09 de outubro, de 2024 | 08:50
De 228 vereadores eleitos no Colar Metropolitano, apenas 41 são mulheres
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoO Colar Metropolitano do Vale do Aço abrange 24 municípios. Somando todos os candidatos a vereador que venceram a disputa eleitoral neste domingo (6), o total é 228. Dentre eles, somente 41 são mulheres, o que demonstra a baixa participação feminina nas Câmaras Municipais pelos próximos quatro anos.
O Colar é composto por: Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Bom Jesus do Galho; Braúnas; Bugre; Caratinga; Córrego Novo; Dionísio; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Ipaba; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Pingo-d'Água; São João do Oriente; São José do Goiabal; Sobrália e Vargem Alegre.
Dentre todas essas cidades, seis não elegeram nenhuma mulher para atuar como parlamentar a partir de 2025. Foi o caso de Ipaba, Mesquita, Marliéria, Pingo-d'Água, Córrego Novo e Sobrália.
Em Açucena, Braúnas, Jaguaraçu, Dom Cavati e Periquito, somente uma mulher irá ocupar cadeira no período de 2025/2028, em cada um desses cinco municípios.
Bugre terá mais vagas ocupadas por mulheres
Bugre é o município do Colar Metropolitano do Vale do Aço onde a Câmara Municipal contará com a maior ocupação feminina da região. De nove cadeiras, cinco serão ocupadas por mulheres.
Na localidade, foram eleitas as vereadoras: Ariana Viana (MDB); Tati do Dair Timóteo (PL); Ana Lopes (MDB); Cleomar do Geraldinho (MDB) e Cleonice do Barrinha (PL).
Leia também:
- Ocupação feminina nas Câmaras Municipais será reduzida na RMVA a partir de 2025
- Câmara de Santana do Paraíso tem taxa de renovação de 80%; Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo têm 47%
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Pablo
09 de outubro, 2024 | 09:31O voto é pela competência, não por sexo!”