28 de setembro, de 2024 | 16:33

Incêndio na APA de Timóteo é controlado pelos bombeiros

Matheus Valadares
Área verde se transformou em cinza e pretoÁrea verde se transformou em cinza e preto
O incêndio de grandes proporções, que assolou grande parte da área verde urbana de Timóteo, foi finalmente extinto neste fim de semana. As chamas tiveram início no dia 21 deste mês, (sábado passado), e atingiu uma área de vegetação na encosta localizada entre os bairros Alegre, Eldorado, Santa Maria e Novo Horizonte, onde está localizada a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Timóteo.

Conforme informações apuradas com exclusividade pelo Plantão Diário do Aço, as chamas foram controladas aos poucos. “Na quinta extinguimos as linhas [de fogo] que seguiam sentido Alphaville e sentido "Vale dos Canudos", na estrada da porteira 2 do Oikós. Ontem [sexta-feira], foram as linhas que seguiam sentido Bela Vista, Ana Malaquias, e Licuri, logo ao sul do Mirante do Cruzeiro. Outras frentes como Santa Terezinha, Distrito Industrial, Primavera, foram sendo controladas nos próprios bairros ao longo da semana, por nossas guarnições”, informou o tenente Luamós Úride, do Corpo de Bombeiros de Timóteo.

Ainda de acordo com o militar, não há sinais de reigniçoes (nova ignição de incêndio já combatido e extinto, que dá-se devido à brasas e focos escondidos não encontrados no rescaldo) até o momento. “Estamos realizando o monitoramento com auxílio de drone com câmera térmica. Além de estar sendo feito um aceiro para eliminar o risco para a zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) e lado leste do Oikós”, complementou.

O combate, além de bombeiros da base de Timóteo, teve atuação de militares das unidades de Coronel Fabriciano e Ipatinga, voluntários, e brigadistas da Aperam e da Prefeitura de Timóteo, conforme cada área de competência.

Matheus Valadares
Fogo atingiu vários pontas da área de vegetação da cidadeFogo atingiu vários pontas da área de vegetação da cidade

Transtornos durante a semana
No início da semana, as chamas atingiram as “linhas de transmissão Ipatinga 1 – Timóteo 2 e Mesquita – Timóteo 2 causando falta de energia nas cidades de Timóteo, Marliéria e parte de Coronel Fabriciano, às 15h51 desta segunda-feira”. Todos os clientes prejudicados tiveram o fornecimento de energia normalizado no mesmo dia, conforme informado pela Cemig. O caso foi noticiado pelo Diário do Aço.

Leia também
Incêndios reduzem a qualidade do solo e geram risco de deslizamentos
Incêndio no corrego do Monjolo em Paraíso está fora de controle
[https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0118851-por-causa-de-incendio-viagens-do-trem-de-passageiros-da-vale-estao-suspensas|Por causa de incêndio, viagens do trem de passageiros da Vale estão suspensas]



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelo

29 de setembro, 2024 | 05:59

“Incêndio aprovado por 9 vereadores, acorda população de Timóteo, isso foi um incêndio que tem nome e endereço, é só investigar os nove que votaram a favor da mudança da APA.”

Junior

28 de setembro, 2024 | 19:21

“Engraçado que o fogo queimou mais aonde foi votado o plano de manejo. Loteamento a vista”

H

28 de setembro, 2024 | 18:24

“Controlaram depois q o fofo queimou tudo ?”

Envie seu Comentário