19 de setembro, de 2024 | 20:17
Relatório de roubo em Santana do Paraíso não indicia jovem barbeiro que pode estar preso injustamente
Com inquérito de Delegado da PCMG, surge esperança que Yuri Rhyan seja liberado da prisão em breve
Wellington Fred
Familiares de Yuri Rhyan foram para as ruas, numa luta para provar a inocência do jovem

O delegado de Polícia Civil em Santana do Paraíso, Leonardo Félix, concluiu nesta quinta-feira (19) o relatório sobre um roubo ocorrido em 7 de setembro na cidade. No documento, o delegado não indiciou o barbeiro Yuri Rhyan Gonçalves, de 23 anos, morador do bairro Recanto Verde, em Coronel Fabriciano.
A família de Yuri luta para provar que ele foi preso indevidamente no dia 8 de setembro, acusado de envolvimento no roubo, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.
O relatório do delegado indicia apenas o pai de Yuri, um homem de 43 anos, como envolvido no crime. Agora, cabe ao Ministério Público solicitar à Justiça a soltura do jovem, que está preso desde o dia 8 de setembro. A advogada de Yuri também deverá entrar com um pedido de habeas corpus para libertá-lo.
Luta para provar inocência
Desde a prisão de Yuri, a família tem se esforçado para provar que, no momento em que uma casa em Santana do Paraíso foi invadida por dois homens, Yuri estava trabalhando em um salão de beleza em Coronel Fabriciano, o que impossibilitaria sua participação no roubo.
Wellington Fred
Em entrevista ao Diário do Aço, a mãe do jovem (no centro), afirma que há provas robustas que o jovem estava no trabalho, no momento em que assalto foi cometido; o pai do jovem foi indiciado como envolvido

O roubo foi cometido por dois homens e ocorreu por volta das 16h30 do dia 7/9 no bairro São Francisco, em Santana do Paraíso. A vítima de 26 anos, filho de policial civil aposentado, informou que os ladrões fizeram uma revista na casa e levaram diversos itens, incluindo perfume, um par de tênis preto da Adidas, quatro cartuchos de munição calibre 38 e uma pistola Airsoft tipo .380.
A motocicleta usada na ação foi uma Honda XRE, de cor branca, cuja placa foi repassada aos policiais militares, que em diligências, chegaram até a moradia de Yuri.
A moto, que pertence ao barbeiro, havia sido emprestada ao pai dele. Os policiais foram atrás deste homem, de 43 anos, que estava no trabalho, em Timóteo, quando foi abordado.
Segundo a mãe de Yuri, Graciele Gonçalves, o pai do jovem alegou que emprestou a moto para terceiros. "Quando saiu o resultado (audiência de custódia), o juiz disse que manteve a prisão por causa do reconhecimento da vítima. Como a vítima reconhece uma pessoa, sendo que uma pessoa não esteve (no local)? Tem várias testemunhas, tem prova que ele estava no serviço", afirmou ao Diário do Aço.
Nova manifestação nesta quinta-feira
Os familiares e amigos do barbeiro fizeram nesta quinta-feira, uma manifestação pacífica em frente ao Fórum da Comarca de Ipatinga.
Antes de saber do resultado do inquérito, os familiares promoveram o protesto para pedir a liberdade ao jovem Yuri Rhyan, que está recolhido ao Sistema Prisional desde o dia 8 de setembro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Renato
20 de setembro, 2024 | 13:20O fato é que tinha que prender alguém! Afinal o assalto foi na casa de um policial civil....e pra eles isso é inadmissível! Já foram pra cima com tudo...coitado desse rapaz... Aguardamos as cenas dos próximos capítulos!”
Marcio Soares de Arruda
20 de setembro, 2024 | 11:52Conheço o yuri desde de criança sempre foi trabalhador deus abeçoe que ele vai ser liberado o mais rapido possivel nao tem chace nenhum dele ta metido nisso ele e uma pessoa muito.onesto trabalhador”
K@2
20 de setembro, 2024 | 11:42CIDADÃO PAGADOR DE IMPOSTOS, não vi a sua critica com ralação ao pai do inocente preso. Quanto a testemunha, é ela quem mantem o rapaz.ainda preso. É ela que estava presente e tem certeza da autoria deste crime. O erro não é do Estado pois tem que seguir a lei, inicialmente a vítima é pessoa ilibada e saberia identificar os meliantes. O pai deste rapaz poderia elucidar os fatos, todavia prefere os "amigos" a liberdade do seu. Credo, que pai!”
Cidadão Pagador de Impostos
20 de setembro, 2024 | 07:00Sabe o que eu vejo? É que os agentes do Estado foram acostumados a serem tratados como heróis e qualquer criticazinha parece que viram um enxame de marimbondos em cima dos cidadãos. Não aceitam críticas. São pagos com o dinheiro do contribuinte e não são pagos para errar e colocar um inocente na cadeia. Agora jogar a culpa em cima da vítima que supostamente recebeu o suposto assaltante é fácil. Quero ver é pagar indenização para o inocente preso.”
Ronaldo
20 de setembro, 2024 | 06:54Wanderlei, parece que bandido ai e o Pai, em todos os sentidos que a palavra bandido possa definir, Que situação, a única certeza que se tem é que a motocicleta do jovem foi usada no roubo, a polícia e competente para resolver isso, o pai é muito irresponsável, poderia tentar esclarecer isso, e não deixar o filho penalizado , se o filho continua preso, e por que existem pontos que estão obscuros e com certeza, o pai não está esclarecendo, supostamente protegendo alguém, se for isso, este pai é um tremendo canalha, por não proteger o filho e esclarecer se for o caso inocência do filho.”
K@2
20 de setembro, 2024 | 06:01Ninguém que conhece o rapaz disse algo contra a atitude do pai. Quem o colocou nesta situação foi o seu genitor que ao que tudo indica, o filho mantem uma relação de proximidade apesar de sua atitude. É curioso que normalmente as pessoas descem a lenha em quem é incoerente com sua atitudes e neste caso não. Estranho não?Apenas criticaram o Estado.”
Xangai
20 de setembro, 2024 | 04:31Faz as contas e entrega pro pai dele !”
Cidadão Que Foi a Escola
20 de setembro, 2024 | 02:29Vai estudar ?cidadão pagador de impostos??. Se tiver de pagar algo o estado vai pagar, contudo existe uma ação chamada ação de regresso.”
Vanderlei Alves dos Santos
19 de setembro, 2024 | 21:51Rapaz trabalhador pai de família super educado e pagando por crime que não cometeu infelizmente nossa justiça e falha”
K@2
19 de setembro, 2024 | 21:40Nãodevemos preocupar com a indenização e sim com o resultado justo. Se houver necessidade de reparação, será dentro da justiça. Pagamos por tantas coisas inúteis, como o fundo partidário que é inúmeras vezes maior que esta quantia. Se houver morte de um inocente, aí sim, não conseguiríamos de forma alguma o erro. Desta forma, não devemos pensar em pena de morte.Por outro lado, o pai deste jovem "emprestou" um objeto que não era dele. Não parece boa pessoa. Não está nem aí para o filho.”
A Verdade
19 de setembro, 2024 | 21:18Cidadao pagador de impostos, me fala erro do agente do estado. Quem fez reconhecimento foi a vítima.”
Ele é Trabalhador e Pai de Família ?. Mais do Que Justo Ele Corre Atrás dos Direitos Dele Como Cidadão do Bem
19 de setembro, 2024 | 21:14Estava trabalhando no dia 7 de setembro o dia todo e no domingo .foi preso inocente. Mas Deus é poderoso e está no comando de tudo.”
Cidadão Pagador de Impostos
19 de setembro, 2024 | 20:38Comprovada a inocência do jovem, alguém aí tem como fazer as contas do tamanho da indenização que ele vai conseguir e que os contribuintes vão pagar? Agente do estado erra e quem paga a conta somos nós. Sempre assim.”