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10 de outubro, de 2024 | 11:56

Estelionatários insistem no golpe da falsa central de atendimento bancário

Reprodução
Criminosos ligam dia e noite para clientes bancários, que estão indignados com vazamento de dados: ''Sabem tudo a nosso respeito, até quando eu agendo um PixCriminosos ligam dia e noite para clientes bancários, que estão indignados com vazamento de dados: ''Sabem tudo a nosso respeito, até quando eu agendo um Pix", reclama um dos leitores

Os marginais que agem na internet e por telefone voltaram a insistir no golpe da falsa central telefônica. Desde segunda-feira, leitores têm denunciado que estão recebendo inúmeras ligações telefônicas, em que os criminosos inventam uma suposta despesa não autorizada no cartão de crédito ou às vezes, surgem com a variação do golpe dizendo que tem uma transferência via Pix agendada na conta da vítima.

Os bancos nunca ligam com este tipo de abordagem, mas os criminosos contam com a falta de atenção de algumas pessoas para as levarem a clicar em links suspeitos ou fornecer códigos enviados pela WhatsApp ou SMS. O objetivo é ter acesso à conta da pessoa e surripiar o dinheiro.

Foi o que aconteceu com F.S.T., de 62 anos morador do bairro Iguaçu em Ipatinga. O idoso conta que fez uma transferência via Pix, em sua conta no Banco do Brasil. Passadas algumas horas recebeu uma ligação em que uma pessoa afirmava, numa gravação, que havia um Pix agendado em minha conta, no valor de R$ 4 mil.

“Disse que era para discar o 2, se não reconhecesse essa transferência. Assim eu fiz e uma mulher se apresentou como ‘Central de Segurança do BB’ e pediu que eu realizasse uma série de procedimentos. Em segundos meu telefone travou. Eles conseguiram entrar na minha conta e começaram a transferir dinheiro. Já, na primeira transferência meu filho, cujo telefone também é habilitado para acessar a conta começou a receber os alertas de transferências efetuadas ele me ligou, expliquei e ele imediatamente detectou que era golpe e bloqueou a conta. Eles chegaram a transferir R$ 5.900. Agora tenho que ir à polícia registrar a ocorrência para ver se consigo reaver o dinheiro”, reclama.

''Perdi a cabeça e entrei num bate-boca com o golpista''

A outra reclamação é de um cliente da Caixa. Em um único dia recebeu cinco ligações com o mesmo esquema do golpe, da falsa central de segurança, ou falsa central de atendimento, com a conversa fiada de “transferência agenda”. A vítima conta que teve um bate-boca com o golpista.

“Eu falei tranquilamente que eu não tinha conta na Caixa e que ele tinha levado um golpe de outro golpista, que lhe vendeu um pacote com dados falsos. Ele ficou nervoso e começou a relacionar o meu nome e CPF em todas as contas que realmente tenho. Eu perdi da calma e acabamos entrando em um bate-boca muito deselegante. Dá a entender que houve um vazamento massivo de dados. Os criminosos sabem tudo sobre a gente”, dispara.

O que dizem os bancos

O Banco do Brasil alerta que não faz ligação para clientes com este tipo de alerta e orienta os clientes que jamais repassarem dados, senhas ou códigos para quem ligar de um número 0800 ou semelhante aos contatos oficiais do banco. “Em caso de dúvida, entrar em contato com o Banco do Brasil pelo telefone 4004-0001 ou pelo site bb.com.br/segurança. As mensagens suspeitas devem ser enviadas na forma de denúncia para o endereço [email protected]. O Banco do Brasil também alerta para outros golpes, como o do falso motoboy, do empréstimo consignado e do Módulo de Segurança.

Já, a Caixa alerta que os golpistas podem mascarar o número de telefone para simular que a ligação é de uma central de atendimento da Caixa.

Os criminosos podem enviar mensagens de SMS informando que há transações em análise e que é preciso ligar para a central de atendimento, mas o número informado não é o oficial do banco. A caixa não envia links aos clientes, apenas e-mails com autorização do titular da conta.

“As pessoas que não devem clicar em links suspeitos, jamais fornecer senhas e outros dados de acesso em outros sites e aplicativos e contatar a central de atendimento pelos números 0800 104 0104, 4004-0104 e 0800 726 0101. Caso tenha recebido uma mensagem suspeita deve enviá-la para [email protected]”, conclui.

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Comentários

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Jane

13 de outubro, 2024 | 01:11

“Está claro que tem gente dentro do banco repassando os dados. Junte falta de governança, sistemas informatizados fracos e empregados mau caráter. O resultado são nossos dados espalhados. E triste é pensar que aparentemente o INSS também repassa dados. Quando o processo de aposentadoria é aprovado o primeiro sinal é ligação de financeira oferecendo consignado.”

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