09 de outubro, de 2024 | 08:50

De 228 vereadores eleitos no Colar Metropolitano, apenas 41 são mulheres

Divulgação
Em Ipaba, nenhuma mulher foi eleita para ocupar uma cadeira na Câmara MunicipalEm Ipaba, nenhuma mulher foi eleita para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Colar Metropolitano do Vale do Aço abrange 24 municípios. Somando todos os candidatos a vereador que venceram a disputa eleitoral neste domingo (6), o total é 228. Dentre eles, somente 41 são mulheres, o que demonstra a baixa participação feminina nas Câmaras Municipais pelos próximos quatro anos.

O Colar é composto por: Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Bom Jesus do Galho; Braúnas; Bugre; Caratinga; Córrego Novo; Dionísio; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Ipaba; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Pingo-d'Água; São João do Oriente; São José do Goiabal; Sobrália e Vargem Alegre.

Dentre todas essas cidades, seis não elegeram nenhuma mulher para atuar como parlamentar a partir de 2025. Foi o caso de Ipaba, Mesquita, Marliéria, Pingo-d'Água, Córrego Novo e Sobrália.

Em Açucena, Braúnas, Jaguaraçu, Dom Cavati e Periquito, somente uma mulher irá ocupar cadeira no período de 2025/2028, em cada um desses cinco municípios.

Bugre terá mais vagas ocupadas por mulheres
Bugre é o município do Colar Metropolitano do Vale do Aço onde a Câmara Municipal contará com a maior ocupação feminina da região. De nove cadeiras, cinco serão ocupadas por mulheres.

Na localidade, foram eleitas as vereadoras: Ariana Viana (MDB); Tati do Dair Timóteo (PL); Ana Lopes (MDB); Cleomar do Geraldinho (MDB) e Cleonice do Barrinha (PL).

Leia também:
- Ocupação feminina nas Câmaras Municipais será reduzida na RMVA a partir de 2025
- Câmara de Santana do Paraíso tem taxa de renovação de 80%; Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo têm 47%
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pablo

09 de outubro, 2024 | 09:31

“O voto é pela competência, não por sexo!”

Envie seu Comentário