Já aconteceu em outro estado a mesma coisa. Após 5 anos cobrando pedágio, uma empresa não assumiu o compromisso e faliu a firma. Pra começar, essa empresa já teve outro nome. A concessão da BR-381 foi entregue à 4UM, antiga J. Malucelli.”
Tião Marreta
11 de dezembro, 2024 | 18:33Brasil é o único país que a carroça vai na frente dos cavalos. Infelizmente ou Felizmente somos um povo pacífico, aliás pacífico até demais, que nossos governantes deitam e rolam com o nosso dinheiro.
Primeiro cobram do contribuinte para depois, fazer as melhorias.
Vide o pedágio de Inhapim, que a única melhoria foram as cancelas da praça de pedágio e mais nada. Pobre povo brasileiro.”
Feliz
11 de dezembro, 2024 | 12:175 praças de pedágio.eo IPVA sera cancelado.ese não tem mão de obra pra empresas da região imagina pra asfalto.”