29 de agosto, de 2024 | 14:45

Empresa 4Um Fip é a vencedora do leilão de concessão da BR-381

A previsão é de R$ 9,34 bilhões em investimentos em 296,32 quilômetros da estrada e cinco praças de pedágio

Arquivo DA
Empresa privada vai assumir a gestão da rodovia pelos próximos 30 anosEmpresa privada vai assumir a gestão da rodovia pelos próximos 30 anos

A 4UM Fip em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, do Paraná, é a empresa vencedora do leilão de concessão da BR-381 e deverá assumir a gestão da rodovia pelos próximos 30 anos. O certame, que era tão aguardado, foi finalmente realizado no início da tarde desta quinta-feira (29), na Bolsa de Valores de São Paulo (SP).

Duas empresas participaram. A 4UM Fip, representada pela corretora Sita, ofertou um desconto de 0,94% na tarifa básica de pedágio. Cinco praças de arrecadação serão instaladas em toda a extensão do trecho concedido. A segunda concorrente, Opportunity, representada pela corretora XP, ofereceu 0,10% de desconto na tarifa. Houve uma oportunidade de contraproposta durante a cerimônia do leilão, porém, a Opportunity declarou que não tinha interesse, e então o martelo foi batido.

Entre as autoridades presentes estavam o ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB); e o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro, que também é o 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Durante seu discurso, o ministro Renan Filho afirmou que o país vivenciará o maior ciclo de leilões rodoviários da história e que, nos próximos meses, serão realizados 12 leilões, totalizando 35 até o fim do mandato do atual governo federal. "Vamos leiloar os trechos da BR-040, vamos leiloar a BR-262, vamos terminar os estudos da BR-251 na região de Montes Claros, e isso vai gerar para o estado de Minas mais de R$ 20 bilhões em investimentos diretos, o que adequará a infraestrutura rodoviária do estado", disse.

Acidentes
A rodovia liga Belo Horizonte a Governador Valadares e apresenta um traçado altamente sinuoso em áreas de risco geológico. Pistas simples na maior parte do percurso, falta de acostamento em alguns trechos, baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização são alguns dos fatores que contribuem para que a BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, seja conhecida como a "Rodovia da Morte".

Segundo números da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgados pelo Ministério dos Transportes, entre os anos de 2018 e 2023, foram registrados 3.960 acidentes, dos quais 420 resultaram em mortes ao longo do trecho.

Detalhes
De acordo com o Ministério dos Transportes, com a concessão do trecho, serão executadas 51 alterações no traçado da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares. A previsão é de R$ 9,34 bilhões em investimentos em 296,32 quilômetros da estrada. A concessão permitirá a duplicação de 106 quilômetros da rodovia ao longo de 13 cidades. A BR-381/MG é um importante corredor logístico e de escoamento de produtos industriais, atravessando o Vale do Aço, além de interligar os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, sendo marcada pelo intenso fluxo de caminhões e ônibus.

O projeto de readequação da BR prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres. Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.

História
A rodovia foi criada em 1952, durante o governo de Getúlio Vargas. A pavimentação de boa parte do trecho se estendeu até 1960, sendo inaugurada por Juscelino Kubitschek. Após o crescimento dos acidentes ao longo da década de 1980, a rodovia passou a ser compartilhada com o estado de Minas Gerais em 1996.

Ministro anuncia início das obras do lote 8B



Para garantir que o leilão atraísse interessados, após várias tentativas frustradas, o Ministério dos Transportes retirou os lotes 8A e 8B do edital de duplicação, localizados entre Belo Horizonte e Caeté, considerados trechos altamente complexos, principalmente pela necessidade de desapropriações a serem realizadas no anel rodoviário da capital. O trecho do km 427 ao km 458,4 será executado com recursos da União pelo próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Ainda segundo Renan Filho, o governo deve assinar nos próximos dias a ordem de serviço do lote 8B da BR-381. "Nos próximos dias, nós vamos dar a ordem de serviço para as obras públicas do lote 8B, que retiramos do leilão. E até o dia 5 de setembro, vamos publicar o edital de licitação do lote 8A. Assim, teremos concedido o trecho que faltava, e, com esses dois trechos que retiramos para execução por meio de obras públicas, com recursos já garantidos pelo presidente Lula, serão investidos aproximadamente entre R$ 800 e R$ 900 milhões para dar uma solução integral e completa para a BR-381, de Belo Horizonte até Governador Valadares", declarou.


Ministério dos Transportes
Concessão é referente a trecho de 303,4 km de Belo Horizonte a Governador Valadares Concessão é referente a trecho de 303,4 km de Belo Horizonte a Governador Valadares

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Comentários

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Reinaldo

30 de agosto, 2024 | 13:08

“A Anhanguera!? Lógico que é melhor que o que temos aqui. Mas, como exemplo eu diria a Airton Sena ou a Bandeirantes...”

Cidrac Pereira de Moraes

30 de agosto, 2024 | 13:05

“PJ registrada em 3-8-2024 é mais um indicativo que certo mesmo será a cobrança de pedágio. No mais são promessas. Mas, o que mais admira é ver gente aplaudindo, neste espaço, o começo da cobrança. Se ao menos fosse o dono o filho do dono da concessionária que vai realizar a cobraça ainda teria graça. É espatanso ver que muitos não percebem que o Estado constroi os bens (com o dinheiro dos nossos impostos) e entrega para o particular explorar e mandar o lucro para longe. Vide exemplo da Vale do Rio Doce. Coitado do Brasil e do povo brasileiro!”

Pedrinho

30 de agosto, 2024 | 10:36

“Aleluia, Esse Marcos Vinícius é diferenciado mesmo, nossa região nunca teve um político com o perfil dele em trabalhar em prol do povo daqui, desde década de 80 em que se fala em duplicação da 381. Ao Longo desses anos políticos do PT sempre dominaram os governos municipais das principais cidades da região porém não fizeram absolutamente nada. Parabéns Marcos Vinicius e Governador Zema.”

Adriana

30 de agosto, 2024 | 08:34

“Glória a Deus! até que enfim, teremos uma rodovia. Parabéns aos envolvidos! Que tenhamos uma das malhas rodoviárias de excelência semelhante as de SP.”

Alexandre Nolasco

30 de agosto, 2024 | 07:49

“O DNA de Minas Gerais é de estradas ruins . Moro no sul e já morei em SP e conheço o que é estrada .boa , Se essa concessão nos entregasse uma rodovia igual a Anhanguera , até justificaria o pedágio uma vez que o governo atual é nem os outros tem capacidade pra administrar o bem comum . Mas eu duvido ..Como o companheiro falou, vai ser só maquiagem...”

Talles Regis

30 de agosto, 2024 | 00:06

“Parabéns ?????”

Boy

29 de agosto, 2024 | 22:44

“A empresa 4Um Fundo de Investimento em Participacoes em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada I , sobre o Cnpj 56.248.822/0001-40 tem seu registro de abertura no dia 03/08/2024
https://cnpj.biz/56248822000140”

Pedro

29 de agosto, 2024 | 21:44

“A primeira obra serão as praças de pedagios e nós teremos que pagar por elas! Deveriam construir barreiras eletrônicas para pagamentos automático e diminuir o preço do pedágio”

Nilson Teixeira da Costa

29 de agosto, 2024 | 21:28

“Vão maquiar,tapar buracos,e colocar Pedágio,nunca vao duplicar de Ipatinga a Governador Valadares, Só promessas,como foi o gasoduto até GV,parou na Cenibra.Acreditar em Gov.do PT.KKK”

Joaquim Roberto Pereira

29 de agosto, 2024 | 20:59

“Quero saber quanto custara cada passagem de pedagio. Serão 5 no total. A concessão da BR 116 entre Além Paraiba e Gov. Valadares são 05 pedagios com valor medio de R$ 11.00 , o que na minha opinião ficou extremamente onerosa este trecho da estrada.”

Dudu do Arrocha

29 de agosto, 2024 | 17:28

“Será que esse tal de "lindo", que deve ser feio pra dedel, estaria falando a mesma coisa sobre pedágios se o leilão tivesse tido êxito durante o governo Bolsonaro, que fracassou em conceder a rodovia? pedágios não é bom, mas garante que a 381 seja duplicada e bem pavimentada”

Santos

29 de agosto, 2024 | 17:17

“O governo está tirando a sua responsabilidade e passando para os usuários isso não é para comemorar, e o pior de Ipatinga a GV não vai duplicar que absurdo isso.”

Paulo

29 de agosto, 2024 | 16:58

“Depois de anos de espera, uma ótima notícia.”

Eu Eu Mesmo e Irene

29 de agosto, 2024 | 16:50

“Melhor pedágios do que morte. Mas o pessoal que se diz a favor da vida só pensa, realmente, no dinheiro - vide comentários.”

Flávio Barony

29 de agosto, 2024 | 16:18

“Pela milésima vez reitero a necessidade de duplicação para evitar mortes e promover investimentos no Vale do Aço. Só não precisava fazer isso no formato de pagarmos a conta na íntegra nesses 30 anos, pois só a lei Rouanet desse ano dá pra fazer 3 duplicações da BR, além do fundão eleitoral desse ano de R$5 bi, o que daria para duplicar e passar para a concessão. Assim teríamos um pedágios 3 ou 4 vezes mais em conta. Além disso, chama-se de duplicação o que não será duplicado entre Ipatinga e Governador Valadares. Estou curioso para ver o valor do pedágio, pois provavelmente será quatro vezes mais do que entre bh a São Paulo. A diferença naquela trecho da 381 é que o governo federal por lá fez a obra e depois passou para concessão. Vale lembrar que essa empresa receberá 1/3 já duplicado entre o Vale do aço e Belo Horizonte . Mas vamos pagar a conta na íntegra e tem gente só batendo palma e sem fazer conta de tabuada”

Lindo

29 de agosto, 2024 | 15:55

“Mais e mais taxa, viva o amor. Gasolina muito barata chama pedágios.”

Edimir Rodrigues

29 de agosto, 2024 | 15:06

“Esperança que agora a Rodovia da Morte seja finalmente executada.”

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