12 de outubro, de 2024 | 08:20
PL será o partido com mais vereadores na RMVA; siglas de direita e centro dividem 2º lugar
Arquivo DA
Em Coronel Fabriciano, PSB, partido do vice-presidente da República, ocupará 23,53% das vagas na Câmara
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço Em Coronel Fabriciano, PSB, partido do vice-presidente da República, ocupará 23,53% das vagas na Câmara
Com base nas informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a reportagem do Diário do Aço contabilizou o número de cadeiras que cada partido terá, a partir de 2025, nos quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).
O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, do prefeito reeleito de Ipatinga, Gustavo Nunes e do prefeito eleito de Coronel Fabriciano, Sadi Lucca, o PL, terá 9 vereadores na região a partir de 2025. Republicanos, PMB, Novo, da direita; Avante, do Centro; e PSB de centro-esquerda ocuparão quatro vagas, cada um.
O PT, partido do presidente Lula, terá 3 parlamentares. Também terão direito a este número de cadeiras o partido Mobiliza, Progressistas, DC e PRD, todos identificados, ao menos em nível nacional, com o espectro político de direita.
Veja a distribuição por municípios
Com 19 vagas disponíveis, a ocupação da Câmara de Ipatinga por partidos será da seguinte composição: PT, com 1 vaga, PV (1), Avante (1), Novo (1), Republicanos (1), Cidadania (2), PL (2), Mobiliza (2), PP (2), PMB (3) e DC (3).
Coronel Fabriciano, com a 2ª maior Câmara da RMVA, terá 4 vereadores do PSB. As 13 vagas restantes serão distribuídas entre o PL, PSDB, PSD, União, e Solidariedade, com 2 cada um, e PT, Mobiliza e Podemos, com 1 cada.
Em Timóteo, PRD, Novo e Republicanos terão 3 vereadores cada um. O PL fica com 2 vagas. Rede, Solidariedade, PT e PMB terão direito a 1 cadeira.
Em Santana do Paraíso, o Avante, partido do prefeito reeleito Bruno Morato, terá 3 representantes no Legislativo, assim como o PL. PDT ocupará 2 cadeiras. Terão direito a uma vaga as legendas Agir, MDB e Progressistas.
Leia também
Ipatinga está entre os 20 municípios de MG com mais denúncias de propaganda irregular, segundo TSE
Ocupação feminina nas Câmaras Municipais será reduzida na RMVA a partir de 2025
De 228 vereadores eleitos no Colar Metropolitano, apenas 41 são mulheres
Processo de transição da prefeitura de Timóteo tem nomes definidos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Paulo
12 de outubro, 2024 | 16:28Se os partidos progressistas não se unirem e formar um só, seremos engolidos pelo extremismo, militarismo e pela religião.”
Viewer
12 de outubro, 2024 | 13:48Democracia, simplesmente isso.”