06 de setembro, de 2024 | 08:00
Editais para duplicação de trechos da BR-381 ainda aguardam trâmites burocráticos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou à reportagem do Diário do Aço que o resultado do edital do lote 8A da BR-381/MG se encontra na Diretoria Executiva para adjudicação e homologação da concorrência eletrônica. Já o edital do lote 8B permanece em elaboração e pode ser publicado ainda nesta primeira quinzena de setembro.Os dois lotes se referem a um percurso de 31,4 quilômetros, no trecho que vai de Belo Horizonte até Caeté. A área é alvo de acordos judiciais para desapropriação de terrenos às margens da faixa de domínio da estrada e, devido à sua complexidade e alto custo, foi retirada do edital de concessão da rodovia. A iniciativa privada recusava-se a assumir o passivo e esse foi um dos fatores que levaram ao fracasso das seguidas tentativas de concessão anteriores.
Segundo dados repassados pelo Dnit, o lote 8A tem 18 quilômetros de extensão e vai do km 427 ao km 445, no entroncamento com a MG-435, em Caeté, até o entroncamento com a MG-020. O resultado da licitação deste lote foi publicado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na última semana, conforme noticiado pelo Diário do Aço.
A empresa vencedora é o Consórcio Construtora Luiz Costa/Conserva de Estradas Ltda., com sede no Rio Grande do Norte, e o valor a ser contratado pela obra é de R$ 393 milhões, que serão custeados com recursos da União. O edital prevê obras de duplicação, restauração e melhoria do trecho, com prazo de execução de três anos e meio a partir da ordem de serviço.
Já publicado:
-Empresa 4Um Fip é a vencedora do leilão de concessão da BR-381
-Novo edital de concessão da BR-381 prevê cinco praças de pedágio
Lote 8B
O segundo lote é o 8B, com 13,4 km de extensão, saindo do entroncamento com a MG-020 até a avenida Cristiano Machado, e ainda não foi licitado. Na semana passada, durante a cerimônia do leilão de concessão da BR-381, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a licitação deste trecho seria divulgada nos primeiros dias deste mês. A assessoria do Dnit informou que o edital do lote 8B está sendo elaborado, com previsão de publicação na primeira quinzena de setembro de 2024.
Contrato de concessão será firmado em novembro
O leilão para a condução das obras estruturantes e manutenção da BR-381/MG, de BH a Governador Valadares, foi realizado na semana passada em São Paulo. A empresa 4Um FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda. foi a vencedora.O trecho que passará para a iniciativa privada tem início em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262 (sentido Sabará), até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares. A assinatura do contrato com a concessionária está prevista para o dia 28 de novembro deste ano, com início imediato das obras, conforme divulgado pelo Ministério dos Transportes.
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Jouberth
07 de setembro, 2024 | 07:41Como esse DNIT é lerdo e incompetente:
se o leilão já tem ganhador, não existe motivo pra não soltar a ordem de serviço. Novembro tá longe.
O lote 8B não foi licitado por absoluta malandragem e inércia.
Inexplicavel uma instituição tão mal administrada como esse DNIT.”
Eustáquio Júnior
06 de setembro, 2024 | 19:45A duplicação irá até sob a Ponte velha de Coronel Fabriciano - Timóteo. Depôs seguirá em pista simples até o Horto. Será duplicado do Bairro Caravelas até a CENIBRA, depois pista Simples até GV.”
Sérgio
06 de setembro, 2024 | 17:00Nota de esclarecimento de Governador Valadares a Ipatinga pista simples, de Ipatinga a Belo Horizonte pista duplicada.”
Jocélio de Abreu e Silva
06 de setembro, 2024 | 12:40O lobisomem, de BH a manhuaçu ainda não tem pedágio. Vc está passando por ipatinga? É 100 km a mais. O caminho correto BH João monlevade, Rio casca até realeza e seguir para vitoria es.”
Justo
06 de setembro, 2024 | 11:02Essa duplicação ainda vai eleger muitos sanguessugas”
O Lobisomem
06 de setembro, 2024 | 08:37Podia decidir mais rápido essa pelenga . Já estou separando o dinheiro trocado pra pagar os pegagios sem duplicação da BR .
Vou a Manhuaçu toda semana e pago dois pra ir e dois pra voltar . Agora quero é pagar três pra ir e três pra voltar de BH . E sem duplicar a BR.
Haja dinheiro trocado.
Tá fácil não heim .!”