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29 de outubro, de 2024 | 08:50

Contrato de concessão da BR-381 será assinado no dia 2 de dezembro

Divulgação
Em reunião com representantes da ANTT, Movimento esclarece sobre duplicação no trecho de Nova EraEm reunião com representantes da ANTT, Movimento esclarece sobre duplicação no trecho de Nova Era

Está prevista para o dia 2 de dezembro a assinatura do contrato de concessão da BR-381, entre Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o município de Governador Valadares. O leilão para a execução das obras estruturantes e a conservação e manutenção da BR-381 foi promovido em agosto, em São Paulo. A empresa 4UM Investimentos foi a vencedora, apresentando um desconto de tarifa de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP).

O Movimento Pró-Vidas da BR-381 se reuniu na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última semana. Estavam presentes Clésio Gonçalves, coordenador do movimento, Laércio Ribeiro, prefeito de João Monlevade, e os assessores de Diretoria Carlos Alvisi e Allan Milagres, da ANTT.

Segundo informações do movimento, a assinatura do contrato entre a ANTT e o grupo 4UM será no dia 2 de dezembro, e a empresa assumirá a rodovia a partir do dia 2 de janeiro de 2025. Conforme previsto no contrato, durante um ano, de janeiro de 2025 a janeiro de 2026, a empresa deverá implementar uma série de melhorias na estrada.

A expectativa é que a BR-381 passe a contar com ambulância 24 horas, reboque 24 horas, melhorias na sinalização, além de serviços de recapeamento e capina. Ainda segundo informações do Movimento Pró-Vidas, com o início da vigência do contrato, a empresa vencedora do leilão será responsável pelo serviço de manutenção e também realizará o refinamento do projeto de duplicação, desapropriações e reassentamentos.

Trecho São Gonçalo a Nova Era
Durante a reunião, foi confirmado que a duplicação do trecho entre São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade e Nova Era será feita no traçado original. "Havia essa dúvida sobre o trecho da BR-381 entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era ser duplicado no traçado original, e obtivemos a confirmação de que o trecho será duplicado com a separação por blocos de concreto, o chamado New Jersey", relatou Clésio Gonçalves, do Movimento Pró-Vidas.

Cobrança de pedágio
Estão previstas cinco praças de pedágio na concessão da BR-381, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaraguaçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A cobrança do pedágio deve começar em janeiro de 2026, após um ano de atuação da concessionária nos trabalhos de manutenção e operação da rodovia, quando também terão início as obras de duplicação.

Detalhes da concessão


O Ministério dos Transportes indica que, com a concessão do trecho, serão feitas 51 mudanças no traçado da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares. A previsão é de R$ 9,34 bilhões de investimentos em 296,32 quilômetros da estrada. A concessão permitirá a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades. Considerada um importante corredor logístico e de escoamento de produtos industriais, a BR-381, além de atravessar a região do Vale do Aço, interliga Minas Gerais a São Paulo e Espírito Santo, sendo marcada pelo intenso fluxo de caminhões e ônibus.

Dnit garante que licitação do lote 8B está confirmada



Outra data importante para a chamada "Rodovia da Morte" em dezembro é a licitação para a duplicação do lote 8B, entre Ravena e Belo Horizonte. Conforme já publicado pelo Diário do Aço, o processo estava em análise pela Controladoria Geral da União (CGU), e havia rumores de que a licitação poderia ser adiada ou suspensa por alguma irregularidade ou inconsistência nos trâmites.

O certame prevê a contratação dos projetos básico e executivo da obra, que contemplam 13,4 quilômetros de pistas, desde o entroncamento com a MG-435, no município de Caeté, até o entroncamento com a MG-020, na avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte. Os motoristas que utilizam essa parte da estrada sofrem com longos congestionamentos diariamente.

O lote 8B é considerado a parte mais complexa da duplicação, e, assim como o lote 8A, será duplicado com recursos da União. Para evitar que as obras sofram qualquer atraso, uma comitiva formada por prefeitos de alguns municípios da BR-381 e representantes do Movimento Pró-Vidas da BR-381 reuniu-se com representantes da CGU e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) na última semana.

Durante o encontro, foi esclarecido que a auditoria feita na documentação do edital do lote 8B é um procedimento de rotina e não resultado de denúncia. "Foi informado que, devido a algumas falhas identificadas após a verificação, foi emitido um alerta ao Dnit, que confirmou que o alerta é sanável sem necessidade de adiar a licitação, agendada para o dia 4 de dezembro", contou Clésio Gonçalves.

Leia também:
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Comentários

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Vanderci Miguel da Rocha

29 de outubro, 2024 | 19:54

“boa noite aos nossos representantes favor não esquecer do trecho Timóteo Ipatinga esta semana mais uma pessoa perdeu a vida”

Pedro Celestino Drumond Magalhães

29 de outubro, 2024 | 19:01

“Serão duplicados mais 106 km? Ou o total de pista duplicada será de 106 km? Pois já tem em torno de 80 km duplicados atualmente, precisando de pequenos ajustes para liberação.”

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