05 de novembro, de 2024 | 17:21
Dnit divulga ordem de serviço para contratação de projetos de engenharia da BR-381, na entrada de Belo Horizonte
Pró-Vidas da BR-381 / Divulgação
Obras no Trevo de Ravena, no distrito de Sabará, envolvem desapropriações às margens da rodovia
Obras no Trevo de Ravena, no distrito de Sabará, envolvem desapropriações às margens da rodovia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou a ordem de serviço para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia das obras de duplicação, restauração e melhoramentos do lote 8A da BR-381, entre o Trevo de Caeté e Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O edital prevê obras de duplicação, restauração e melhorias no trecho, com prazo de execução de três anos e meio a partir da ordem de serviço. A execução e fiscalização serão de responsabilidade do Dnit.
O contrato para a execução das obras de duplicação foi publicado no último dia 21/10, no Diário Oficial da União. A empresa vencedora, Construtora Luiz Costa Ltda., terá um prazo de seis meses para a elaboração do projeto e, somente após isso, as obras serão iniciadas.
A vigência do contrato se estende até 26 de setembro de 2028, e o valor previsto para a elaboração dos projetos e execução das obras no trecho de 18 km, entre Ravena e Caeté, é de R$ 393.742.699,38.
Máquinas na pista
Conforme o contrato, a empresa terá seis meses para a elaboração do projeto e, após aprovação pelo Dnit, iniciará efetivamente as obras, o que deve ocorrer a partir de maio de 2025. Como informado à reportagem do Diário do Aço pelo movimento Pró-Vidas da BR-381, os prefeitos Wander Borges, de Sabará, e Lucas Coelho, de Caeté, já se colocaram à disposição da empresa para fornecer o apoio necessário à implantação do canteiro de obras e o suporte durante os serviços.
Lote 8B deve ser licitado em dezembro
Considerado outro trecho importante, mas também complexo, da duplicação da rodovia, o lote 8B, entre Ravena e Belo Horizonte, tem licitação prevista para o dia 4 de dezembro. O certame prevê a contratação dos projetos básico e executivo da obra, que contemplará 13,4 quilômetros de pistas, do entroncamento com a MG-435, no município de Caeté, até o entroncamento com a MG-020, na avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte. As obras de duplicação e melhoria dos lotes 8A e 8B serão custeadas com recursos da União.
Leia também:
Dnit assina contrato para obras de duplicação da BR-381 entre Ravena e Caeté
Edital de duplicação de trecho da BR-381 em Caeté finalmente é publicado
Em Brasília, Movimento pede que obras de duplicação da BR-381 sejam iniciadas em Caeté
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jota
07 de novembro, 2024 | 20:55? público e notório que esse trecho precisa de obras. É também, público e notório que no Brasil, obra pública tem fins indevidos (dinheiro no bolso). Até 2030 não termina, com certeza!
Que bom que o assunto está em pauta. Mas... Venhamos e convenhamos... Para chegar ou sair de BH é um parto. Dependendo do horário, gasta-se horas para percorrer um trecho curto. Com as obras nesse pedaço citado, só mesmo saindo do Vale do Aço, por volta de 00:00 para chegar lá por volta das 03:30. Caso contrário... Congestionamento!”
Jamerson
06 de novembro, 2024 | 08:10Parabéns por fazer a coisa andar, mas é inexplicável toda essa demora para PROJETOS básico e executivo. Ou seja, com ajustes de projetos, obras mesmo só no final do próximo ano.”