17 de setembro, de 2024 | 16:17
Família pede por liberdade de jovem fabricianense: ''ele está sendo injustiçado''
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoRecolhido ao sistema prisional há nove dias, o jovem barbeiro Yuri Rhyan, de 23 anos, morador do bairro Recanto Verde, em Coronel Fabriciano, espera ansiosamente que os esforços de seus familiares e amigos o retirem do Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) de Ipatinga.
Veja a atualização da notícia:
👉Inquérito é concluído sem indiciamento de Yuri e jovem pode ser liberado da prisão em breve
Conforme apurado pelo Diário do Aço, o barbeiro foi preso no dia 8 de setembro, acusado de participação em um roubo registrado no bairro São Francisco, em Santana do Paraíso, no feriado de 7 de Setembro. No entanto, familiares e amigos alegam ter provas da inocência do rapaz e conclamam por sua liberdade.
Em entrevista ao repórter Wellington Fred, a mãe de Yuri, Graciele Pessoa, afirmou que tem registros que mostram que o filho estava trabalhando na data do crime, e mesmo procurando a Justiça, nenhuma atitude a respeito foi tomada.
Meu filho estava trabalhando no horário desses fatos, mas mesmo assim ele está sendo injustiçado, sendo punido por uma coisa que ele não cometeu, mesmo tendo várias filmagens que provam que não é meu filho. Tem várias pessoas que comprovam que esteve no salão cortando o cabelo com ele. Eu também recebi algumas filmagens, imagens que provam que não é meu filho. Mas mesmo assim eles insistem em falar que a vítima reconheceu meu filho e meu filho estando trabalhando no salão dele”, explicou.
O roubo
Conforme apurou o Diário do Aço junto a fontes policiais, o roubo foi cometido por dois homens e ocorreu por volta das 16h30 do dia 7. A vítima, de 26 anos, informou que os ladrões fizeram uma revista na casa e levaram diversos itens, incluindo perfume, um par de tênis preto da Adidas, quatro cartuchos de munição calibre 38 e uma pistola Airsoft tipo .380.
A motocicleta usada na ação foi uma Honda XRE, de cor branca, cuja placa foi repassada aos policiais militares, que em diligências, chegaram até a moradia de Yuri, onde o veículo se encontrava. O jovem confirmou que a motocicleta era de sua propriedade e estava com o pai dele. A moto foi removida ao pátio do Detran.
Tinha uma semana que o pai tinha pedido essa moto emprestada, porque ele estava trabalhando no cemitério lá em Timóteo. Ele estava a pé, e pediu essa moto emprestada ao Yuri”, alegou a mãe do jovem preso.
Os policiais foram atrás deste homem, de 43 anos, que estava no trabalho, em Timóteo, quando foi abordado. Com ele, segundo a PM, foram encontrados um perfume, um relógio dourado, um celular e um capacete escuro.
Enviada ao Diário do Aço
Registro mostra que, às 15h50, o jovem tirou uma foto após corte de cabelo em seu cliente; simulando o trajeto entre o endereço do salão e o local onde o crime foi praticado, demoraria cerca de 40 minutos para ser realizado, mas o roubo aconteceu por volta das 16h30
Registro mostra que, às 15h50, o jovem tirou uma foto após corte de cabelo em seu cliente; simulando o trajeto entre o endereço do salão e o local onde o crime foi praticado, demoraria cerca de 40 minutos para ser realizado, mas o roubo aconteceu por volta das 16h30
O pai fala que ele estava com a moto e também fala que emprestou a moto para terceiros. Acho que é por [a vítima] ser é filho de um policial, mantém essa acusação. Geralmente a audiência de custódia acontece em um dia, mas a do meu filho demorou três dias para sair”, informou Graciele com indignação.
Quando saiu o resultado, o juiz disse que manteve a prisão por causa do reconhecimento da vítima. Como a vítima reconhece uma pessoa, sendo que uma pessoa não esteve [no local]? Tem várias testemunhas, tem prova que ele estava no serviço. Meu filho tinha tudo para ser coisa errada nessa vida, pelo exemplo do pai, mas ele faz os cursos dele, montou o salão dele. Antes mesmo de ter esse ponto ele cortava (cabelo) na minha casa. Meu filho é uma pessoa muito querida, é trabalhador, bom pai, é ele que sustenta o filho dele”, continuou Graciele.
Manifestação
Na semana passada, um grupo se reuniu em frente ao Fórum Drª. Valéria Vieira Alves, na Praça dos Três Poderes, em Ipatinga, para reivindicar a liberdade de Yuri.
Ele está sendo injustiçado. Tanto que a gente está fazendo várias manifestações. Você tem que ver um monte de apoio que eu tenho recebido, é gente ligando, falando que é covardia que estão fazendo com meu filho”, concluiu Graciele.
Nesta quinta-feira (19), um novo protesto irá ocorrer em frente ao fórum, conforme apurou o Diário do Aço junto a familiares do jovem barbeiro. Um ônibus, que partirá da rua em que Yuri mora, levará as pessoas até Ipatinga.
Já publicado:
Pai e filho são detidos suspeitos de assaltar casa em Santana do Paraíso
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Diego
18 de setembro, 2024 | 07:02Esse é uns dos motivos que não apóio pena de morte no Brasil, morreria muitos inocentes”
K2@
18 de setembro, 2024 | 06:14Parece que o pai colocou o filho em uma enrascada. Confirmando esta situação, quanto amor.”
Atencao Judiciário
17 de setembro, 2024 | 23:44Se já existiram muitos erros judiciários, por que esse não merece atenção da justiça?
Em Ipatinga mesmo já ocorreu erro em prisões, só ver noticiário. A polícia tem que ser eficiente e o acusado rever todos o direito de defesa.”
K@2
17 de setembro, 2024 | 23:28Pelo exposto, o período para flagrante houvera cessado. Parece que p empenho foi maior.”
B2@
17 de setembro, 2024 | 23:22E a moto citada era realmente a que participou do crine? Se sim, a quem o pai a emprestou?”
Miguel
17 de setembro, 2024 | 21:23Queremos justiça”
Cocão
17 de setembro, 2024 | 20:10Queremos justiça pelo yuri”
Joarlei
17 de setembro, 2024 | 18:29Muleque ai yure é trabalhador ta sendo forjado nessa tristeza”
Stefany
17 de setembro, 2024 | 18:09Todo mundo qui conhece Yuri sabe qui ele jamais seria capaz de fazer isso,Yuri é um menino muito querido por todos nós é inspiração pra muitos aí qui se inspira nele
"Mais isso nn veio para enfraquecer ele,veio pra fortalecer"
QUEREMOS JUSTIÇA PELO YURI????”