05 de novembro, de 2024 | 17:21

Dnit divulga ordem de serviço para contratação de projetos de engenharia da BR-381, na entrada de Belo Horizonte

Pró-Vidas da BR-381 / Divulgação
Obras no Trevo de Ravena, no distrito de Sabará, envolvem desapropriações às margens da rodoviaObras no Trevo de Ravena, no distrito de Sabará, envolvem desapropriações às margens da rodovia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou a ordem de serviço para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia das obras de duplicação, restauração e melhoramentos do lote 8A da BR-381, entre o Trevo de Caeté e Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O edital prevê obras de duplicação, restauração e melhorias no trecho, com prazo de execução de três anos e meio a partir da ordem de serviço. A execução e fiscalização serão de responsabilidade do Dnit.

O contrato para a execução das obras de duplicação foi publicado no último dia 21/10, no Diário Oficial da União. A empresa vencedora, Construtora Luiz Costa Ltda., terá um prazo de seis meses para a elaboração do projeto e, somente após isso, as obras serão iniciadas.

A vigência do contrato se estende até 26 de setembro de 2028, e o valor previsto para a elaboração dos projetos e execução das obras no trecho de 18 km, entre Ravena e Caeté, é de R$ 393.742.699,38.

Máquinas na pista
Conforme o contrato, a empresa terá seis meses para a elaboração do projeto e, após aprovação pelo Dnit, iniciará efetivamente as obras, o que deve ocorrer a partir de maio de 2025. Como informado à reportagem do Diário do Aço pelo movimento Pró-Vidas da BR-381, os prefeitos Wander Borges, de Sabará, e Lucas Coelho, de Caeté, já se colocaram à disposição da empresa para fornecer o apoio necessário à implantação do canteiro de obras e o suporte durante os serviços.

Lote 8B deve ser licitado em dezembro


Considerado outro trecho importante, mas também complexo, da duplicação da rodovia, o lote 8B, entre Ravena e Belo Horizonte, tem licitação prevista para o dia 4 de dezembro. O certame prevê a contratação dos projetos básico e executivo da obra, que contemplará 13,4 quilômetros de pistas, do entroncamento com a MG-435, no município de Caeté, até o entroncamento com a MG-020, na avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte. As obras de duplicação e melhoria dos lotes 8A e 8B serão custeadas com recursos da União.

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Comentários

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Jota

07 de novembro, 2024 | 20:55

“? público e notório que esse trecho precisa de obras. É também, público e notório que no Brasil, obra pública tem fins indevidos (dinheiro no bolso). Até 2030 não termina, com certeza!
Que bom que o assunto está em pauta. Mas... Venhamos e convenhamos... Para chegar ou sair de BH é um parto. Dependendo do horário, gasta-se horas para percorrer um trecho curto. Com as obras nesse pedaço citado, só mesmo saindo do Vale do Aço, por volta de 00:00 para chegar lá por volta das 03:30. Caso contrário... Congestionamento!”

Jamerson

06 de novembro, 2024 | 08:10

“Parabéns por fazer a coisa andar, mas é inexplicável toda essa demora para PROJETOS básico e executivo. Ou seja, com ajustes de projetos, obras mesmo só no final do próximo ano.”

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