10 de setembro, de 2024 | 08:00
Licitação para duplicação do lote 8B da BR-381 será em dezembro
Movimento Pró-Vidas / Divulgação
Trecho recebe intervenções para inclusão de faixa adicional visando melhorias no trânsito
Trecho recebe intervenções para inclusão de faixa adicional visando melhorias no trânsito
O Ministério dos Transportes agendou para dezembro a licitação para a duplicação do lote 8B da BR-381. O certame prevê a contratação dos projetos básico e executivo da obra, que contemplará 13,4 quilômetros de pistas, do entroncamento com a MG-435, no município de Caeté, até o entroncamento com a MG-020, na avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte.
O edital de licitação para contratação dos projetos básico e executivo das obras foi publicado no Diário Oficial sexta-feira (6). O percurso é conhecido pelos longos congestionamentos, que costumam deixar o trânsito completamente parado por horas, tanto para quem sai quanto para quem chega à capital mineira.
A duplicação é parte das ações do Ministério dos Transportes voltadas à modernização da BR-381. No mês de agosto, o ministro Renan Filho deu o aval no leilão de concessão de 296,3 quilômetros da rodovia, de Caeté a Governador Valadares.
Para assegurar o sucesso do certame, foram promovidas adequações ao projeto. Uma das principais mudanças consistiu na entrega das obras da saída de Belo Horizonte ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), dividindo os percursos em dois lotes: 8A e 8B.
Apesar da curta extensão em comparação à parte concedida, os segmentos sob responsabilidade do Dnit englobam pontos considerados altamente críticos. Atualmente, a estrada é simples mão e contramão e sem acostamento na maior parte do percurso.
Propostas
As empresas interessadas em participar do certame das obras do lote 8B poderão encaminhar suas propostas para o site de compras do Governo Federal. A abertura dos envelopes está prevista para as 15h do dia 4 de dezembro deste ano.
Já publicado sobre o assunto:
Leia também:
Empresa 4Um Fip é a vencedora do leilão de concessão da BR-381
Saiu o resultado da licitação do Lote 8A da BR-381
Lote 8A
O lote 8A corresponde ao trecho do km 427 ao km 445, com extensão de 18 km, entre o entroncamento com a MG-435, em Caeté, até o entroncamento com a MG-020. A licitação já foi realizada, e a empresa vencedora é o Consórcio Construtora Luiz Costa/Conserva de Estradas Ltda., que apresentou uma proposta de R$ 393 milhões. O processo encontra-se na Diretoria Executiva para Adjudicação e Homologação da Concorrência Eletrônica. A previsão é que a ordem de serviço seja assinada na segunda quinzena deste mês.
Vitória
Para o líder do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves, essa etapa é mais uma vitória no processo de modernização da rodovia. "O movimento tem percebido que há dedicação e empenho dos órgãos competentes, tanto do Ministério dos Transportes, do Dnit e da ANTT, para que esses processos tivessem um andamento célere nos respectivos órgãos. Estamos otimistas que a ordem de serviço do lote 8A seja assinada em breve", opinou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
João Carlos
10 de setembro, 2024 | 18:32Só bobo para ser otimista. Entrega de bandeja à iniciativa privada sem duplicação e com inúmeras praças de pedágios. Só quero ver como vai ficar as famílias à beira da BR que tem o seu direito social à moradia assegurada pela CRFB/88. Esse governo promete muito, não equilibra as contas públicas e só quer arrecadar. Parabéns aos envolvidos!”
Edi +
10 de setembro, 2024 | 15:42Esse salgado é muito legal. Não está atualizado.
Será que você não lembra que o fujão entregou a 116 que corta nossa região
para o pedágio sem ter feito nada duplicação.
Tire o espeto que esta encravado no seu olho para poder ver o cisco no olho dos outros.”
Sslgado
10 de setembro, 2024 | 15:23O Marcos Souza é muito legal , muito otimista .
Também espero que seja verdade , só assim o papel Noel vai vir no vale do aço nos visitar . Só que ele vai ter que pagar pedágios sem ter a BR duplicada .
Vamos em frente .”
Marcos Souza
10 de setembro, 2024 | 08:19Temos um governo federal, comprometido com essa duplicação e que com certeza fará o possível pra dar certo, mesmo com poucos recursos disponíveis devido ao equilíbrio fiscal está fazendo a obra caminhar.”